Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Tv Monitor Semp Toshiba MLE 1951W com tensão de 12v baixa

Avalie este tópico:

josehenrique

Posts em destaque

Boa tarde pessoal. Estou com uma tv monitor semp toshiba modelo mle 1951w que está com a tensão baixa na linha de 12v (em torno de 7v).

Eu troquei o capacitor da linha dos 12v (por um usado que eu tinha aqui), troquei o fotoacoplador e verifiquei no pino de referência do tl431 e está tendo 2.5v.

Alguém que tenha experiência com fonte poderia me dar uma ajuda? Obrigado e aguardo uma resposta.

Imagem do WhatsApp de 2023-09-21 à(s) 14.16.35.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-09-21 à(s) 14.16.36.jpg

fonte sti.png

Editado: por josehenrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DigitalZone Info Boa tarde. Então, quando eu pressiono o botão power, a tensão sobe para 8 volts e acende o led verde.

Porém, depois de alguns segundos ele já volta a ficar led vermelho. Creio que seja por causa da fonte estar com a tensão baixa.

A principal aparentemente está ok, tem os 5v, 3,3v e as demais tensões.

Nesse caso, eu não sei mais o que pode ser kkk

Link para o comentário

Olá,

@josehenrique  algumas fontes das tv/monitores Philips e aoc em stand-by abaixam a tensão pela metade. Pelo esquema não é o seu caso. O divisor de tensão em conjunto com o tl431 em stand-by deveria ter 11,5v e em on os 12v. 

Remova da placa para testar fora os resistires r958 e r963. Se os resistires estiverem bons, não era pra ter 2,5v no pino 1 do  tl431 e sim 1,55v (troque ele).

• Joinha 1
Link para o comentário

@ohm Boa tarde Ohm e obrigado pela ajuda. Então, você tem certeza que era pra ter 1,55v no pino de referência no tl431? Porque eu acho que era pra ter 2,5v mesmo.

Outra coisa, o esquema parece que não bate com a placa, os valores dos resistores etc.

No esquema, o R958 é de 18k, na placa aparece como 103 (10000 ohms). Eu tirei fora pra testar e tá dando isso mesmo.

Sem título.png

Imagem do WhatsApp de 2023-10-03 à(s) 15.11.02_b37857dd.jpg

Link para o comentário

4 horas atrás, josehenrique disse:

ajuda. Então, você tem certeza que era pra ter 1,55v

A lei de ohm não mente amigo. Mas é bom seu questionamento!
Fiz os cálculos com os resistores de acordo com o esquema. Por isso pedi pra medir alguns resistores. Agora, calculando com o resistor de 10k no lugar de 18k da 2,49v aproximando no pino 1 do tl431 é justamente os 7,8 na saida. Em stand-by terá 6,9v

vejo que o r959 também está diferente do esquema. Isso impacta na tensão em stand-by. Em sua placa está 51k (no esquema 330k). Com esse valor o stand-by estara em 6,9v

Conclusão que chego. O r958 foi mexido. A solução é trocar o r958 por um de 18k. Assim terá 9,5v em stand-by e 12,07v em on.

Atenção. Após fazer a substituição do r958 teste a fonte na bancada (desconectado de toda tv). Pelo esquema vejo que o comando power on é ao contrário, nível baixo a Tv estará em on, nível alto no ps-on estará em stand-by. Então só conectar ela na rede elétrica deverá ter 12v na saída. Para fechar os teste da fonte na bancada coloque um resistor de 100r entre saída e ps-on e deverá aparece 9,5v na saída.

Link para o comentário

@ohm Beleza ohm, obrigado pela ajuda. Vou estar a fazendo a troca do r958. O cálculo que vc fez para saber a tensão entre os dois resistores seria essa daqui?

Vout = Vin * R2 / R1 + R2

Quais outros cálculos vc fez para saber a tensão na saída da fonte? Apenas por curiosidade, valeu.

Link para o comentário

Essas fontes são enjoadas e costumam dar problema de fuga no diodo D910 (20V) e alto ESR no capacitor C907 (22uFx50V).

D910C907comFuga.png.d686a607343aa9f9782ce33f6196a4a6.png

Fora isso se os capacitores eletroliticos estiverem esgotados ou com alto ESR/EPR, o que faço eh trocar TODOS eles:

C907 / C909 = 22uFx50V ==> 47uFx63V
C952 = 180uFx16v ==> 270uFx16V (SMD)
C953 = 470uFx25V ==> 680uFx25V
C954 = 22uFx50V ==> 680uFx25v

na Placa Logica:

C805 = 220uFx16V  alimentação 5V do display
C881 = 220uFx16V  fonte 5V
C819 = 100uFx16V ==> 220uFx16V fonte 3.3V (colocado deitado na placa)

Nunca tive necessidade de alterar valores de resistores para que a fonte funcionasse corretamente.

• Joinha 1
Link para o comentário

2 horas atrás, William_R disse:

Nunca tive necessidade de alterar valores de resistores para que a fonte funcionasse corretamente.

Então @William_R , esse parece ser um abacaxi dos grandes. O estranho é que pelos valores dos resistores que polarizam o tl431 está dando justamente o valor de 7,8 em on e 6,9v em stand-by. Por isso minha suspeita de tentativa de manutenção anterior. Além do resistor de 10k está com aparecia diferente dos demais.

Em 04/10/2023 às 13:29, josehenrique disse:

Vout = Vin * R2 / R1 + R2

@josehenrique Sim, esse para o divisor te tensão.

Esse outro para o cálculo da tensão de saída da fonte: Vo= (1+R1/R2)*2,5

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia @William_R e obrigado pela ajuda.

Então, o problema dela ligar e desligar seria por causa do c907?

Eu fiz a troca do resistor @ohm e voltou a ter 12 volts na saída, obrigado. Agora ela só tá desligando depois de um certo tempo. Ela até aparece sem sinal na tela, mas depois ela desliga, voltando pra led vermelho.

Vou tá fazendo a troca dos capacitores e vendo o resultado, obrigado.

Link para o comentário

C907 eh responsavel pela alimentação do PWM.  Se faltar essa alimentação o PWM não oscila e não tem +5V e nem os 12V no secundario da fonte.

Pino 6 do NW905 (OZ531) - VDD deve ficar em torno de 13.4V

A fonte desliga ou apaga a tela ?

Se o +5V e o 12V estiverem estaveis, ligar e desligar pode ser um problema nos LEDs de iluminação do plano traseiro da tela !

Aparecer a mensagem de sem sinal na tela, no caso de monitores costuma ser falta de um dos sinais de sincronismos (HSYNC / VSYNC) na entrada de sinal.

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário

Então William, eu não acho que seja problema no backlight, porque o monitor liga e acende a tela.

O sem sinal que aparece nela deve ser porque ela não está conectado em nada.

Ela liga, aparece imagem e logo desliga em seguida.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

@Chigaco 

Para conseguir ajuda, abra um novo tópico na área correspondente.
O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Defeito.

Informe também todos os testes já realizados.

Segue alguns links que podem ajudar:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

topico_antigo.PNG

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...