Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Nobreak TS-Shara - UPS Compact Pro 1200 - TS-146 - não reconhece rede 220V

Avalie este tópico:


MoacirJP

Posts em destaque

Nobreak TS-Shara, com a placa TS-146; em 110Vac, reconhece rede, carrega bateria, inverte normalmente, liga e desliga normal.

 

Em 220Vac, ao conectar já começa a carregar a bateria;  ao ligar no botão, por um ou dois segundos liga o LED verde, depois entra inversor e fica o LED vermelho.

Desliga normal, mas para de carregar a bateria; só volta a carregar se tirar e colocar na tomada.

 

O ULN2003 chaveia normal entre 110V e 220V.

Troquei o LM358, ressoldei a região do mesmo; medi os resistores em torno dele  e ressoldei também o microcontrolador.

 

Não entra em rede quando conectado em rede 220V.

Microcontrolador com defeito? Tem algo que deixei passar? tem alguma alteração pra fazer? ou mesmo calibração?

 

Desde já, obrigado.

Moacir

Editado: por MoacirJP
mudança de "em analise" para "devolvdido".
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MoacirJP disse:

Nobreak TS-Shara, com a placa TS-146; em 110Vac, reconhece rede, carrega bateria, inverte normalmente, liga e desliga normal.

 

Em 220Vac, ao conectar já começa a carregar a bateria;  ao ligar no botão, por um ou dois segundos liga o LED verde, depois entra inversor e fica o LED vermelho.

Desliga normal, mas para de carregar a bateria; só volta a carregar se tirar e colocar na tomada.

 

O ULN2003 chaveia normal entre 110V e 220V.

Troquei o LM358, ressoldei a região do mesmo; medi os resistores em torno dele  e ressoldei também o microcontrolador.

 

Não entra em rede quando conectado em rede 220V.

Microcontrolador com defeito? Tem algo que deixei passar? tem alguma alteração pra fazer? ou mesmo calibração?

 

Desde já, obrigado.

Moacir

verifique se o relé dele não esta colando quando é chaveado nos 220volts, pegamos um assim que o relé estava ruim, trocamos e o mesmo voltou a operar normalmente.

 

Boa Sorte      :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medido os reles com o equipamento desligado; medido com o nobreak ligado, com o multimetro em cima dos contatos, tudo dentro do esperado.

Acabei de trocar os reles, vai que um repique dos contatos com algum desgaste faça o microcontrolador interpretar algum erro, nada mudou.

 

O que mais percebi: quando totalmente desligado e novamente ligado, ao conectar na bateria e na rede o ventilador fica acionado direto, se desligo da rede e segundos depois ligo

novamente o ventilador para.  Nesse processo, quando o ventilador fica acionado,  o rele de entrada desliga da rede, voltando a ligar (o rele) quando desligo e ligo a rede.

 

Já tentei reiniciar ele: desligando tudo e ligando primeiro em 110V, depois em 220V, de várias formas...parece que está faltando alguma calibração, como tem alguns da Force Line.

 

Tem dois barramentos: na serigrafia um está escrito: GRAVA e o outro INTEL...acho eu que o microcontrolador e gravado quando montado na placa pelo barramento GRAVA... o barramento

INTEL deve ser para uma calibração/aferição/testes....não tenho certeza.

 

Resumindo: em rede 110V, funciona tudo normal; em rede 220V liga, inverte, mas não entra em rede.

 

Algum colega sabe de algo a respeito?

 

Moacir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MoacirJP disse:

Medido os reles com o equipamento desligado; medido com o nobreak ligado, com o multimetro em cima dos contatos, tudo dentro do esperado.

Acabei de trocar os reles, vai que um repique dos contatos com algum desgaste faça o microcontrolador interpretar algum erro, nada mudou.

 

O que mais percebi: quando totalmente desligado e novamente ligado, ao conectar na bateria e na rede o ventilador fica acionado direto, se desligo da rede e segundos depois ligo

novamente o ventilador para.  Nesse processo, quando o ventilador fica acionado,  o rele de entrada desliga da rede, voltando a ligar (o rele) quando desligo e ligo a rede.

 

Já tentei reiniciar ele: desligando tudo e ligando primeiro em 110V, depois em 220V, de várias formas...parece que está faltando alguma calibração, como tem alguns da Force Line.

 

Tem dois barramentos: na serigrafia um está escrito: GRAVA e o outro INTEL...acho eu que o microcontrolador e gravado quando montado na placa pelo barramento GRAVA... o barramento

INTEL deve ser para uma calibração/aferição/testes....não tenho certeza.

 

Resumindo: em rede 110V, funciona tudo normal; em rede 220V liga, inverte, mas não entra em rede.

 

Algum colega sabe de algo a respeito?

 

Moacir

Eu não lembro, mas esta placa tem um LS50 ou TL431?? já verificou se esta placa tem?? se tiver troca ele direto e veja se resolve seu problema, e os diodos em frente aos relés, também deu uma olhada neles?? Vai reportando o que for encontrando ai e tentarei te ajudar ok. Poste imagem da placa com alta definição, olhou se não tem trilhas seccionada na parte inferior da placa??

 

Boa Sorte      :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando: não tinha percebido, o barramento INTEL (por baixo da placa) e CN8 (por cima) e para a versão com conexão USB, é o que parece pelo esquema.

Sobre o LM358: em rede 110Vac, os pinos 1 e 7 (saídas) tem a mesma amplitude; e em 220Vac: o pino 7 tem quase o dobro de quando medido em 110Vac (o pino

1 manteve a mesma amplitude); deveria ser igual a outra saída?

 

Medi todas as trilhas da parte do estabilizador e ao redor do LM358, tudo ok.

Esta placa só tem 1 transistor PNP na fonte e um regulador 78L05, em SMD.

Tem só dois eletrolíticos, 1 da entrada do carregador LM317T e outro de 100uFx25v duma fonte, trocado, permanece a mesma coisa.

 

Amanhã vou dar uma última "pegada" nesse nobreak....

Editado: por MoacirJP
Me atrapalhei ao enviar a mensagem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MoacirJP disse:

Continuando: não tinha percebido, o barramento INTEL (por baixo da placa) e CN8 (por cima) e para a versão com conexão USB, é o que parece pelo esquema.

Sobre o LM358: em rede 110Vac, os pinos 1 e 7 (saídas) tem a mesma amplitude; e em 220Vac: o pino 7 tem quase o dobro de quando medido em 110Vac (o pino

1 manteve a mesma amplitude); deveria ser igual a outra saída?

 

Medi todas as trilhas da parte do estabilizador e ao redor do LM358, tudo ok.

Esta placa só tem 1 transistor PNP na fonte e um regulador 78L05, em SMD.

Tem só dois eletrolíticos, 1 da entrada do carregador LM317T e outro de 100uFx25v duma fonte, trocado, permanece a mesma coisa.

 

Amanhã vou dar uma última "pegada" nesse nobreak....

Poste as fotos desta placa em alta resolução, assim fica mais fácil de lhe ajudar nobre. Quanto ao regulador, verificou o mesmo??? quais outros testes efetuou, pois algo esta estranho, pois há alguma falha no circuito, pois se ele chaveia em 127 e não em 220, algo esta errado neste bloco.

 

Boa Sorte      :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conclusão: como tem uma senoide maior em 220Vac, no ponto OUT-M (pino 14 do microcontrolador), concluo que o microcontrolador

não está identificando a rede de 220.....já em 110V o funcionamento é normal.

Não sei se estou certo, a conclusão que cheguei foi essa...

Esta entrando muitos nobreaks com essa placa, por isso dediquei um bom tempo nele; levei por aprendizado este caso.

Já fiz umas anotações das medidas, para futuros casos.

Como já perdi muito tempo com  esse equipamento, vou devolver.

 

Obrigado a todos que me ajudaram.

 

Moacir

20230224_085833[1].jpg

Editado: por MoacirJP
acrescentar detalhes que tinha esquecido
  • Joinha 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

Já fechei o equipamento pra devolver.

Tenho um VARIAC, ajustando o mesmo até uns 240V de entrada e nada de entrar em 220V.

E quando ligava num estabilizador, saída 110Vac, funcionava normal.

Quando usava o VARIAC:

-em 110Vac, detectava em rede de +-95V até uns 140V

-em 220Vac, deveria funcionar em rede de uns 180Vac até uns 235Vac, mas não funcionava.

 

Moacir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vitinhoudi Se tiver osciloscópio, meça as saídas do LM358, pinos 1 e 7.

Neste, que analisei, os pinos 1 e 7 tinhas a mesma tensão e amplitudes, quando ligado em 110Vac.

Quando ligado em 220Vac, as tensões eram iguais, mas a amplitude do pino 7 era quase o dobro.

Veja, no teu caso, se a amplitude do pino 1 também aumenta; este que analisei, não aumentava de amplitude a senoide, acho que deveria aumentar, não tenho certeza.

Veja isso é coloque nesse post, assim fica um banco de dados para quem precisar no futuro.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 24/02/2023 às 11:12, MoacirJP disse:

Conclusão: como tem uma senoide maior em 220Vac, no ponto OUT-M (pino 14 do microcontrolador), concluo que o microcontrolador

não está identificando a rede de 220.....já em 110V o funcionamento é normal.

Não sei se estou certo, a conclusão que cheguei foi essa...

Esta entrando muitos nobreaks com essa placa, por isso dediquei um bom tempo nele; levei por aprendizado este caso.

Já fiz umas anotações das medidas, para futuros casos.

Como já perdi muito tempo com  esse equipamento, vou devolver.

 

Obrigado a todos que me ajudaram.

 

Moacir

20230224_085833[1].jpg

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gilvano , abra um novo topico com a sua duvida

 

No titulo siga o padrão do forum : marca, modelo,nº da placa, defeito.

Na descrição relate o que voce ja fez.

Como criar seu tópico na área correta?   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tentaremos ajudar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...