Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe 71R-A14IE4-T820 não aciona o cooler quando processador esquenta

Avalie este tópico:


vini_loko

Posts em destaque

Olá pessoal,

 

Estou tendo problemas com uma placa mãe de um note positivo Unique 71R-A14IE4-T820 em que assim que ligado o notebook aciona o cooler para dizer "olha estou funcionando" mas depois de carregar o windows o processador esquenta mas não aciona o cooler. Percebi também que a tecla M também não funciona e ao remover a película isoladora da placa notei pontos de oxidação nos terminais dos integrados U2 e U4. Sou novo no fórum, já fui técnico de bancada mas ainda hoje aparecem aparelhos de alguns amigos para reparar (é o caso deste). Tentei acessar a área de downloads mas ainda tenho as restrições, por isto peço a ajuda de vocês caso possam me informar a função destes componentes U2 e U4 e se posso efetuar a limpeza da placa sem riscos a mesma e até "puxar" de outro ponto uma alimentação contínua do cooler.

 

Obrigado pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia

Olá pessoal,

 

Estou tendo problemas com uma placa mãe de um note positivo Unique 71R-A14IE4-T820 em que assim que ligado o notebook aciona o cooler para dizer "olha estou funcionando" mas depois de carregar o windows o processador esquenta mas não aciona o cooler. Percebi também que a tecla M também não funciona e ao remover a película isoladora da placa notei pontos de oxidação nos terminais dos integrados U2 e U4. Sou novo no fórum, já fui técnico de bancada mas ainda hoje aparecem aparelhos de alguns amigos para reparar (é o caso deste). Tentei acessar a área de downloads mas ainda tenho as restrições, por isto peço a ajuda de vocês caso possam me informar a função destes componentes U2 e U4 e se posso efetuar a limpeza da placa sem riscos a mesma e até "puxar" de outro ponto uma alimentação contínua do cooler.

 

Obrigado pela força.

bom dia amigo, ta na mão!

<a href="

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
target=_blank>SHUTTLE A14IMXX A14IM01 - 71R-A14IM0-T810 - V1.0 DDR3 X1 - REV A cce.rar</a>

verifique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigo, ta na mão!

<a href="

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
target=_blank>SHUTTLE A14IMXX A14IM01 - 71R-A14IM0-T810 - V1.0 DDR3 X1 - REV A cce.rar</a>

verifique!

 

Obrigado pela força Robusto! Verifiquei no 4shared que não era a mesma placa, a que eu estou aqui é uma 71R-A14IE4-T820 e por este código nao conseguia localizar no 4shared mas você abriu minha mente para que eu pesquisasse por A14IEXX e consegui localizar o diagrama elétrico da mesma!!! Valeu

 

 

Vini teste o pin 78 do I/O enquanto o cooler estiver ativado.

 

Depois do I/O quem controla é o U10, verifique as tensões no pin 1,2,3,e,4 o restando é GND

 

E também se tiver como testar o cooler fora com 5v,seria bom.

 

 

Olá Kadu, valeu pela dica mas observando o diagrama elétrico A14IEXX esse componente U2 é um sensor térmico e está bem oxidado... Caso não consiga reparar o mesmo eu posso jumpear os pinos 2 (entrada de 5V) e 3 (saída do Speed_fan) do U10 para deixar o cooler sempre ligado?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo com todo respeito, não aconselho fazer isso, vai mandar a bateria pro além, mas se não tem jeito bota ao menos 2 diodos 1n4148 em série pra amenizar a ventoinha, afeta menos a bateria pois a descarga é mais rápida, e reduzir o ruído da ventoinha, ok? se gostou da um joinha!

 

Caramba amigo, valeu pela dica mesmo!

Mas você saberia se alguém possuí este sensor para venda? Pelo que eu vi na placa somente os terminais do componente se foram pela oxidação porém a ilha continua lá... ele é um ADM1032 e andei vendo umas placas mãe com defeito por 69... 80 reais no ML mas gastar essa grana apenas para remover um sensor sem saber se realmente vai dar certo é meio triste... não sei mas se for um valor razoável eu até pago nele. Caso saiba ficarei grato!

 

Ah, no manual da placa que baixei o código dele é o U2:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue a foto da placa e do componente marcado que está com problema, segundo o diagrama elétrico da shuttle 71R-A14IE4-T820 o código do componente é U2 e ele é um ADM1032...

 

Placa+Positivo+Unique+03.jpg

 

Placa+Positivo+Unique+02.jpg

 

Caso você tenha dele me mande os dados da sua conta, creio que tenha a função de mensagem privada ou então por sms ou whattsapp 012-991158454 que eu transfiro o valor do componente e da postagem pra você amigão!

 

Valeu pela força!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, seu tópico me ajudou a tomar uma decisão crucial para um defeito parecido, o meu defeito era o seguinte: quando o note ligava pela primeira vez com o dissipador do processador frio ele (note) não disparava o cooler, o note funcionava até o sistema entrar em proteção contra a alta temperatura, o mesmo se desligava. Ao ligar pela segunda vez ele funcionava o cooler e não se desligava, e o cooler também não.

Conclui que o sistema não estava com nenhuma trilha interrompida, apenas faltava comunicação (data e clock), até mesmo do processador em relação a sua temperatura.

 

Decidi então a fazer o jumper usando um diodo smd do pino 2 para o 3 do ci U10 (controlador de voltagem).

 

Você merece uma joinha, valeu. Fica na paz de Cristo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...