Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 3420 - 04XGDT - Sem bateria

Avalie este tópico:


fabiomaua

Posts em destaque

Ola a todos

 

Estou com um Dell Inspiron 3420 que o cliente reclamou que não está detectando a bateria. Pois bem, mesmo sem reconhecer a bateria ele funciona perfeitamente estando fora da tomada.

Atualizei a bios e nada. Eu não conheço do circuito que carrega a bateria, então precisaria saber se existe alguma apostila ou dica que eu possa me basear pra encontrar o que ocorre com esse notebook.

 

Deixo imagens do circuito dessa placa

 

Grato

DSC06944_Large.jpg.abced37c330ce55323b808eb61cacdcc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo já testou outra bateria? Outra coisa, especula se o cliente esta usando o carregador original do notebook, pois mesmo sendo da dell alguns carregadores de outros modelos não carregam a bateria, chega até aparecer uma mensagem ao ligar dizendo que a bateria não foi detectada ou o carregador esta com defeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

 

Alguns links que podem também ajudar:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo já testou outra bateria? Outra coisa, especula se o cliente esta usando o carregador original do notebook, pois mesmo sendo da dell alguns carregadores de outros modelos não carregam a bateria, chega até aparecer uma mensagem ao ligar dizendo que a bateria não foi detectada ou o carregador esta com defeito...

 

Olá

Eu esqueci de mencionar que a bateria eu troquei por outra original e continua a mesma coisa. Em relação a fonte, ela também é original. Tanto as baterias e a fonte estão comigo na bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal

 

Eu precisaria saber a tensão que deve chegar em cada pino desse e assim vou rastreando a placa até achar o componente.

Alguma sugestão ou dica para que eu possa começar? Já até localizei os pinos que são terra, mas como nunca consertei o circuito alimentador da bateria, não tenho experiências nessa parte da placa.

Eu também não encontro o esquema elétrico dessa placa, deve ser por ser muito nova no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece-me que o PU4003 é o mosfet comutador. O mosfet comutador é quem faz o chaveamento entre as duas fontes. Ele recebe a tensão que vem da fonte e também a tensão da bateria. Num lado os 19V nos sources, e nos drenos a tensão da bateria que é de 12V. Para saber se é ele mesmo coloque o multímetro na escala de continuidade e num dos lados você coloca nos drenos do mosfet e a outra ponta você coloca num dos pinos que alimenta a bateria. Dando continuidade é esse o mosfet. Veja que se você medir a tensão sem ligar a placa encontrará as duas tensões presentes, mas só uma vai entrar no circuito. Mas se o mosfet comutador estiver bom, então será necessário analisar o CI de charger e o super i/o também,, pois esses CIs e o mosfet são os responsáveis pelo reconhecimento e colocação tanto da fonte como da bateria no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece-me que o PU4003 é o mosfet comutador. O mosfet comutador é quem faz o chaveamento entre as duas fontes. Ele recebe a tensão que vem da fonte e também a tensão da bateria. Num lado os 19V nos sources, e nos drenos a tensão da bateria que é de 12V. Para saber se é ele mesmo coloque o multímetro na escala de continuidade e num dos lados você coloca nos drenos do mosfet e a outra ponta você coloca num dos pinos que alimenta a bateria. Dando continuidade é esse o mosfet. Veja que se você medir a tensão sem ligar a placa encontrará as duas tensões presentes, mas só uma vai entrar no circuito. Mas se o mosfet comutador estiver bom, então será necessário analisar o CI de charger e o super i/o também,, pois esses CIs e o mosfet são os responsáveis pelo reconhecimento e colocação tanto da fonte como da bateria no circuito.

 

Eu fiz as medições e os resultados foram os seguintes:

 

###ESCALA DE CONTINUIDADE FORA DA TOMADA###

- Sim, o PU4003 é o mosfet comutador

 

##SEM A BATERIA NA TOMADA##

- Nos sources estão medindo 19,5v

- Nos drenos, estão medindo 2,5v

 

###COM A BATERIA NA TOMADA##

- Nos sources estão medindo 19,5

- Nos drenos, estão medindo 10.5

 

###COM A BATERIA FORA DA TOMADA##

- Nos sources estão medindo 10,5

- Nos drenos, estão medindo 10.5

 

É isso mesmo? posso condenar esse componente?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que já sabe qual é o comutador, então faça um teste:

Teste de mosfet comutador: multímetro digital

Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno. Ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom

 

Procure colocar as informações que o CJ pediu, é muito importante que o tópico esteja nos padrões. Valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que já sabe qual é o comutador, então faça um teste:

Teste de mosfet comutador: multímetro digital

Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno. Ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom

 

Procure colocar as informações que o CJ pediu, é muito importante que o tópico esteja nos padrões. Valeu

 

 

PONTA PRETA NO DRENO, PONTA VERMELHA NO GATE -> Permaneceu em 0

PONTA PRETA NO DRENO, PONTA VERMELHA NO SOURCE -> Permaneceu em 0

PONTA VERMELHA NO DRENO, PONTA PRETA NO GATE -> Permaneceu em 0

PONTA VERMELHA NO DRENO, PONTA PRETA NO SOURCE -> Apareceu 520 no multímetro digital

 

É isso mesmo, achei o danado???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas medidas indicam que ele não está bom. Para completar o teste, retire-o e faça e refaça o teste com ele fora do circuito, se aprensentar os mesmos números então troque.

 

Ok,

Vou retirar o componente com o meu soprador e postarei os resultados...

 

Alias, alguem sabe onde posso encontrar esses componentes??? no ebay eu não achei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Removi o CI (MDS3604) e fora da placa os resultados foram os mesmos...

Alias, vou ter que trocar os três (PU4003, PU4002 e PU3801) pois eles apresentam os mesmos resultados...

 

Me surgiu uma dúvida: como esses componentes estão fora da placa, posso deixar a placa sem eles e depois colocar os componentes quando encontrar para troca? Digo isso, pois o cliente quer ficar usando o notebook mesmo estando sem a bateria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei colocando de volta o componente e tomei um susto: montei o notebook pra devolver para o cliente e de repente reconheceu a bateria, mas recebo a mensagem "Bateria conectada, mas sem carregar".

Ai eu desliguei o notebook, liguei novamente e agora está com o mesmo problema de não reconhecer a bateria.

 

Acho que realmente é esse o componente bichado, já comprei e agora é aguardar uns 60 dias pra chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

E ai pessoal

 

Depois de 30 dias de espera, os mosfets CI (MDS3604) chegaram e então parti para a troca. Montei e nada, como tinha outras dicas aqui desse post, fui no CI charge (bq727) e no super I/O (NUVOTON NPCE885PAODX). Por favor, se esses componentes não forem o que eu citei me corrijam pois não achei o datasheet para eles... eu dei uma esquentada em ambos na tentativa de ressoldar, e nada, agora está como entrou na assistência, nem reconhece a bateria.

Mais alguma coisa que eu possa fazer? qualquer opinião será muito bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo! Não estou acompanhando por esquema elétrico, não dou dica do tipo atualiza a bios ou lava a placa sem acompanhar a situação, mas como vc tentou já quase todas e vi que sua placa esta toda com fiapos ligando componentes, tenta lavar elá com detergente neutro junto com tiner e aguá em abundancia e forno 3 horas, vai renovar todas as soldas e contatos, muitas vezes parti para o técnico e leitura de esquemas e quebrei bem a cabeça, algumas tentativas de limpeza como passei agora, foram bem sucedidas outras claro que não, pois tem muita gente que diz lava a placa como se a lavagem e a solução para tudo, só estou passando isto porque vi muito fiapo na sua foto, tenta e posta aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  è canal P, faça um outro teste por gentileza, meça as tensões nos pino 1 e pino 4 somente com a bateria, poste os resultados, segue ai o datasheet do componente para facilitar, abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  è canal P, faça um outro teste por gentileza, meça as tensões nos pino 1 e pino 4 somente com a bateria, poste os resultados, segue ai o datasheet do componente para facilitar, abraços.

 

Olá

Eu estou fora do laboratório agora, mas vou fazer os testes. Acredito que esteja tudo 0v, mas confirmo direitinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo! Não estou acompanhando por esquema elétrico' date=' não dou dica do tipo atualiza a bios ou lava a placa sem acompanhar a situação, mas como vc tentou já quase todas e vi que sua placa esta toda com fiapos ligando componentes, tenta lavar elá com detergente neutro junto com tiner e aguá em abundancia e forno 3 horas, vai renovar todas as soldas e contatos, muitas vezes parti para o técnico e leitura de esquemas e quebrei bem a cabeça, algumas tentativas de limpeza como passei agora, foram bem sucedidas outras claro que não, pois tem muita gente que diz lava a placa como se a lavagem e a solução para tudo, só estou passando isto porque vi muito fiapo na sua foto, tenta e posta aqui.[/quote']Olá

Eu não sei se remover a umidade dessa placa ou a estufa vai resolver, mas vou fazer mais testes e reportarei

Valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...