Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Som-sony-gpx8-queimando os irs2092

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Esse som chegou com protect e04,ou seja dc nas saídas,troquei os pré amplificador,troquei os irs2092,resolveu,porém o cliente informou e me mandou vídeos das caixas dos médios com uma falha que fizeram queimar os irs2092 novamente,como saber se as caixas dos médios estão ruim?

06BD216F-5373-4042-8D22-B51A8AD1AF5C.jpeg

Ajuda aí @ohm…..vc acha por esse vídeo que parece ser defeito nas caixas??

Editado: por Betinhodaeletronica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use uma frequência fixa, acredito que 1khz seja suficiente (aquele arquivo que indiquei, esta no nosso acervo ) assim facilita encontrar a falha.

A entrada de áudio no irs2092 é analógico. Então veja a entrada e saída. 
Conferiu o filtro passa baixa? (Indutor e capacitor ).

Os mosfet’s de saídas foram trocados junto o irs?

Até onde sei o irs2092 não existe mais original para venda faz tempo! 

Editado: por ohm
Link para o comentário

@ohm mas os irs2092 n seria o problema n,até pq esses irs que comprei consertei vários som e deram certo,esse em questão ao trocar os irs estava com som normal,estava perfeito…..porém,quando coloquei nas caixas do cliente,4 caixas tocaram normal,e duas do médio ficaram com esse barulho do vídeo,como se tem algo em curto ou solto no autofalantes,seria ideal abrir as caixas pra verificar ????

Editado: por Betinhodaeletronica
Link para o comentário

@ohm minha dúvida é a seguinte? Como saber se essas caixas de médios estão com defeito? Pois é só nas saídas de médio essa falha…justamente essas duas saídas de médios estão fazendo queimar todas as outras,n sei se pelo circuito do médio em curto,ou pelas caixas,acho que as caixas estão queimando a saída!!!

Link para o comentário

Em 02/01/2023 às 23:58, Betinhodaeletronica disse:

@ohm os fets n foram trocados,mas vendo o vídeo vc acha que esse barulho n indica defeito na caixa também n?? Se n tem tensão dc na saída,pq teria que trocar os mosfets????

Expandir  

Nunca troquei irs2092 sem que os mosfet’s estivessem ruins. Perguntei pra saber a procedência dos mosfet’s. Tive uma experiência ruim recentemente com mosfet’s falsificados.

Em 03/01/2023 às 00:01, Betinhodaeletronica disse:

porém,quando coloquei nas caixas do cliente,4 caixas tocaram normal,e duas do médio ficaram com esse barulho do vídeo,como se tem algo em curto ou solto no autofalantes,seria ideal abrir as caixas pra verificar ????

Expandir  

Na bancada testou com seu alto falante ? Então certamente estão com problema. 
Sempre que realizo manutenção em amplificador solicito as caixas acústicas para evitar dissabores.

A resistência da bobina desses médios estão alterados?

Link para o comentário

@ohm o principal motivo de eu desconfiar dessas caixas de médio é a seguinte….testei todas as saídas em uma caixa de médio da minha Assistencia,todas tocaram perfeitooo,após o cliente usar na casa dele algumas horas,apenas as caixas de médio dele começaram apresentar a falha do vídeo,após um tempo o som entrou em proteção e04 e a partir daí sumiu o som,ou seja queimou todos os irs,se fosse defeito do som n seria pra tanto….

Link para o comentário

Em 03/01/2023 às 00:32, Betinhodaeletronica disse:

@ohm minha dúvida é a seguinte? Como saber se essas caixas de médios estão com defeito? Pois é só nas saídas de médio essa falha…justamente essas duas saídas de médios estão fazendo queimar todas as outras,n sei se pelo circuito do médio em curto,ou pelas caixas,acho que as caixas estão queimando a saída!!!

Expandir  

Aqui:

Em 02/01/2023 às 23:55, ohm disse:

Use uma frequência fixa, acredito que 1khz seja suficiente (aquele arquivo que indiquei, esta no nosso acervo ) assim facilita encontrar a falha.

A entrada de áudio no irs2092 é analógico. Então veja a entrada e saída. 

Expandir  

Estou planejando algum tempo fazer alguns tópicos com dicas de manutenção de amplificadores classe D mas estou sem tempo 😪

Link para o comentário

@ohm essa dica vai ser muito valiosa,vou trocar todos os fets,tenho uma placa nova de um lg aqui que tirei os irs dela pra colocar em um som,vou usar os mosfets delas pq são originais de fábrica,ainda n testei a bobina das caixas de médio do cliente mas ele vai trazer as caixas e vou testar  

Link para o comentário

Em 03/01/2023 às 00:39, Betinhodaeletronica disse:

@ohm o principal motivo de eu desconfiar dessas caixas de médio é a seguinte….testei todas as saídas em uma caixa de médio da minha Assistencia,todas tocaram perfeitooo,após o cliente usar na casa dele algumas horas,apenas as caixas de médio dele começaram apresentar a falha do vídeo,após um tempo o som entrou em proteção e04 e a partir daí sumiu o som,ou seja queimou todos os irs,se fosse defeito do som n seria pra tanto….

Expandir  

Se a bobina do alto falante sofreu alterações no valor, as vezes começa queimar o enrolamento devido tensão dc, chega a funcionar mas por pouco tempo. Veja se o cone esta movimentando para frente e para trás sem tropeçar ( com a caixa desligada movimente com a mão ). Mas o primeiro ponto é verificar o valor da resistência do alto falante

Link para o comentário

Em 03/01/2023 às 00:48, Betinhodaeletronica disse:

@ohm pelo conector da caixa da pra testar a resistência né? Sem precisar abrir ela?

Expandir  

sim.

Veja se na união do source do mosfet  de alta com o dreno do mosfet de baixa da saída, antes do indutor, está uma onda quadrada com a mesma amplitude  abaixo e acima do zero volt. Se tiver saberá que os mosfet’s estão bons. Aí só verificar após o indutor o áudio. 

Veja esse tópico, talvez lhe auxilie em alguma coisa:

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...