Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV Samsung LN40B530, não liga

Avalie este tópico:

RPVS

Posts em destaque

Minha TV apresentou problema. Ao energizar, liga o LED. Ao apertar os botões no painel, o LED fica piscando mas a TV não liga. As tensões da fonte estão OK. Ao desligar a placa principal da placa Fonte, o backlight não liga.

Já troquei transistores, ponte retificadora, e os capacitores maiôs que são 2.

Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema?

images.jpeg

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

@RPVS 

seu tópico foi movido para a área correta » TVs de PLASMA, LCD, LED e CRT

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Os transistores estavam danificados ?

Link para o comentário

@RPVS Boa tarde amigo, se as tensões da fonte estão okay, dê uma olhada nas fontes internas da placa principal e verifica se não possui nenhum curto. Se tiver faltando alguma tensão na principal, o televisor não sai de stand-by. Boa sorte.

Editado: por josehenrique
Link para o comentário

Essa tv não tem led. Repare os diversos  chopper de alta tensão. A retro iluminação é por lâmpadas fluorescentes. 

Essas lâmpadas apresentam grande incidência de falas.

Qual código da placa fonte?

Voce nao respondeu, os transistores estavam danificados, por isso trocou ?

• Joinha 1
Link para o comentário

Desculpa a demora para responder sim, os transistores foram trocados por não estar funcionando eles estavam queimando os fusíveis tanto de entrada quanto o do meio da placa, são eles seguindo a imagem da no início do post, de baixo para cima os 3 primeiros do lado esquerdo e os dois do lado direito. 

1 hora atrás, ohm disse:

Essa tv não tem led. Repare os diversos  chopper de alta tensão. A retro iluminação é por lâmpadas fluorescentes. 

Link para o comentário

1 hora atrás, ohm disse:

Link para o comentário

Bom dia, ainda não testei vou efetuar os testes, o que está me deixando com a pulga atrás da orelha é que os conectores da fonte responsáveis por energizar as lâmpadas, aparenta não está chegando tensão neles, nem nos transformadores que são 4 antes dos conectores marcado em ver oi eu não estou sabendo verificar essas tensões ?

images~2.jpeg

Link para o comentário

7 horas atrás, RPVS disse:

Bom dia, ainda não testei vou efetuar os testes, o que está me deixando com a pulga atrás da orelha é que os conectores da fonte responsáveis por energizar as lâmpadas, aparenta não está chegando tensão neles, nem nos transformadores que são 4 antes dos conectores marcado em ver oi eu não estou sabendo verificar essas tensões ?

images~2.jpeg

Aí tem alta tensão ac de alta frequência. Não tente medir com multímetro que poderá danifica-lo. 

Link para o comentário

@RPVS A saída de alimentação das lâmpadas é em tensão alternada, e como o ohm falou é melhor nem medir.

Verifica se tá chegando uma tensão nos drenos dos mosfet e se o ci pwm tá gerando os pulsos no gate. São esses dois componentes que chaveia os transformadores e faz com que haja tensão alternada na saída desses transformadores.

Dá uma pesquisada sobre o datasheet do ci pwm também, verifica se ele tá sendo alimentado e se ele está recebendo o comando da principal pra ligar. Pode ser problema com as lâmpadas (que eu acho difícil até porque eu nunca vi dar defeito) ou pode ser algum regulador de tensão da principal porque pelo que entendi ela não sai de stand-by.

Dá uma pesquisada no youtube sobre o seu problema, talvez vc acha uma dica. Boa sorte.

Boa sorte.

Link para o comentário

1 hora atrás, RPVS disse:

Obrigado vou verificar isso

para testar se está chegando alta tensão nos transformadores das lâmpadas, você pode usar uma lâmpada de neon colada na ponta de um tubo plástico de caneta bic , basta aproximar a lâmpada do transformador e ligar a TV, caso tenha pulso de alta tensão a lâmpada neon vai acender bem fraca, mas já dá pra identificar o pulso de alta tensão.

caso tenha os pulsos em todos os trafos, recomendo você testar as lâmpadas

Editado: por Claudio dias dos santos
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Em 28/06/2023 às 14:51, RPVS disse:

Como eu faço esse testador de lâmpada de neon porque o que eu fiz não mostrou eficácia ?

basta pegar uma lâmpada neon simples e prender em algum material isolante ( madeira ou plástico ) e aproximar das bobinas de alta tensão que a lâmpada já acende em caso de funcionamento normal do trafo ou bobina.

IMG_2434.JPG

IMG_2435.JPG

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...