Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte Corsair CX430 com capacitor do primário estourado

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Senhores, eu tinha uma fonte corsair cx430 que comprei com defeito no olx uns 2 anos atrás e resolvi mexer nela. Quando comprei ela veio com um o capacitor do primário estufado aí eu fui ligar pra ver o comportamento dela e ele terminou de estourar. deixei ela parada esse tempo e resolvi voltar a mexer agora. o capacitor original dela salvo engano é de 180uf 400v eu tinha um de 220uf (está marcando 213uf) 400v aqui e resolvi colocar ele pra testar, antes eu dei uma analisada nos componentes próximos ao capacitor e não achei nenhum diodo ou transistor em curto, tinha um resistor de 5,1 ohms ao lado do capacitor que está perfeito mas achei um próximo que estava alterado, ele é de 330k ohms e tava marcando em mega ohms. retirei ele da placa e confirmei que estava alterado, então coloquei outro no lugar de exatos 330k.

A fonte está com os 5v standby estabilizado conforme a foto e com cerca de 2v no pson. coloquei a lâmpada série de 60w e quando ligo a fonte jumpeando o fio verde com o preto a lâmpada fica piscando rapidamente. minha dúvida é se ela está tentando dar a partida e não esta conseguindo devido a lâmpada série ou se pode ter algo e curto, pelo que vi o primário deve estar ok pois está gerando o 5v standby normalmente. será que posso arriscar ligar ela sem a lâmpada série? quando a fonte está ligada na rede elétrica sem jumpear o fio verde com o preto a lâmpada série fica apagada.

WhatsApp Image 2023-07-03 at 14.47.21.jpeg

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hyperlink disse:

Senhores, eu tinha uma fonte corsair cx430 que comprei com defeito no olx uns 2 anos atrás e resolvi mexer nela. Quando comprei ela veio com um o capacitor do primário estufado aí eu fui ligar pra ver o comportamento dela e ele terminou de estourar. deixei ela parada esse tempo e resolvi voltar a mexer agora. o capacitor original dela salvo engano é de 180uf 400v eu tinha um de 220uf (está marcando 213uf) 400v aqui e resolvi colocar ele pra testar, antes eu dei uma analisada nos componentes próximos ao capacitor e não achei nenhum diodo ou transistor em curto, tinha um resistor de 5,1 ohms ao lado do capacitor que está perfeito mas achei um próximo que estava alterado, ele é de 330k ohms e tava marcando em mega ohms. retirei ele da placa e confirmei que estava alterado, então coloquei outro no lugar de exatos 330k.

A fonte está com os 5v standby estabilizado conforme a foto e com cerca de 2v no pson. coloquei a lâmpada série de 60w e quando ligo a fonte jumpeando o fio verde com o preto a lâmpada fica piscando rapidamente. minha dúvida é se ela está tentando dar a partida e não esta conseguindo devido a lâmpada série ou se pode ter algo e curto, pelo que vi o primário deve estar ok pois está gerando o 5v standby normalmente. será que posso arriscar ligar ela sem a lâmpada série? quando a fonte está ligada na rede elétrica sem jumpear o fio verde com o preto a lâmpada série fica apagada.

WhatsApp Image 2023-07-03 at 14.47.21.jpeg

Verifique no circuito desta fonte, pois ele possui um um ou dois TL431, geralmente esta entre os dois dissipadores e perto de um diodo grandão, troque os dois e tente novamente, ainda com a lâmpada, saberia dizer como esta as demais tensões dela, 12 V, 5V 3,3 v???

Boa sorte        :)

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...