Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP270E4E - Lampard14/15int Rev 1.0 / BA41-02206A - Tela azul

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá pessoal.

Estou com esse notebook na bancada, o mesmo da video, porém assim que coemça a carregar o sistema operacional já da tela azul.  Já tentei colocar pra instalar o sistema operacional (win10) e logo que aparece a logo do windows já da uma tela azul e reinicia.  Já deixei sem HD, já tentei com um hd meu que uso pra testes que o sistema está bom, já troquei memorias, (essa maquina usa DDR3, já tentei DDR3 e DDR3L que inclusive a do cliente é DDR3L). Já troquei elas de slot e nada.

Daí partir pra BIOS, já regravrei 4 bios diferentes, troquei inclusive o chip da Eprom e também não resolveu.

Já resetei a BIOS, mudei configuração na bios de UEFI e Legacy e também não adiantou.

Uma coisa que ta me chamando atenção nela é a tensão na bobina e na propria memoria, que está em 1.6V, já que as memorias DDR3 trabalham com 1.5V, não sei se essa pequena diferença seria o suficiente pra causar esse problema.

De qualquer forma troquei o capacitor que tem logo após a PL da memoria e também não resolveu

Alguém tem alguma sugestão, idéia?

Desde já obrigado pela atenção

Editado: por FLAVIOTECH
Postado (editado)

ola, amigo tente instalar um windows 10 lite, que não tenho driver atualizado, se não de tela azul é por que o vídeo  está comprometido. Somente pra verificação do vídeo dedicado.

Editado: por ferreiramario
  • Joinha 1
Postado

"Tela Azul" é como "Caneta Azul"...  uma coisa irritante e um mistério ao mesmo tempo.

Se me permite...

Primeiro, reponha todo componente que foi retirado da placa deixando-a completa. Conecte um CABO DE REDE, com acesso a internet(no seu acaso irá necessitar de um adaptador USB-RJ45), e deixe ligado o note por algumas horas.

Segundo, 1V6 na malha da memória vai sem problema. 

• Joinha 1
Postado
3 horas atrás, Gercino Satiro disse:

"Tela Azul" é como "Caneta Azul"...  uma coisa irritante e um mistério ao mesmo tempo.

Se me permite...

Primeiro, reponha todo componente que foi retirado da placa deixando-a completa. Conecte um CABO DE REDE, com acesso a internet(no seu acaso irá necessitar de um adaptador USB-RJ45), e deixe ligado o note por algumas horas.

vou tentar fazer isso deixar ele ligado algumas horas pra ver se acontece algo

Postado

Ha um problema de hardware, suspeito. Pelo erro houve falha no acesso a arquivos de paginação geralmente usados no buffer do hd e no próprio disco como memória Ram dizendo a grosso modo. Se ja trocou o HD e persistiu pode estar na cotroladora do HD, na pch, memória Ram. Essa comunicação esta falhando, acredito. Na bios uma chance seria ter ide e ahci. Tente trocar se houver. Se houver como desabilitar a controladora sata na bios, faça e tente um SO no pen drive para testes tbm.

• Joinha 1
Postado

@Rods já está sem HD sem nada, somente dando boot pelo pendrive. Coloquei pra rodar o mentest pelo pendrive e o mesmo acusou diversos errado na memória, sendo que a memória não é pq já testei 5 memórias diferentes. Tô desconfiado da PCH, alguma comunicação dela com a memória que tá fazendo isso

• Joinha 1
Postado

Consideramos ai um problema realmente em memórias voláteis, se ja trocou o pente e persistiu. Memórias voláteis são aquelas que se apagam quando desligamos a maquina. Cache do processador, buffer do Hd/Ssd, Ram e a dedicada se houver claro, da GPU.

• Joinha 1
Postado
19 horas atrás, Gercino Satiro disse:

Se me permite...

Amigo, qual a explicação técnica aqui de deixar a maquina ligada por algumas horas conectada através de um Rj45 usb em uma maquina que não sobe o sistema operacional, fiquei curioso.

Postado
18 minutos atrás, Rods disse:

Amigo, qual a explicação técnica aqui de deixar a maquina ligada por algumas horas conectada através de um Rj45 usb em uma maquina que não sobe o sistema operacional, fiquei curioso.

Prezado @Rods entendi que a iniciação do O.S. existe chegando ao ponto de apresentar o logo, e depois apresenta um resposta de anomalia, uma resposta tratada, e "teoricamente" aguarda uma ação de reparo ou para abortar o processo. Há aproximadamente um ano atrás enfrentei uma situação exatamente igual, já não sabia mais o que fazer, então relaxei e refleti sobre o processo teórico de inicialização do kernel de um O.S., e sabendo da "caixinha de surpresas" que é o Windows decidi deixar o uma conexão WEB no notebook e o processo ativo em tela azul. No meu caso deu certo, o sistema subiu e aplicou atualizações de driver.
Para mim foi um daqueles casos que chamo de "vai tu mesmo"...  baixo risco, e uma esperança. 

Postado
1 hora atrás, pedro paulo morgado disse:

tentou subistituir o processador em seus testes

sei que pode parecer basico mas verifico em detalhes os slots de memoria

O processador é integrado na placa, BGA.

Os slots memoria verifiquei ambos, tudo ok, nada de oxidação.  De qualquer forma ainda limpei com álcool isopropílico, mas nada resolve, ou ele dar tela azul e reinicia ou trava na tela azul.

No mentest ele não trava, mas o programa encontra mais de 3 mil erros no endereçamento da memoria

Postado

Eu espremi meus neuronios aqui mas sinceramente não achei uma explicação técnica mesmo. A não ser um 'Santo binario' ter baixado pela net 😅. Não é um confronto ok, acredito por um pouco de coincidência nessa sua solução que teve deixando conectado. Se o sistema operacional não carrega por interrompimento por falha de hardware como fazer ele interagir e buscar uma solução sozinho. Outra questão nesse post, são os 1,6V na memória. Se o multímetro do amigo esta preciso e marcando 1,6V deve se sim investigar essa fonte. 1,6V em memórias de 1,5V aparecem quando ha um ação externa como o  'BIOS' forçando um overclock. Considero essa tensão de 1,6V sem uma configuração como citei, alterada!

Postado
1 hora atrás, Rods disse:

Consideramos ai um problema realmente em memórias voláteis, se ja trocou o pente e persistiu. Memórias voláteis são aquelas que se apagam quando desligamos a maquina. Cache do processador, buffer do Hd/Ssd, Ram e a dedicada se houver claro, da GPU.

Pois é ta parecendo ser problema no processador dele, pena que é integrado.  Ela não tem GPU não.  O cliente relatou que já aconteceu de queimar um pente de memoria nessa máquina, mas já faz tempo, não acredito que tenha ligação, mas vou trocar os componentes que controlam a alimentação da memoria pra desencargo de consciência

• Joinha 1
Postado

@Rods Também tava considerando ela estranha, fiz a troca do PWM dela e continua a mesma coisa.  Vou partir pra trocar os componentes ligados diretamente a essa linha, resistores, capacitores e transistor (tenho uma placa sucata igual pra tirar essses componentes).  Já peguei um acer que tava queimando memoria com tensão proxima de 1.6v funcionava por algumas semanas e queimava, ele resolvi trocando o pwm.

Postado
8 minutos atrás, Rods disse:

Eu espremi meus neuronios aqui mas sinceramente não achei uma explicação técnica mesmo. A não ser um 'Santo binario' ter baixado pela net 😅. Não é um confronto ok, acredito por um pouco de coincidência nessa sua solução que teve deixando conectado. Se o sistema operacional não carrega por interrompimento por falha de hardware como fazer ele interagir e buscar uma solução sozinho. Outra questão nesse post, são os 1,6V na memória. Se o multímetro do amigo esta preciso e marcando 1,6V deve se sim investigar essa fonte. 1,6V em memórias de 1,5V aparecem quando ha um ação externa como o  'BIOS' forçando um overclock. Considero essa tensão de 1,6V sem uma configuração como citei, alterada!

Perfeito @Rods 👍 Este é um debate engrandecedor.
Veja, ao que entendi dos relatos não tenho como confirmar se temos uma falha de hardware impedindo a total inicialização do O.S., além disso não tem como afirmar que o processo de inicialização está interrompido... apenas está aguardando... e neste momento, até que exista uma instrução comprovada e confiável, teremos uma dúvida com relação a resposta esperada pelo aguardo: Se é para abortar o processo, ou se o sistema pode seguir outra instrução após um tempo de espera ou resposta de um serviço externo. Me parece um tentantiva bem fundamentada.
Já a questão 1V6 neste momento me parece irrelevante, mas poderá sim trabalhada após o equipamento ligar completamente. Mesmo tratando de outro comportamento elétrico vale destacar que a NBR-5410 cita 4% de queda de tensão em pontos terminais de circuito(é o que lembro...), e microcontroladores toleram muito, muito mais mesmo, a variação de tensão em sua alimentação. Então 6% de variação não me parece preocupante.

Postado

A tela azul com um STOP CODE é um claro impedimento de uma falha de hardware nesse caso. Isso nos da 100% de certeza que o processo de inicialização foi interrompido. Essa é uma perfeita instrução comprovada. O processo foi abortado. Linhas de alimentação permitem sim uma tolerância como vc citou ali.  Tratando-se do circuito da memória RAM e com todos o sintoma, considero sim relevante.

• Joinha 1
  • FLAVIOTECH alterou o título para Samsung NP270E4E - BA41-02206A - Tela azul
Postado

Olá @floripa-info . Você chegou a verificar as outras tensões que chegam nos slots de memória (0.75V e 3.3V) ? Normalmente nos preocupamos com os 1,5V e esquecemos das outras, qualquer problema dessas tensões (ripple alto, valores alterados) também podem causar um funcionamento errático.

Mais uma pergunta, o notebook está sendo alimentado pela fonte original ou pela fonte de bancada ? Se for pela fonte original, sugiro testar com outra sabidamente boa.

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...