Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Monitor Dell D2201c desliga se usar a entrada SVGA (D-SUB) mas funciona normal na entrada DVI

Avalie este tópico:


pcrock

Posts em destaque

Amigos. Estou quase louco. Estou com um monitor Dell D2201c que quando você liga ele com o cabo de sinal desconectado, tudo normal! Ele acende o led azul, logo depois dá a mensagem na tela de que está sem sinal e o led de Power vai de azul pra amarelo e fica esperando você conectar um cabo de sinal. Até aí tudo certinho!!! Se conectar um cabo DVI, ele dá imagem linda, maravilhosa, funciona perfeitamente! Porém se ao invés de usar a entrada DVI você usar a entrada SVGA (D-SUB), que é o que todo mundo usa, o monitor desliga na hora e não liga mais de jeito nenhum! Só desconectando da tomada e retirando o cabo de sinal!

O único jeito de fazer ele funcionar na entrada SVGA é colocar os dois cabos DVI e SVGA (minha placa de vídeo tem as duas saídas), aí você liga o monitor e ele entra em DVI automaticamente, então com ele funcionando normal você tira o cabo DVI e ele então cai automaticamente no SVGA e então funciona PERFEITO mas assim que tirar da tomada e ligar de novo,  o monitor não liga mais novamente!!!! Ele funciona maravilhoso em DVI mas em SVGA nem a pau!

A fonte está perfeita, todas tensões normais, já foi trocado todos eletrolíticos (mas não precisava pois estavam todos bons). Eu tinha certeza que seria a BIOS , então regravei U402 (256k) mas o defeito permanece IDÊNTICO!!!

Tem mais duas eproms simples (24C02) nessa placa mas não tenho o esquema desse monitor, não sei o que elas fazem nesse modelo.  Mas também nunca vi ninguém falar sobre ter o conteúdo dessas memórias ou sobre precisar regravá-las.

Alguém pode me dar uma ideia???

Obrigado amigos 

Editado: por pcrock
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que esse aparelho seja montado pela AOC, então verifique os Integrados U103/U104 que são diodos de proteção contra as descargas estaticas, principalmente o que vai ligado as entradas de sincronismos nos pino 13 e 14.

 

E1910CE2210C715G3329-1-2-HFU103U104.thumb.jpg.c5e5db74b77bbde4ed97725a38569280.jpg

 

SyncH_V.thumb.png.600ae1c2aba421b5a53552af80d69379.png

 

Veja se o seguinte esquema ajuda:

 

 

Boa sorte ;)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, William_R disse:

Creio que esse aparelho seja montado pela AOC, então verifique os Integrados U103/U104 que são diodos de proteção contra as descargas estaticas, principalmente o que vai ligado as entradas de sincronismos nos pino 13 e 14.

 

E1910CE2210C715G3329-1-2-HFU103U104.thumb.jpg.c5e5db74b77bbde4ed97725a38569280.jpg

 

SyncH_V.thumb.png.600ae1c2aba421b5a53552af80d69379.png

 

Veja se o seguinte esquema ajuda:

 

 

Boa sorte ;)

 

Muito obrigado senhor William!!! Como sempre o senhor muito gentil e atencioso!! Sim. Esse monitor é montado pela AOC. Eu não possuo o esquema e não consigo baixar nada aqui pois não tenho créditos suficiente. Sua dica sobre os Cis com diodos parecem muito promissoras e, sem esquema, eu nunca pensaria nisso sem sua ajuda. Irei olhar isso! Se estiverem ruins, tem onde comprar esses componentes?

Olhando brevemente, parece ser um arranjo de proteção em paralelo com o circuito, o que levaria o circuito a funcionar mesmo sem esses Cis (para teste). Procede?

Mais uma vez muito obrigado pela sua atenção!

Editado: por pcrock
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo tem cteditos, eh so passar na loja e comprar o Download Gratis

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quanto a compra merece uma boa pesquisa, mas achei ele aqui:

 

 

Meça com o meter na escala de diodo e para testar, basta retirar ele do lugar e deixar sem nada.

 

 

 

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Muito obrigado pela sua atenção mais uma vez.

Retirei todos os CIs de proteção e medindo com o multímetro, parecem estar todos bons.

Mesmo assim liguei o aparelho sem eles e tudo continua na mesma! O defeito permanece IDÊNTICO.

Para  mim ainda parece problema de software.

As outras Eproms (24C02) são o que nesse circuito?

Ainda não consegui baixar o esquema. Vou tentar de novo.

Suspeito de software pois quando ligo o aparelho sem cabos de sinal tem hora que ele dá a mensagem "sem sinal" na tela e tem hora que ele fica mostrando as cores vermelho, verde e azul sequencialmente, como muitos monitores fazem enquanto está sem sinal. Só que uma hora ele faz uma coisa e outra hora ele faz outra....

Que bucha!

 

8 horas atrás, William_R disse:

Creio que esse aparelho seja montado pela AOC, então verifique os Integrados U103/U104 que são diodos de proteção contra as descargas estaticas, principalmente o que vai ligado as entradas de sincronismos nos pino 13 e 14.

 

E1910CE2210C715G3329-1-2-HFU103U104.thumb.jpg.c5e5db74b77bbde4ed97725a38569280.jpg

 

SyncH_V.thumb.png.600ae1c2aba421b5a53552af80d69379.png

 

Veja se o seguinte esquema ajuda:

 

 

Boa sorte ;)

 

Muito obrigado senhor William!!! Como sempre o senhor muito gentil e atencioso!! Sim. Esse monitor é montado pela AOC. Eu não possuo o esquema e não consigo baixar nada aqui pois não tenho créditos suficiente. Sua dica sobre os Cis com diodos parecem muito promissoras e, sem esquema, eu nunca pensaria nisso sem sua ajuda. Irei olhar isso! Se estiverem ruins, tem onde comprar esses componentes?

Mais uma vez muito obrigado pela sua atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, William_R disse:

O amigo tem cteditos, eh so passar na loja e comprar o Download Gratis

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quanto a compra merece uma boa pesquisa, mas achei ele aqui:

 

 

Meça com o meter na escala de diodo e para testar, basta retirar ele do lugar e deixar sem nada.

 

 

 

Sobre eu ter créditos como o senhor disse, esgotei todas as possibilidades. Tudo que tento comprar ou renovar na loja., recebo a mensagem de que tenho apenas 4 créditos e não posso comprar nada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta apagar a EEPROM 24C02 - U102 ou então substituir por uma nova sem dados pois a BIOS repõe os dados nela por Default.

 

MainBoard.thumb.png.bc942bb220a2da6078e43c1811048eb7.png

 

Assim que resolver o problema que esta impedindo de baixar arquivos (acho que seja que ultrapassou o limite por participação) tem os arquivos dessa BIOS (U101 e U402) aqui no forum:

 

Para o AOC:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para o DELL:

 

 

 

 

 

Editado: por William_R
Adição de novo link de download
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, William_R disse:

Veja se agora consegue baixar algo !  Creio que deva ser um pouco mais participativo para aumentar o seu numero de creditos.

 

O Senhor tem total razão sobre participar mais. Como deve se lembrar, amtigamente, eu participava muito! principalmente ajudando o pessoal com Nobreak e Monitor. Mas tenho tido sérios motivos pra ter me afastado um pouco... Tanto que, mesmo para pedir ajuda, evito ao máximo incomodar aqui..
Pretendo voltar em breve se eu conseguir amigo...
De qualquer forma, novamente, muito agradecido pelo seu tempo e disposição em ajudar!

Sobre os downloads, não pude baixar o esquema pois, enfim, consegui renovar minha assinatura mas a única que consegui assinar foi a que só permite baixar 2 arquivos por dia. Como baixei duas versões de BIOS (só consegui encontrar a BIOS U402 aqui no fórum pra baixar, infelizmente essa eu já regravei e o defeito não mudou nada então acho que nem compensa tentar regravar novamente com as que baixei aqui. Já sobre as duas unidades de 24C02 que tem nessa placa, procurei em todo lugar aqui e não encontrei pra baixar), de qualquer forma esgotei meus downloads por hoje. Posso deixar as duas em branco? Ambas serão repostas pelo MICRO ?? ou apenas uma delas posso deixar em branco?
Meu tempo está se esgotando. O cliente pressionando muito que quer o monitor. Tenho trabalhado até de madrugada nele mas esse tá fora do comum...
 

Editado: por pcrock
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Uma curiosidade é que pesquisando na net e no Youtube descobri que existem muuuuuitos monitores Dell (desse modelo e também de outros modelos (desse tamanho)) com o MESMÍSSIMO DEFEITO!! E aparentemente ninguém conseguiu resolver! A maioria das pessoas dizendo que a "assistência" condenou o aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as duas unidades de 24C02, o manual do AOC 2236Vwa na pagina 14 fala quando estão em branco o programa/MCU repõe os dados de default, por vias das duvidas faça um backup antes.

 

eeprom.png.6692efbc1b8011447ec50fd0bd6afeff.png

 

Outra coisa, verifique se a placa de video esta na resolução nativa do monitor !  Creio que seja 1920 x 1080 (60 Hz) pelo que indica no manual.

 

Tente usar em seu micro de bancada uma placa de video OFF-Board.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, William_R disse:

Sobre as duas unidades de 24C02, o manual do AOC 2236Vwa na pagina 14 fala quando estão em branco o programa/MCU repõe os dados de default, por vias das duvidas faça um backup antes.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Outra coisa, verifique se a placa de video esta na resolução nativa do monitor !  Creio que seja 1920 x 1080 (60 Hz) pelo que indica no manual.

 

Tente usar em seu micro de bancada uma placa de video OFF-Board.

 

Obrigado mais uma vez senhor William.
Irei apagar as duas 24C02 e recolocá-la na placa.
Sobre a resolução usada, eu , inclusive, estou usando o driver oficial baixado do próprio site da Dell. A resolução e o nome do montor já haviam sido reconhecidos pelo Windows mas mesmo assim eu coloquei o driver manualmente.

Antes de incomodar o pessoal aqui no forum, eu esgotei todas as possibilidades de protocolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R

Senhor William, infelizmente acho que esgotamos todas as possibilidades nesse monitor.

Apaguei as duas memórias 24C02 e, como o senhor bem disse, elas foram carregadas pelo micro assim que o mesmo foi ligado. Porém o defeito permanece absolutamente idêntico desde o instante que este monitor chegou aqui até o presente momento!
Vou assumir que este micro possui alguma avaria interna. Não consigo vislumbrar outro cenário. O problema, certamente, é de origem LÓGICA. Em DVI o monitor é um espetáculoe se ambos cabos estiverem conectados (SVGA E DVI) e durante o funcionamento em DVI eu retirar este cabo, deixando apenas o SVGA conectado, o monitor funciona perfeito também em SVGA, até que retire o monitor da tomada e ligue novamente. Aí nem a luz do power, sequer, pisca mais e o monitor está MORTO!
Se deixar o monitor sem cabo nenhum de sinal e ligar ele fica com a mensagem "SEM SINAL" na tela, o que é correto, porém assim que se conecta o cabo SVGA, o monitor morre imediatamente!
 

Este não é um circuito nada complicado., creio que já fizemos tudo possível nesse sentido (até ressoldar o micro, só faltou mesmo trocá-lo).
As ideias que o senhor me deu foram todas ótimas ideias e totalmente pertinentes, sem contar tudo que já havia feito antes.
Acho que esgotamos. O que o senhor acha sobre minha inclinação em  condenar o micro???

Mais uma vez não tenho palavras por sua gentileza e paciência em dispender seu valioso tempo comigo!
Muito obrigado!!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem o que agradecer, pois todos nos evoluímos um pouco a cada desafio !

 

Na epoca dos monitores a tubo CRT tive alguns problemas capciosos parecidos com esse tipo de problema e estavam relacionados com a forma dos pulsos e os niveis dos sinais de sincronismos que não eram reconhecidos pelo microcontrolador (problema de projeto).  Alguns ate davam para resolver e outros não.

 

Existe um limite de tempo para um reparo que, alem disso não compensa para oficina e nem o custo para o cliente. E o melhor eh devolver sem o reparo.

 

Não se esqueça de mudar o prefixo para devolvido em sua primeira mensagem e bola pra frente.

 

Um grande abraço.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...