Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Epson L3150 batendo carro de impressão nos lados

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Pessoal, estou aqui com essa impressora que foi o seguinte: peguei ela para limpar o cabeçote de impressão porque estava imprimindo com falha onde pla limpeza através do software não resolveu.

Fiz a limpeza com solução clean, aguardei secar e montei tudo. Quando liguei a impressora pra testar, ela ficou com o led vermelho indicador de papel aceso como se estivesse papel preso, mas não tinha papel na bandeja. Desmontei novamente, fiz limpeza no sensor, e o led vermelho apagou só que agora o carro bate nas laterais da impressora e depois fica no meio. Quando mando imprimir, dá uma mensagem de erro.

Se alguém já pegou esse problema poderia dá uma força aí por favor.

Postado

Boa noite @Nilsinho Chagas !

Vamos lá, tem alguns passos a seguir, primeiro, verifique atrás do carrinho de impressão se a fita encoder está passando por dentro do sensor encoder do carrinho que fica localizado atrás do mesmo, segundo, tente limpar a fita encoder com algodão e álcool isopropílico, terceiro, verifica se na hora de remover a cabeça de impressão, você não esbarrou no flat do sensor encoder do carrinho e ele não está mal encaixado, quarto, tente trocar o carrinho de impressão, quinto, verifica se não tem nada errado com o disco encoder e seu sensor localizado do lado esquerdo da impressora, se nada disso adiantar aí tem que partir para o reparo ou troca da placa lógica, regravação de eeprom e tudo mais.

Boa sorte!

Postado

Olá amigo, verifica se o sensor do disco encoder está conectado a placa lógica, se estiver, verifica se o disco está fazendo a leitura corretamente, outro detalhe, verifica se a fita encoder está passando por dentro do sensor que fica por trás do carro de impressão, geralmente qnd o carro fica batendo assim, é problema na leitura da fita encoder, e tbm verifica o tracionador que fica na bandeja de papel, tem uma mola la q faz com q o tracionador bata no sensor da placa ao puxar o papel, verificando atentamente um desses problemas citados, deve resolver.

Postado (editado)

Verifica fita enconder fora do sensor , fica atrás do carrinho, as vezes tem que desmontar recolocar., pode ser tb fita  enconder com sujeira, tinta, graxa. etc.costumo passar pano com alcool isopropílico.

Editado: por rgb comput
Postado

amigo, veja se fita encoder (aquela transparente) não está fora do sensor atrás do carro. Veja também aquele flat de 4 vias se não está solto ou pode ainda estar quebrado. Para bater desse jeito e dar erro, só pode ser...

Postado

Pelo sintoma, terás que trocar o flat do sensor do carrom se ja analisou e viu que esta tudo no lugar.  Esse 'tira e coloca' deve ter danificado, ele é muito sensível. Conselho: Compre os 2 flats juntos, da cabeça de impressão e do sensor, ja com o suporte plástico e dobrado, vai facilitar muito e vc encontra por um bom preço no ML mesmo. Dica: Coloque e encaixe os flats e deixe para encaixar o do sensor la no carro por ultimo. Quando chegar a hora de encaixa-lo, traga o carro todo para a esquerda, até o seu limite, ali vc vai ter um acesso ao conector bem mais fácil, sem precisar se 'esticar' muito, ja vi alguns falando que tem que desmontar, mas se trouxer o carro todo para esquerda, vai ver que fica mais fácil de encaixar!! Boa sorte.

Postado

Se esta tudo encaixado, flat ruim. Tenho um danificado aqui, tirei uma foto p vc ver como que ele, na maioria das vezes, fica quando esta com problema. Não adianta fazer teste de continuidade, pois ele pode dar um 'falso positivo'.

WhatsApp Image 2023-10-02 at 13.55.10.jpeg

Postado
11 minutos atrás, Rods disse:

Se esta tudo encaixado, flat ruim. Tenho um danificado aqui, tirei uma foto p vc ver como que ele, na maioria das vezes, fica quando esta com problema. Não adianta fazer teste de continuidade, pois ele pode dar um 'falso positivo'.

WhatsApp Image 2023-10-02 at 13.55.10.jpeg

Ela fica batendo também não nas laterais da impressora?

Postado

Amigo, essa minha certeza é de que, quanda há um problema no flat do sensor do carro, o mesmo bate nas laterais, ou da uma acelerada e para, devido a falha na leitura. Não é ctza que é o seu dignóstico, mas tudo indica, claro se vc conferiu esses encaixes ai. Esse seu ultimo post ficou um pouco confuso.

Postado

Eu quis dizer que já verifiquei a fita encoder e ela passa pelo sensor do carro de impressão. O disco encoder pelo que verifiquei, está ajustado no sensor também. O sensor que fica no tracionador de papel, que possui tipo uma alavanca que entra e sai do sensor, esse eu não vi ele se mechendo quando a impressora é ligada. Não sei se o problema é esse ou do flat.

Postado (editado)

@Nilsinho Chagas Já peguei esse cabinho flat quebrado também. Fazia o mesmo sintoma. No meu caso ele tinha quebrado bem na curva onde os flats entram na carcaça de metal para serem conectados na placa lógica. Quase no mesmo ponto da foto postada pelo @Rods.

Use um multímetro e meça a continuidade das trilhas deste flat de 4 vias do sensor da fita encoder.

Testa uma por uma estas trilhas. Com certeza alguma delas não vai dar continuidade e é esta que está rompida.

No meu caso eu tinha uma sucata de impressora e ocupei o flat dela para substituição. Se você não tiver sucata, procure na internet para comprar.

Editado: por elias.girardi
Postado

@Nilsinho Chagas Já que verificou os sensores, fita e disco encoder e está tudo bem, só pode ser cabo flat ou placa lógica, recomendo trocar o cabo flat primeiro, depois partir para placa mãe, como última opção pode trocar o carrinho com sensor também, mas acredito que o problema esteja no flat ou na placa lógica.

Boa sorte!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...