Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Nova tecnologia torna baterias de lítio muito mais duradouras

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

010115230926-bateria-sem-queda-tensao-2.thumb.jpg.8a68fad3e10b3b0417a954d15d7d1022.jpg

Já se sabia que esses metais de transição adicionais eram interessantes, mas ninguém havia conseguido tirar proveito deles até agora.
[Imagem: Dong Luo et al. - 10.1038/s41560-023-01289-6]

 

Baterias de lítio que duram mais

 

Um avanço fundamental na tecnologia das baterias - carentes de inovações mais substanciais há muito tempo - deverá ter implicações profundas para o nosso futuro energético, sobretudo para a eletrificação dos transportes.

 

Dong Luo e colegas da Universidade Cidade de Hong Kong virtualmente resolveram o problema da queda de tensão que ocorre a cada ciclo das baterias de lítio, e que inevitavelmente acaba inutilizando-as, exigindo sua troca - lembrando que a reciclagem das baterias de lítio ainda é um problema a ser resolvido.

 

A inovação consiste na estabilização da estrutura, em forma de favo de mel, dentro do material catódico, que compõe o eletrodo negativo, resultando em baterias mais duradouras e mais eficientes. Isso envolveu o uso de óxidos em camadas ricas em lítio e manganês, uma classe promissora de materiais já longamente pesquisada, devido à sua alta capacidade e baixo custo, mas que não chegaram às baterias reais porque apresentavam uma queda de tensão com o uso.

 

Ao incorporar íons desses metais de transição adicionais no material do cátodo, a equipe reforçou a estrutura de favo de mel, resultando em uma queda de tensão insignificante de apenas 0,02 mV por ciclo de uso e recarregamento.

 

Através de medições em escala atômica, a equipe descobriu que os íons metálicos de transição intercamadas atuam como uma "tampa", acima ou abaixo da estrutura do favo de mel, evitando a migração dos cátions e mantendo a estabilidade do material. A estrutura permaneceu intacta mesmo em altas tensões de corte e durante todo o ciclo, garantindo a integridade estrutural das baterias.

 

"Nosso trabalho resolveu o problema de queda de tensão no cátodo LMR [rico em lítio e manganês], com uma capacidade quase duas vezes maior do que os materiais catódicos amplamente utilizados, abrindo caminho para soluções de armazenamento de energia mais poderosas e sustentáveis," disse o professor Qi Liu, coordenador da equipe.

 

A próxima etapa envolve ampliar o processo de fabricação, saindo da escala de laboratório para a produção de baterias em escala industrial.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nova-tecnologia-torna-baterias-litio-muito-mais-duradouras&id=010115230926

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...