Postado 22 de Agosto de 2023 2 anos Bom dia, estou com um notebook acer a515-54 placa mãe DAZAWMB18B0 rev: b que não esta ligando. Ao pressionar o botão power o cooler chega a rodar, mas logo em seguida para e o notebook não liga. Está com as tensões de 3 e 5v mas não tem tensão no pino 8 da bios. Não tenho o esquema elétrico dessa placa nem borderview. Alguém pode ajudar? Se alguém tiver esse esquema ou borderview. Editado: 8 de Novembro de 2023 2 anos por helvio rangel maciel
Postado 22 de Agosto de 2023 2 anos @helvio rangel maciel Bom dia, nesse resultado tem duas opções de esquema, pela descrição parece que não é 100% igual, mas pode ajudar. https://eletronicabr.com/search/?q=DAZAWMB18B0&quick=1&type=downloads_file Boa sorte!
Postado 22 de Agosto de 2023 2 anos Autor Atualizando... Removi o ci de bios e percebi que sem ele a tensão de alimentação chega no pad. Fiz a regravação e quando soldei a tensão sumiu novamente. Pode ser defeito no ci de bios?
Postado 22 de Agosto de 2023 2 anos 42 minutos atrás, helvio rangel maciel disse: Atualizando... Removi o ci de bios e percebi que sem ele a tensão de alimentação chega no pad. Fiz a regravação e quando soldei a tensão sumiu novamente. Pode ser defeito no ci de bios? vc ja ligou essa placa sem o teclado?
Postado 22 de Agosto de 2023 2 anos Autor @hugo_baldez Já sim. Ela apresanta o sintoma que descrevi. O cooler gira e para e o notebook não liga. O ci de bios não recebe alimentação no pino 8, mas ao remove-lo da placa a alimentação chega no pad correspondente. Minha dúvida é, se o defeito pode ser no ci de bios.
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos Se não tiver um outro chip BIOS em mãos, coloca ele no teu adaptador e vê se o software lê certinho o firmware. Se não, substitui! Se sim, faz backup, dá um clear ME, regrava e coloca de volta.
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos Autor @josa dack Não tenho outro chip em mãos. Vou fazer conforme indicou e volto com o resultado.
Postado 26 de Agosto de 2023 2 anos Autor Retornando com o resultado. Comprei um chip Bios já gravado e o problema persiste. Ao soldar o chip na placa a tensão de 3v some, se eu removo da placa a tensão volta. Muito estranho... Curioso é que soldei um chip de menor capacidade 8mb para testar e a tensão não sumiu.
Postado 26 de Agosto de 2023 2 anos Tem uma fonte de bancada? Com o CI na placa injeta variando de: (1.5 a 3v e de 0.1 a 0.5A) no pino 8 e procura com um termômetro ou mesmo com o dedo qual componente nessa linha vai aquecer. Ele que vai estar matando o chip BIOS e dando fuga nessa tensão. Começa modesto na corrente e tensão e vai procurando, a medida que não achar, vai aumentando. Cuidado pra não injetar demais e acabar fazendo esse CI explodir, danificando as camadas internas da placa.
Postado 29 de Agosto de 2023 2 anos Autor @josa dack Injetei tensão conforme você disse, nenhum componente esquentou. Cheguei até 3v que é a tensão de alimentação dessa bios. Notei que ao soldar o chip sem o arquivo gravado a tensão não some. Mas se eu gravo o arquivo no ci e soldo na placa a tensão de alimentação some. Já tentei uns 5 arquivos diferentes, não consegui fazer o clear ME pois aparece uma mensagem de erro. "the me/txe region is corrupted or missing"
Postado 29 de Agosto de 2023 2 anos Você precisa providenciar o ME dessa BIOS pra seguirmos com os testes. O erro se dá pela versão de seu software, é o ME Analyzer ou outro injetor? Terás de buscar por algo atualizado. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Veja se neste link algum arquivo lhe é útil.
Postado 30 de Agosto de 2023 2 anos @helvio rangel maciel veja se serve esse esquema, se bater dá uma verificada no circuito de alimentação da BIOS, pode ser que algum outro terminal ligado nessa linha de alimentação esteja derrubando a tensão. Grato.
Postado 11 de Setembro de 2023 2 anos Autor @josa dack Boa tarde. Continuo na mesma situação com essa placa. Quanto ao injetor eu uso o Intel Easy Clean Me, também usei o me analyzer e deu erro. Editado: 11 de Setembro de 2023 2 anos por helvio rangel maciel
Postado 11 de Setembro de 2023 2 anos @helvio rangel maciel Vc consegue monitorar o consumo dessa placa em stand by e quando vc a liga? Esse comportamento da tensão no pino do BIOS nessa placa é normal amigo. A tensão aparece apenas depois da placa ter completado uma certa sequencia. Acredito não haver curto nessa linha +3VSPI pois ela aparece na linha sem o CI.O consumo da placa é um valor importante ai para o seu diagnóstico. A outra linha que o amigo Carlos citou do CI acredito ser o pino 3, ela tbm deriva de +3VSPI. Diga onde vc encontrou essas tensões de 3,3V e 5V.
Postado 15 de Setembro de 2023 2 anos Autor @Rods Bom dia! O consumo em stand by é 0 e quando ligo ele sobe até 0.11 e logo em seguida retorna para 0 e a placa não liga. A tensão de 3v encontrei na PL6000 e a de 5v na PL56001.
Postado 15 de Setembro de 2023 2 anos Em 26/08/2023 às 09:11, helvio rangel maciel disse: Retornando com o resultado. Comprei um chip Bios já gravado e o problema persiste. Ao soldar o chip na placa a tensão de 3v some, se eu removo da placa a tensão volta. Muito estranho... Curioso é que soldei um chip de menor capacidade 8mb para testar e a tensão não sumiu. tu ja verificou se tu não esta com trilha em curto mno
Postado 26 de Setembro de 2023 2 anos Autor Agradeço a todos que me ajudaram. Mas cheguei a conclusão que o defeito está no processador. Realizei todos os testes possíveis.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.