Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa mãe GIGABYTE GA-H61M-S1 REV 2.0 - Áudio não funciona

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Decidi tentar arrumar o áudio da minha placa mãe e vi que as tensões de AVDD estão chegando erradas no CI de áudio, era pra chegar 5V mas chega apenas 2.66V. Tentei seguir até onde a tensão nasce, mas eu não consigo compreender a questão do terra e como isso afeta a tensão dos componentes que se ligam a ele. Se afeta só depois ou antes do componente.

Vou dar mais detalhes...

OBS: O esquema é rev 2.1, a minha placa rev 2.0, mas parecem idênticas com a exceção de uns componentes faltantes.

O CQ1 não tem o componente, porém onde era pra ser a perna 1 ele já chega errado 2.66V. No CBC16 tem um capacitor, mas nele chega 2.66V também.

O CD3 Não tem o componente, chega 5V de um lado e 2.66V do outro. CBC20 não tem componente e não chega nada de ambos os lados. CD2 não tem componente também.

Minha dúvida aqui é, pra onde seguir? A tensão tá sumindo no CD4148WP/1206/300mA/X. Agora eu não sei se ele é o CD4 na placa ou é só o modelo do componente. Se não for, não sei onde voltar para ver, não sei se tem algo a ver com o terra.

Agora se o CD4 for só modelo e não o componente na placa, aí não sei se tá chegando a tensão certa do 5VDUAL, é só eu voltar pelo 5VDUAL, ou o problema é nesse local?

Outra coisa, se alguém souber de algum material ou tutorial bom explicando como o terra interage com os componentes que acabam nele, fico grato.

Não sei se nada que falei faz sentido, mas estou começando, não sei quase nada.

ex02.png

ex01.png

ex3.png

Editado: por EletroWizard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do diodo não tem tensão. Tentei testar ele com a placa desligada no medidor e de diodo ele vai para os dois lados algo perto de 0.4V. Será que some ali mesmo? Eu não consigo entender de onde tá vindo o 2.66V porque sempre termina em um terra.

Edit: Agora que vi, tem uma outra tensão que chega no CI 5VDUAL chega 5V no pino 29. Só o pino 38 e 25 que estão chegando 2.66V.

Link para o comentário

24 minutos atrás, EletroWizard disse:

Depois do diodo não tem tensão. Tentei testar ele com a placa desligada no medidor e de diodo ele vai para os dois lados algo perto de 0.4V. Será que some ali mesmo? Eu não consigo entender de onde tá vindo o 2.66V porque sempre termina em um terra.

Edit: Agora que vi, tem uma outra tensão que chega no CI 5VDUAL chega 5V no pino 29. Só o pino 38 e 25 que estão chegando 2.66V.

ola amigo o teste de diodo so pode conduzir para um lado, pra ficar mais facil ajudar e bom vc alterar o titulo com modelo e versao da placa e vc quando vc passar algum valor de tensao dizer qual foi o componente q vc mediu

Link para o comentário

• EletroWizard alterou o título para Placa mãe GIGABYTE GA-H61M-S1 REV 2.0

@EletroWizard 

seu tópico foi movido para a área correta »

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tbm falta o defeito no titulo amigo, pfv corrija!

titmb.png

• Legal 1
Link para o comentário

• EletroWizard alterou o título para Placa mãe GIGABYTE GA-H61M-S1 REV 2.0 - Áudio não funciona
51 minutos atrás, EletroWizard disse:

Um detalhe que não sei se ajuda, os 5v estão parados no cátodo (lado com a linha cinza), o ânodo que não tem nada. Agora que fiquei totalmente confuso... 

E isso q vc esta encontrando? essa do catodo nao faz muito sentido ja q a tensao de 5v vem do anodo( isso se nao tiver mesmo o regulador cq1)

dual.jpg

Link para o comentário

Eu só não sei se esse diodo é o CD4 ou é só o modelo dele, mas é isso mesmo.

Edit: O CQ1 não tem o componente, mas a perna 1 de onde era pra ter da isso.

Edit2: Tentei tirar uma foto, mas não foca o diodo de perto

bvtensão.png

ft01.jpg

Link para o comentário

1 hora atrás, EletroWizard disse:

Eu só não sei se esse diodo é o CD4 ou é só o modelo dele, mas é isso mesmo.

Edit: O CQ1 não tem o componente, mas a perna 1 de onde era pra ter da isso.

Edit2: Tentei tirar uma foto, mas não foca o diodo de perto

bvtensão.png

ft01.jpg

esse diodo e o cq3 e ai q esta seu problema, o cd4 e outro diodo de supressao de tensao esse esta com a tensao correta.

• Joinha 1
Link para o comentário

Mas não tem nenhum componente no CQ3, a não ser que alguém tenha tirado antes, não sei.

Edit: Acho que vou ter que encontrar o esquema da rev 2.0 mesmo

nocq3.jpg

Link para o comentário

Fui ali ver uns vídeos pra entender mais o terra e porque alguns componentes terminam nele. Acho que entendi algumas coisas. Você acha que é possível que esse capacitor(CBC16) esteja com fuga? Ele com fuga seria capaz de sumir com aproximadamente 2.4V?

Estou raciocinando assim... Mesmo não tendo o componente CQ3 ele chega 5V lá, ou seja o 5VDUAL chega certo. Já na perna 1 do CQ1 ele já está errado 2.66V, então resta o capacitor... Faz algum sentido?

Link para o comentário

@EletroWizard Pelo foto da placa, eu faria uma boa limpeza ali meu amigo, na região toda. O que o Sistema operacional nos mostra, é importante nesse seu diagnóstico. A mensagem é 'nenhum dispositivo de som instalado',  'nenhum dispositivo conectado'? Alguma mensagem ou ponto de exclamação no controlador de audio la no gerenciador de dispositivos?

Link para o comentário

@Rods Aparece tudo normal, mas ao conectar o fone sai apenas ruído

Rapaz... Eu tô usando ela aberta pra trabalho, tô sem gabinete. Eu limpo e logo ta sujo de novo.

Edit: Verifiquei novamente aqui, agora ele já não detecta mais

Edit2: Tava desativado na BIOS, agora ele está detectando normal, mas tá só saindo ruído.

Screenshot from 2023-07-12 11-32-25.png

Link para o comentário

Uma coisa simples seria o próprio conector P2 amigo, não podemos descarta-lo ok. Não esqueça do conector frontal tbm. Em alguma situações como a sua, aqui na minha loja, eu ofereço um placa de áudio off board. Sei que a placa é sua e é uma ótima maneira de estudar, mas se quer apenas resolver, uma off board para PC de audio é valido e é bem baratinha. Da p ter uma solução mais simples ainda, usando um dispositivo USB de áudio, fica ligado externamente e pode atrapalhar, mas custa em torno de R$ 20,00.

Link para o comentário

Eu já tenho o adaptador, mas queria resolver por questões de aprendizagem mesmo. Acredito que não seja o conector, a alimentação nem chega certo no CI de áudio. Sem contar que, ao encaixar o conector frontal, ele também fica a mesma coisa.

Acho que vou arriscar e tentar trocar o capacitor pra ver se funciona

Link para o comentário

Tudo é valido ja que quer aprender, embora não acho que é o problema. O que pode fazer é medir algum curto entre L+R e entre GND, no próprio conector. Um problema interno ali de tanto tira/coloca, acontece. Eu trocaria o CI de Audio amigo, ruídos assim como relatou, ja que o sistema operacional não da uma mensagem de erro, seria mais provável! Boa sorte!

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

Testei aqui agora pra ver se tinha curto entre LINE2_R, MIC2_R, LINE2_L, MIC2_L e GND mas não bipou.

Edit: Acho que testei errado. O do jack é Line e Mic 1 e não 2, vou fazer outro teste

Edit2: As pernas que estão com a tensão errada estão apitando com o terra, acho que você está certo, vou trocar o CI mesmo.

Existe alguma tabela de compatibilidade desses CI de áudio ou tem que analisar no esquema pra saber? Tenho um ALC861 de um notebook com defeito. O dessa placa é o ALC887, mas não achei nada sobre. Olhando o datasheet eles parecem quase iguais, o 861 só tem uns pinos não conectados, mas não sei se vai afetar algo.

Link para o comentário

Esse 'quase' iguais ja meio que reponde sua pergunta amigo, sempre que preciso fazer, uso um CI igual. Facilita nessas hrs ter 'sucatas', esse é um CI comum e fácil de encontrar nelas. Da uma olhadinha no que achei aqui, no anuncio tem alguns compativeis, pode te ajudar!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Rods
link errado
Link para o comentário

Troquei o chip por outro acl887 e nada. Achei que tinha vindo com defeito, aí tentei o alc881 que tinha e nada também. Fiz o teste pra ver se a perna 1 tava em curto como no primeiro que tirei, ainda está.

Eletrônica é chatinho no começo...

Agora não sei pra onde ir, porque a perna 1 vem do VCC3 que tá normal, 3.3V. Como é que pode isso? Tá normal 3.3V, mas ele apita se colocar na ponta perna 1 e na carcaça

Edit: O CBC37 não tá em curto, o CBC 17 não existe, não teria como estar em curto também.

Outra coisa que talvez que tenha me enganado é que, acho que o primeiro que tirei não estava detectando, aquele "HDA Intel PCH" aparece mesmo sem o chip.

Screenshot from 2023-07-21 22-00-04.png

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...