Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido dell inspiron 5458 Placa La-B843P carrega windows muito lento

Avalie este tópico:


Roberto275803

Posts em destaque

Colegas,

 

Esta maquina deu entrada hoje aqui com a seguinte queixa do cliente. Demora muito de carregar o windows 10 e depois dar tela azul e reinicia.

 

Liguei com a fonte de bancada consumo de 500 mA e carregou o windows 10. Ao carregador o windows abrir o Gerenciador de tarefas e selecione o desempenho da CPU.

 

A velocidade da CPU estava fixa em 0,800 GHZ e a utilização em 20%. Eu notei que mesmo abrindo qualquer aplicativo a velocidade não mudava. Então desconecte a fonte de bancada e deixei somente na bateria e  aumenta velocidade da CPU subiu para 1,75 GHZ e ficou variando aumentando e caindo pouco, mas com pouco tempo deu tela az original e reiniciou.

 

Fiz o mesmo teste usando o carregador original. Deixei carregar o windows com a fonte de bancada e depois de carregador desconectei a fonte de bancada e conectei a fonte original e aí notei velocidade variando normal e a maquina rápida e tela azul

 

Resumindo a maquina só carrega o windows re funciona se deixar a fonte de bancada conectada e com a velocidade  CPU travada em 0.800GHZ

 

Já regravei bios, limpei Me Region, troquei memoria, desliguei tudo da maquina e não muda o comportamento.

 

Alguém já enfrentou este problema?

 

Abs,

 

Roberto

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Boa noite!
Qual erro é apresentado na tela azul?
Teste com uma mídia de gravação do SO, de preferencia com o AB deixando a maquina ligada e durante o dobro do tempo em que da tela azul (caso não aconteça antes), no AB você terá inúmeras ferramentas para da carga e exigir processamento e memória.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Roberto275803 disse:

Fiz o mesmo teste usando o carregador original.

Esse carregador original esta sendo reconhecido no SETUP?

Usou uma carga para testar se esse carregador está fornecendo a corrente que deveria?

 

Dell quando não reconhece carregador original, limita o processador.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GregGeOtOl @py2eb 

 

Colegas,

 

Tudo indica que é mesmo o processador BGA com defeito. Acredito que nem reballing vai resolver. 

 

Estou anexando as imagens. Com a velocidade travada no mínimo 800 GHZ a maquina fica lenta, mas carrega e abre os aplicativos. Quando coloca a fonte original começa a carregar a bateria e a velocidade sobe para o maximo do processador, mas logo trava tudo e dar tela azul.

 

Veja aí se entenderem o que está acontecendo aqui ou eu não expliquei bem.

 

Abs,

 

Roberto.

 

 

IMG_0931.JPG

IMG_0932.JPG

IMG_0933.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roberto275803 disse:

@GregGeOtOl @py2eb 

 

Colegas,

 

Tudo indica que é mesmo o processador BGA com defeito. Acredito que nem reballing vai resolver. 

 

Estou anexando as imagens. Com a velocidade travada no mínimo 800 GHZ a maquina fica lenta, mas carrega e abre os aplicativos. Quando coloca a fonte original começa a carregar a bateria e a velocidade sobe para o maximo do processador, mas logo trava tudo e dar tela azul.

 

Veja aí se entenderem o que está acontecendo aqui ou eu não expliquei bem.

 

Abs,

 

Roberto.

 

 

IMG_0931.JPG

IMG_0932.JPG

IMG_0933.JPG

na tela azul do lado do qrcode tem um erro escreva ela aqui porfavor

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Roberto275803 disse:

@guim wan Colega este tal QR code apenas abre o navegador numa tela de ajuda padrão, de nada ajuda.

 

Agora nesta imagem que mandei está escrito: Código de parada: Critical Process Died

 

Abs,

 

Roberto

a respeito da tela azul teste com um outro hd com sistema operacional com bom funcionamento e vê se o erro some, agora sobre o desempenho tenta fazer o que o @hugo_baldez mencionou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, hugo_baldez disse:

ta lento pq nao reconhece o carregador, provável que esteja unknown na bios
possivel defeitos
cabo jack ruim, fonte do cliente ou proprio circuito do ps_id com defeito e nao reconhece a fonte!
dell da muito defeito conector jack quase todos que pego e jack quebrado interno

Colega está tudo bem nesta parte. Ele reconhece o carregador 65 watts e carrega a bateria normal; Com a fonte de bancada ele não reconhece e não carrega a bateria, mas liga normal.

Queria ser mais claro sobre o problema, mas não estou conseguindo:

 

1 - quando eu conecto a fonte de bancada o windows carrega e vejo pelo gerenciador de tarefas que o processador fica fixo no minimo de velocidade 800 mHZ e claro que não carrega a bateria e nem identifica o carregador.

2 - para liberar a velocidade do processador basta desconectar a fonte de bancada e o processador muda de 800MHZ para 1.7 GHZ mas logo em seguida trava tudo e dar tela azul.

 

3 - Resumindo o processador não aceita trabalhar acima da velocidade minima. Se tentar ligar ele somente com a bateria e a velocidade liberada ele trava e dar tela azul. Se tentar ligar ele somente com a fonte original ele trava e dar tela azul. Ele só liga com a fonte de bancada conectada pq o processador fica travado em 800MHZ

 

Se tivesse defeito no sinal PSID ele não reconheceria o carregador e nem carregava a bateria que está com 100% de carga.

 

Engraçado que no teste de Diagnostico tudo é aprovado;

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Colega está tudo bem nesta parte. Ele reconhece o carregador 65 watts e carrega a bateria normal; Com a fonte de bancada ele não reconhece e não carrega a bateria, mas liga normal.

Queria ser mais claro sobre o problema, mas não estou conseguindo:

 

1 - quando eu conecto a fonte de bancada o windows carrega e vejo pelo gerenciador de tarefas que o processador fica fixo no minimo de velocidade 800 mHZ e claro que não carrega a bateria e nem identifica o carregador.

2 - para liberar a velocidade do processador basta desconectar a fonte de bancada e o processador muda de 800MHZ para 1.7 GHZ mas logo em seguida trava tudo e dar tela azul.

 

3 - Resumindo o processador não aceita trabalhar acima da velocidade minima. Se tentar ligar ele somente com a bateria e a velocidade liberada ele trava e dar tela azul. Se tentar ligar ele somente com a fonte original ele trava e dar tela azul. Ele só liga com a fonte de bancada conectada pq o processador fica travado em 800MHZ

 

Se tivesse defeito no sinal PSID ele não reconheceria o carregador e nem carregava a bateria que está com 100% de carga.

 

Engraçado que no teste de Diagnostico tudo é aprovado;

 

 

 

 

 

ja verificou com outro hd, como se tivesse formatado o notebook, pois o sistema pode estar corrompido ou com algum driver com maufuncionamento, entendi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guim wan Eu poderia seguir até por este vídeo, mas o meu problema é diferente.

 

O meu problema é que o processador não suporta aumentar a velocidade dele.

 

Já tentei com acesso pela USB com pendrive e o comportamento é o mesmo. Rodando linux o problema se repete. Somente funciona travado em 800 MHZ com qualquer sistema operacional windows PE, light, etc  e qualquer porta, USB, cdrom, sata.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Roberto275803 disse:

@guim wan Eu poderia seguir até por este vídeo, mas o meu problema é diferente.

 

O meu problema é que o processador não suporta aumentar a velocidade dele.

 

Já tentei com acesso pela USB com pendrive e o comportamento é o mesmo. Rodando linux o problema se repete. Somente funciona travado em 800 MHZ com qualquer sistema operacional windows PE, light, etc  e qualquer porta, USB, cdrom, sata.

 

 

entendi, ele esta com underclock, pode ser que um das fases de alimentaçao do processador esta desativada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, guim wan disse:

entendi, ele esta com underclock, pode ser que um das fases de alimentaçao do processador esta desativada

Acredita que o reballing resolveria ou somente a troca do processador?

 

Tem varias placas destas no Mercado Livre com o mesmo problema. Aliás a Dell é campeã em apresentar este tipo de defeito em não carregar o windows. Tem algumas placas aqui da linha 3000 e 5000 com o mesmo defeito,

 

Abs,

 

Roberto

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Acredita que o reballing resolveria ou somente a troca do processador?

 

Tem varias placas destas no Mercado Livre com o mesmo problema. Aliás a Dell é campeã em apresentar este tipo de defeito em não carregar o windows. Tem algumas placas aqui da linha 3000 e 5000 com o mesmo defeito,

 

Abs,

 

Roberto

antes de fazer reballinig afere com o multimetro pois estava com um dell que o drmos não estava alimentando uma das fazes do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, guim wan disse:

antes de fazer reballinig afere com o multimetro pois estava com um dell que o drmos não estava alimentando uma das fazes do processador

Esta placa parece que só tem uma alimentação por meio PU4701 e o consumo dela parece normal 560 mA

 

core.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2023 às 18:02, Roberto275803 disse:

Esta placa parece que só tem uma alimentação por meio PU4701 e o consumo dela parece normal 560 mA

 

core.jpg

PL4701 não é alimenta por PU4701 e sim por PU4601. me desculpe se eu estiver enganado!

qual é o comportamento da PL4701 ligado a fonte e ligado só na bateria?

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...