Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise APC Smart UPS 3000 ( Placa 640-0734k rev 13) - queimado

Avalie este tópico:


hdinfo

Posts em destaque

Boa tarde a todos do Fórum. Sou novo por aqui e gostaria de um auxilio de vocês.

Recebi para análise em laboratório um nobreak modelo APC Smart UPS 3000, para análise vi que as baterias estavam boas, executei testes de resistência e carga,  porém ao ligar o equipamento na tomada para analisar o sintoma antes de abri-lo,  o mesmo acionou em modo bateria mas não acionou rede, quando acionei o botão de start, queimou todo o circuito de potência.
Fui analisar o porque do ocorrido, desmontei toda a placa e vi que na entrada da fonte AC in estava faltando um capacitor na posição MV1A C14INT, acredito que por isso todo o circuito do Q17 ao Q28 e Q73 ao q78 e R24 ao R33 foram danificados no curto. 
Gostaria de saber se alguém tem o esquema elétrico desta placa, ou poderia me informar qual o capacitor que vai na entrada do AC In para tentar substituir os componentes danificados e ver se há recuperação do mesmo

na serigrafia da placa o modelo é 640-0734k rev13

 

obrigado.

IMG_20230831_164035801.jpg

IMG_20230831_164051621.jpg

IMG_20230831_164757295_HDR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada técnico tem um método de trabalho, eu por exemplo ate quando vou energizar um equipamento mesmo que novo, enviado pela fabrica direto para o cliente, normalmente de potencia acima de 5,0Kv, sempre abro e faço uma minuciosa inspeção visual.

Nunca ligo um equipamento antes da inspeção

Sempre uso proteção com resistor em serie com as bateria ou fonte de bancada para alimentar o equipamento

Nos senoidais nunca conecto direto as bateria , sempre carrego os capacitores com um resistor de 20R

Sempre verifico o funcionamento do inversor antes de ligar na rede

Este equipamento ao conectar a rede ele aciona o carregador , mas fica desligado. com rede ele so ligara ao pressionar o botão de start. Sem rede o botão de start devera ser pressionado 2 x para ligar.

Este componente faltante , o varistor, não implicaria na queima do inversor

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, joao lima RV disse:

Cada técnico tem um método de trabalho, eu por exemplo ate quando vou energizar um equipamento mesmo que novo, enviado pela fabrica direto para o cliente, normalmente de potencia acima de 5,0Kv, sempre abro e faço uma minuciosa inspeção visual.

Nunca ligo um equipamento antes da inspeção

Sempre uso proteção com resistor em serie com as bateria ou fonte de bancada para alimentar o equipamento

Nos senoidais nunca conecto direto as bateria , sempre carrego os capacitores com um resistor de 20R

Sempre verifico o funcionamento do inversor antes de ligar na rede

Este equipamento ao conectar a rede ele aciona o carregador , mas fica desligado. com rede ele so ligara ao pressionar o botão de start. Sem rede o botão de start devera ser pressionado 2 x para ligar.

Este componente faltante , o varistor, não implicaria na queima do inversor

 

 

Entendi Joao Lima RV, pelo meu conhecimento também não implicaria, mas com tudo achei muito estranho, a maquina liguei no 110v entrada de fonte, e fez exatamente o procedimento que vc descreveu, porém quando startei ela deu um curto direto, achei muito estranho. Como o cliente já tinha me dito que ela parou de funcionar, fui ver o sintoma para eu poder analisar. Estou trabalhando nela, logo posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde pessoal, desculpe-me a demora no retorno, pois fiquei afastado por um período de licença e ao mesmo tempo fiquei aguardando os componentes chegarem. 

 

Vamos lá: 
Conforme relatei acima e graças ao manual disponibilizado, consegui identificar o componente estourado na entrada do AC MV1A que é o Varistor S18 k150, troquei os componentes danificados na linha do Q17 ao Q26 e Q73, Q74, Q76 e Q77 (IRF3710) e R231, R29 ao R33 (20ohms 5% 1/4w) e também o R38 (1k 5% 1/4w), R43 (1k 5% 1/4w) e R44 (4.7k 5% 1/4w), esses entraram em curto quando liguei o equipamento conforme relatei no início do tópico. Após as  trocas, fiz uma análise geral dos componentes para ver se encontrava algo a mais com defeito, e a princípio não identifiquei alteração de nenhum componente.
Startei o nobreak e o mesmo apresentou outra falha, agora acredito que possa ser bateria mas vamos lá.

- Testei as 4 baterias de 12vdc 18ah (48vdc), e todas com 12.43vdc, porém ao ligar o disjuntor do equipamento o mesmo ligou o cooler em disparo, não ascendeu led no painel
- Apertei o botão de ligar e nada aconteceu
- Apertei o botão de Test e apresentou o led vermelho de nível de bateria e sob um som contínuo de beep.
- Apertei o botão de start e desligou o beep e o led.
- Testei o carregamento de bateria e está operando à 52.34vdc

Não consegui trocar as baterias ainda, mas gostaria de saber se há alguma coisa que eu tenha que fazer a mais tipo, é necessário executar uma calibração ou se é normal ele levar um tempo para carregar as baterias antes de ligar.

 

Obrigado por enquanto

Imagem do WhatsApp de 2023-11-07 à(s) 14.29.13_2c49fd44.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-11-07 à(s) 14.30.56_9f278277.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2023 às 15:20, joao lima RV disse:

image.thumb.png.c404e574ca53650beb2b24a20456dfad.png

image.thumb.png.ea68a855e64874aa4f6e921e59b14b8b.png

image.thumb.png.fadbdc246283ab7f71797b3b9fafdf77.png

 

Verifique o varistor de saida e os capacitores de filtro AC (2,2 uFx250v)

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Voltando com informações, conforme o manual disponibilizado pelo @joao lima RV acima, fiz os procedimentos a seguir:

- Removi o T2 para análise, e não encontre o estado de aberto ou em fuga, no primário testei a resistencia e deu 1.2ohms e no secundário 58.1ohms e 71.1ohms respectivamento no par da bobina.

* Para efeito de comparação, testei o T1 - no primário não apresentou resistência, no secundário 31ohms e 33ohms no par

- CT1 - testei e o mesmo está com 2.4Ohms, conforme manual, acima de 4ohms está danificado, então descartei falha nele;
- Q35 estava em curto, fiz a troca
- Os CIs não fiz a troca, porém fiz a medição deles e não encontrei curto na escala de diodo.
- Tem uma observação feita para testar os capacitores de filtro AC 2.2uf x 250v conforme manual, no equipamento em questão meus capacitores são de 20uf x 250v e removi-os  da placa e os dois estão com média pelo capacímetro de 18.5uf, não acho ser o problema neste caso considerando a perda. 
- As baterias não troquei ainda, não consegui outras para teste por enquanto

Ao ligar o equipamento sem as baterias por sua vez na primeira partida, o nobreak ligou e deu rede online e na saida a  tensão de 115v normal, não acusou falta de bateria conectada, porém na segunda vez que testei o relê ficou batendo. Na terceira vez, conectei as baterias e o mesmo fez o processo de inicialização e quando bateu o relê do inversor acusou sobrecarga igual a foto, led vermelho e beep continuo, ou seja ficou do mesmo jeito.

as baterias estão na medida de 12.41vdc fora do circuito, é possível que estas estão com defeito e ao ligar no equipamento, causando uma resistência e sobrecarga no carregamento do inversor?

Vou continuar nos testes por aqui.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...