Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Unique N3955 / J14IM2X M/B V1.1 2XDDR3 / Webcam não funciona

Avalie este tópico:

MJVFC

Posts em destaque

Estou com este equipamento na bancada e ele não funciona webcam.

Já tentei acionar o atalho do teclado, testei com outro sistema, outra webcam, outro flat, já testei continuidade via por via e o flat está OK...mesmo assim não funciona a webcam, nãe é nem reconhecida pelo sistema.

Parti para analisar o circuito apenas por curiosidade e cheguei na seguinte conclusão:
- Pino 1: recebe 5v certinho

- Pino 2: GND

- Pino 3: NADA

- Pino 4: NADA

- Pino 5: NADA

Os pinos 3 e 4 vem do chipset ICH9M, pelo que entendi eles estão diretamente conectados. Estes pinos e os R5 e R6 não têm tensão. Como acredito vir direto do chipset então não tive como medir diretamente lá.

O pino 5 está conectado no IT8500BX na perna 104, medi continuidade e os componentes e o pino estão conectados à perna, mas não tem tensão.

Eu acredito que o problema é no chipset ou nesse controlador. Gostaria de saber se os testes que fiz e minhas conclusões estão certas pois sou só um curioso kkkkkkk

Ou será que tem outro ponto que precise ser verificado?

Já ia me esquecendo, os 5v só aparecem depois que starta a placa, mas acredito que seja assim mesmo...

CAM_POS.thumb.jpg.2e1bc3972e34582b66cdd401d84c5a68.jpg

Editado: por MJVFC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MJVFC qual versão do BIOS está neste notebook? Já aconteceu comigo com esta mesma placa, o seguinte: notebook totalmente funcional, atualizei o BIOS para a última versão que encontrei (1.28) e depois que o Windows subiu a webcam que antes estava funcionando, não era mais reconhecida. Ao pressionar a combinação "FN+F10" o aplicativo "OSD" exibia na tela "No function". Voltei para a versão do BIOS que estava antes e a webcam voltou a funcionar. Aparentemente existem versões para notebooks com e sem webcam. Estou tentando subir aqui um pacote com diferentes versões de BIOS desta placa, mas não estou conseguindo. Quando der coloco aqui o link pra você...

Link para o comentário

@walterxp O pino 5 não tem nada, acredito que o IT8500BX esteja com algum problema e não está gerenciando a webcam. Já tentei o atalho e também já usei outro sistema para descartar a hipótese de driver.

@e_favero Não sei te dizer a versão do BIOS no momento, nada acontece quando aperto o atalho da camera. O mais estranho é que a camera, por ser um dispositivo USB, não mostra nada no gerenciador quando desconecto e conecto, aparentemente ela está só com a alimentação do 5v mesmo.

A peça que faltava chegou, vou montar e liberar este note e vou explicar o cliente que é um problema na placa.
Enquanto não libero o note se alguém quiser dar mais opinião.

Link para o comentário

Em 29/09/2023 às 14:59, MJVFC disse:

Estou com este equipamento na bancada e ele não funciona webcam.

Já tentei acionar o atalho do teclado, testei com outro sistema, outra webcam, outro flat, já testei continuidade via por via e o flat está OK...mesmo assim não funciona a webcam, nãe é nem reconhecida pelo sistema.

Parti para analisar o circuito apenas por curiosidade e cheguei na seguinte conclusão:
- Pino 1: recebe 5v certinho

- Pino 2: GND

- Pino 3: NADA

- Pino 4: NADA

- Pino 5: NADA

Os pinos 3 e 4 vem do chipset ICH9M, pelo que entendi eles estão diretamente conectados. Estes pinos e os R5 e R6 não têm tensão. Como acredito vir direto do chipset então não tive como medir diretamente lá.

O pino 5 está conectado no IT8500BX na perna 104, medi continuidade e os componentes e o pino estão conectados à perna, mas não tem tensão.

Eu acredito que o problema é no chipset ou nesse controlador. Gostaria de saber se os testes que fiz e minhas conclusões estão certas pois sou só um curioso kkkkkkk

Ou será que tem outro ponto que precise ser verificado?

Já ia me esquecendo, os 5v só aparecem depois que starta a placa, mas acredito que seja assim mesmo...

CAM_POS.thumb.jpg.2e1bc3972e34582b66cdd401d84c5a68.jpg

Valores em condução reversa nos pinos 3, 4 e 5???

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...