Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 3501 - LA-K033P - sem tensão de memória

Avalie este tópico:


Donini II

Posts em destaque

Notebook liga sem video e desliga em aproximadamente 30 segundos fica em loop eterno, verificando a placa constatei que não tem tensão de alimentação de memoria, seguindo a sequencia de start, vi que não tenho o sinal +2.5V_MEM esse sinal vem do ci RT9059GSP pino 6 
analisei o ci responsável por esse sinal e não consegui encontrar o erro.
PINO 1= Fiquei em duvida o pino 1 do ci RT9059GSP tem os +3VALW de um lado do resistor e na saida 0V
PINO 2= 0V como se trata de sinal (#) acredito que esta correto
PINO 3= 3V
PINO 4= 5V
PINO 6= 0V
PINO 7= 0V

link do esquema 

 

 

Cliente não teve paciência para esperar, note devolvido sem conserto.

 

RT9059GSP - Copia.png

Editado: por Donini II
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donini II Minha interpretação do sinal "SIO_SLP_S4#". (sio sleep s4# com 0v quer dizer que estágio S4 está "dormindo"). Mas se a intenção é "acordar" a placa, então 3.3v nesse pino seria o correto a se esperar. O certo é sempre ler o sinal, e não simplesmente achar que ter 0v está correto porque tem o #. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas placas, são problemáticas com bios, em geral corrompem com o windows update, bateria com carga baixa. ou manutenção preventiva. Cito essa pq já me ocorrreu aqui, pode ser o seu caso. Recomendo vc fazer o reparo da sua bios, aí são 2 chips uc5 8mb e uc6 16mb. Também recomendo manter o backup originais por precaução. Ter cuidado pois os chips ficam perto do chipset

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@Donini II Minha interpretação do sinal "SIO_SLP_S4#". (sio sleep s4# com 0v quer dizer que estágio S4 está "dormindo"). Mas se a intenção é "acordar" a placa, então 3.3v nesse pino seria o correto a se esperar. O certo é sempre ler o sinal, e não simplesmente achar que ter 0v está correto porque tem o #. 

Pela sequencia de start, tenho o sinal POWER_SW#_MB que é o pressionamento do botão power, depois disso, não tenho mais sinal que seria SIO_SLP_S5# que sai do PCH, todos com 0V.

sequencia de start.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Átomos disse:

Essas placas, são problemáticas com bios, em geral corrompem com o windows update, bateria com carga baixa. ou manutenção preventiva. Cito essa pq já me ocorrreu aqui, pode ser o seu caso. Recomendo vc fazer o reparo da sua bios, aí são 2 chips uc5 8mb e uc6 16mb. Também recomendo manter o backup originais por precaução. Ter cuidado pois os chips ficam perto do chipset

Fiz a regravação só por desencargo, mas não apareceu as tensões que  sai do PCH, sempre faço com cuidado, isolo tudo ao redor com fita alumínio retiro o ci com a estação de ar quente, renovo as soldas nos pads com ferro de solda e faço backup de todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donini II meu caro colega, essas máquinas não são assim, vc pegar uns arquivos quaisquer e gravar, não funciona. Vc tem que fazer o reparo do arquivo original, preferencialmente. No seu caso, por se tratar de uma possível corrompimento por update, as vezes requer um arquivo doador, tem q ser feito o reset de aguns parâmetros, pra alguns somente a limpeza da me region pode resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Donini II disse:

Pela sequencia de start, tenho o sinal POWER_SW#_MB que é o pressionamento do botão power, depois disso, não tenho mais sinal que seria SIO_SLP_S5# que sai do PCH, todos com 0V.

sequencia de start.png

Mais depois desse POWER_SW#_MB  tem q sair um sinal SIO_PWRBTN# que vai pro pch pra ele retornar o sinal S5 pro IO

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Átomos disse:

@Donini II meu caro colega, essas máquinas não são assim, vc pegar uns arquivos quaisquer e gravar, não funciona. Vc tem que fazer o reparo do arquivo original, preferencialmente. No seu caso, por se tratar de uma possível corrompimento por update, as vezes requer um arquivo doador, tem q ser feito o reset de aguns parâmetros, pra alguns somente a limpeza da me region pode resolver. 

Mas seria possível bios corrompida não ter tensão de memoria, porque já peguei caso que faltava alimentação do processador e placa de video dedicada, agora faltar tensão de memoria não lembro.

Mas acredito que possa ter relação por estar faltando sinal que sai da PCH, vou ver se consigo fazer um clean ME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, infocel technology disse:

Mais depois desse POWER_SW#_MB  tem q sair um sinal SIO_PWRBTN# que vai pro pch pra ele retornar o sinal S5 pro IO

Agora fiquei na duvida  de novo, porque na sequencia de start não aparece esse sinal SIO_PWRBTN#

 

Verdade, achei na pagina 75, vou analisar  isso.

Editado: por Donini II
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Dell Inspiron 3501 - LA-K033P - sem tensão de memória

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...