Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Vaio svf153 - Dahkdamb6a0 rev A - não liga

Avalie este tópico:

Motta Álvaro

Posts em destaque

Essa placa nao tem tensao passando do mosfet de entrada pq35, q tem 19v no source e no gate, logo nao chaveia. Eu removi o PQ2 e ele voltou a funcionar, mas ai nao carrega a bateria e ao colocar um outro pq2 ele nao normalizou, entao acredito q o problema nao seja o pq2. Alg ajuda?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• FLAVIOTECH alterou o título para Vaio svf153 - Dahkdamb6a0 rev A - não liga
  • 1 mês depois...

boa tarde amigo, descobriu algo dessa placa?

eu estou com uma com mesmo BO, troquei o pq2 e o pq5 e nada!

descobri que mesmo desligada da fonte o pq50 recebe uma tensao no gate do PU12 que é alimentado pela bateria de cmos (cr2032), removendo a cr2032 a placa passa os 19v pra frente!

engraçado que o comportamento esta correto, com a cr2032 o gate do pq50 polariza jogando o -vaoff no terra.. o que levaria o pq2 a nao conduzir entre os pinos 3 e 4 (o que nao polarizaria o gate com 19v) mas...

Link para o comentário

On 1/22/2023 at 5:53 PM, halflife3 said:

descobri que mesmo desligada da fonte o pq50 recebe uma tensao no gate do PU12 que é alimentado pela bateria de cmos (cr2032), removendo a cr2032 a placa passa os 19v pra frente!

engraçado que o comportamento esta correto, com a cr2032 o gate do pq50 polariza jogando o -vaoff no terra.. o que levaria o pq2 a nao conduzir entre os pinos 3 e 4 (o que nao polarizaria o gate com 19v) mas...

Poxa  nao consegui. Deve ser defeito de série,  acabei trocando a placa do cliente, nao achei solução 

• Joinha 1
Link para o comentário

On 1/22/2023 at 5:53 PM, halflife3 said:

Se conseguir resolver compartilha com a galera

Link para o comentário

pior que eu acho q descobri sem querer,,,esta em testes ainda...mas a soluçao foi deixar sem bateria cr2032 por algumas horas e tudo voltou ao normal...

analise:

como eu disse anteriormente eu descobri que o -VAOFF estava conduzindo pra terra, poderia ser o PQ2 ou PQ5, cheguei a troca-los e nada!

seguindo o sinal vaoff cheguei no PQ50, ali foi estranho pois ele estava conduzindo direta ou indiretamente desligado (o que poderia ser um curto interno), mas quando medi de gate pra source ou dreno a medida deu errado.. fui medi o pino do gate e tinha 2.7v com a placa desenergizada

olhando o esquema eletrico vi que a bateria  CR2032 alimenta o gate do pq50 indiretamente atraves de tres CI de porta logica  inversora.. PU10, PU11 e PU12 (que na foto abaixo tem ate meus rabiscos no pdf do esquema eletrico)!

sem energia da fonte, a cr2032 alimenta o PU10  no pino 2 com 3v e a saida dele no pino 4 deveria ser de 0v indo pra entrada do PU11 que sariai 3v pro PU12 e deveria sair tensao baixa pro gate do PQ50... mas misteriosamente estava entrando no PU12 sinal baixo e saindo os 2.7v no pino 4.. te mandei a mensagem  aqui quando encontrei o topico e deixei sem a CR2032, quando recoloquei tudo estava normal!

EDIT:

eu so nao entendi de onde surge a tensao pro VAOFF, que quando esta funcionando normal tem 19v aproximados

vaoff.png

pq50.png

Editado: por halflife3
complementar a tensao vaoff
  • Legal 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...