Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida STI 1412 - R40IL 9b9-93103 JHTJG Rev 0.2, P/N 82GR40080-20 - não carrega a bateria (msg: "conectado, mas sem carregar")

Avalie este tópico:

William Bagiston Morais

Posts em destaque

Olá pessoal

estou com esse sti 1412 e nao está carregando

desmontei a bateria para dar carga individual nas celulas para ver se voltava a carregar mas nao resolveu

ele liga normalmente tanto só na bateria quanto só com a fonte e com ambos conectados

mas como nao achei nada relevante me aprofundei desmontei ele

verifiquei a resistencia dos 3 resistores proximos ao OZ8602GN e eles estão com 10 ohms

medi as tensoes nos MOSFETs PQ19 e PQ20

apenas a fonte conectada:

PQ20 - source: 15v, gate: 15v, drain: 1,2v

PQ19 - source: 1,2v, gate: 15v, drain:1,2v

com a bateria e fonte conectados:

PQ20 - source: 15v, gate: 15v, drain: 11,8v (tensão atual da bateria)

PQ19 - source: 11,8v, gate: 15v, drain: 11,8v

somente a bateria:

PQ20 - source: 11,8v, gate: 0v, drain: 11,8v

PQ19 - source: 11,8v, gate: 0v, drain:11,8v

analisei tambem o PD2

chega tensao da bateria em um dos pinos e o outro pino é shield

nao tenho o esquema eletrico da placa e essas mediçoes eu fiz seguindo as dicas que li em um topico aberto aqui no forum

link do topico: 

fico grato a quem puder me dar uma luz e puder disponibilizar o esquema eletrico dessa placa

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• FLAVIOTECH alterou o título para STI 1412 - R40IL 9b9-93103 JHTJG Rev 0.2, P/N 82GR40080-20 - não carrega a bateria (msg: "conectado, mas sem carregar")

fiz um teste basico que deveria ter feito de inicio mas acabei pulando as etapas fundamentais

minha fonte deveria liberar 19v e a mesma estava liberando apenas 15v

substitui por outro carregador e esse fornece 18,6v

as mediçoes permanecem com os mesmos resultados (salvo que onde aparecia os 15v agora tem 18,6v)

devo substituir os mosfets para teste ou tem algum outro teste que posso executar?

outra duvida é quanto a fonte

se a tensão tem que ser precisamente exata para que habilite a carga?

e respondendo ao colega:

Em 27/02/2023 às 23:16, temyth disse:

às vezes o sinal de dados não chega corretamente, o notebook não vai reconhecer o carregador como original e logo não vai carregar. veja se reconhece o carregador na bios, caso não, substitua o conector de carga ou o cabo do  carregador.

nao há opçoes na bios relacionadas ao carregador

na guia power há somente uma opção sobre bateria de longa duração

e a mesma ativada ou desativada nao surtem efeito quanto ao carregamento

Link para o comentário

nem sempre, a tensão pode começar baixa e depois ir subindo conforme o notebook necessita, näo necessita começar em 19v cravado. já tentou trocar a bateria? nem sempre o problema está no circuito de carga, alguns fabricantes bloqueiam a bateria quando ela chega no número máximo de ciclos que ela possui.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...