Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak sms manger Net3+ placa to3002 queimando mosfet

Avalie este tópico:

Norberto Rocha

Posts em destaque

Boa a noite a todos…

chegou pra mim esse nobreak SMS… 

ele tá queimando os mosfetes antes foi o Q9 e Q10 identifiquei um diodo do relê RE2 e o RE4 estava com problema fiz a troca 

mas quando liguei ele na tomada, o Q12 estourou! 
alguém saberia me falar qual problema

eu vou enviar as fotos

obrigado a todos

IMG_5270.jpeg

IMG_5271.jpeg

IMG_5272.jpeg

Editado: por Norberto Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Norberto Rocha disse:

Boa a noite a todos…

chegou pra mim esse nobreak SMS… 

ele tá queimando os mosfetes antes foi o Q9 e Q10 identifiquei um diodo do relê RE2 e o RE4 estava com problema fiz a troca 

mas quando liguei ele na tomada, o Q12 estourou! 
alguém saberia me falar qual problema

eu vou enviar as fotos

obrigado a todos

IMG_5270.jpeg

IMG_5271.jpeg

IMG_5272.jpeg

sempre que efetuar a manutenção em equipamentos como este use uma lâmpada em série desta forma protegera o equipamento de novas possíveis falhas enquanto se avalia o restante do circuito a procura de mais defeitos ok.

Feita a troca nos mosfets, verifique o regulador de tensão, depois os diodos desta linha, e os BC's 337 pois se estourou o mosfet é porque ainda tem um curto na linha dos mesmos, quais outros testes que executou nesta placa??? ela possui o famigerado TL431 também, depois de tudo verificado, foque nos LM324 que são os CI's e depois poste os resultados ok conforme imagem abaixo os pontos que circundei em vermelho.

image.thumb.png.7ae2d0048bc7e5d9ef0df182280e3f40.png

Boa Sorte   :)

• Joinha 1
Link para o comentário

25 minutos atrás, Priscila Cristiane disse:

@Norberto Rocha olá bom dia, por favor, mude o prefixo para "dúvida" ou "em análise", assim que mudar e deixar seu tópico de acordo, continuará recebendo ajuda. Obrigada🤗

seu tópico foi movido para a área correta »

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Bem lembrado, esqueci de comentar a mudança do prefixo, perdoe-me pelo meu esquecimento, irei prestar mais atenção nos próximos. Obrigado

• Joinha 1
Link para o comentário

Para efeito de teste voce pode usar so um fet em cada braço. Alem da lampada serie sugerida pelo Maru , coloque um resistor de 0R22 a   0R47 5w em serie com a bateria

Em inversor verifique se a tensão no plug, pode ser causada queima dos fets pois , voce joga a rede junto com o inversor

esta parte do esquema é do T03010 , deve ser parecido

image.png.8787c5fd34d242fb87cfb72989547942.png

Link para o comentário

@Maru@joao lima RV 

boa Noite amigos….

segui todos os caminhos… e de todos só um lm324 está com o pino 3 com problema. Aproveitei e troquei os dois O restante tudo ok, todos os transitor bc337 ok, diodos em volta tudo ok 

esse relê azul citado pelo João eu troquei pq achei que ele não estava funcionando mas testando ele alterava  um pouco a bobina dele tá dando 73ohms.

Enfim fiz a lâmpada em série, e pluguei mesmo com ele desligado ela acende. 
será que esse relê que coloquei o azul é o certo? 

Link para o comentário

@joao lima RV @Maru 

Olá a todos….

conforme o Joao me questionou o relê azul era de 12v e eu tenho aqui de 5v e coloquei no lugar…. Liguei na lâmpada em série…. Pipocou tudo de novo os mosfet, p80nf55 três estouraram e um pegou fogo mesmo com a lâmpada em série, 

segue as fotos…. 
será que pode ser uns dos relés? 
estou desconfiando! 
outra coisa mesmo sem tá na tomada quando ligo ele manda corrente normal para as tomadas de saída, e porem dessa vez ele ficou com apito continuo.

vou mandar as fotos

IMG_5284.jpeg

IMG_5285.jpeg

IMG_5286.jpeg

Link para o comentário

Se trocou os mosfets e não trocou o LM324, provavelmente é esse o problema....  sempre que trocar os mosfet's tem que trocar ele junto.   Poderá fazer o teste colocando um mosfet em cada braço, conforme sugerido mais acima, porém sem ligar os fios que vão presos nos dissipadores.... dessa forma poderá medir os pulsos nos gates.  Deverá haver, quando estiver funcionando em modo bateria (onda quadrada e invertidos nos gates dos mosfets).

Link para o comentário

2 minutos atrás, JAROD disse:

Se trocou os mosfets e não trocou o LM324, provavelmente é esse o problema....  sempre que trocar os mosfet's tem que trocar ele junto.   Poderá fazer o teste colocando um mosfet em cada braço, conforme sugerido mais acima, porém sem ligar os fios que vão presos nos dissipadores.... dessa forma poderá medir os pulsos nos gates.  Deverá haver, quando estiver funcionando em modo bateria (onda quadrada e invertidos nos gates dos mosfets).

Aproveitando o gancho, troque também o regulador de 5 volts, pois depois de ter ocorrido esta catástrofe, ele provavelmente foi junto.

Boa Sorte   :)

• Joinha 1
Link para o comentário

Uma das configurações do inversor é a com transformador com center tap. Chamo de braço cada lado dos fets. Para testar sem carga ou com uma muito pequena posemos usar 1 fet em cada lado

R é um resistor de proteção , colocado para teste. Se a corrente aumenta aumentara a queda de tensão no resistor protegendo os fets

image.png.a005ce9c1d6dfc64c88784d127eee2dd.png

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

@joao lima RV @Maru @JAROD 

Olha eu aqui….

fiz os testes…. Transistores que chaveiam os relés estão normais. Eu ainda não tive coragem de ligar ele na tomada ainda rs Ele tá ligando na bateria porém não está saindo tensões nas tomadas de saídas. 
Os cabos que vão no dissipador, está chegando os 12 da bateria, só que nós drenos dos fets não!! 
verifiquei no lm324 (ic2) e estão mandando pulsos para os gates, dos fets mas acredito eu que seja os fets. Pq ele não tem o dissipador atrás, vou ter que fazer a troca! 
tem outro transistor equivalente para substituir esse aqui é o p80nf55… eles são difíceis de encontrar! Por indicação do @Maru estou indo na mamute…. Mas eles não tem achei na loja do lado… mas era os últimos 4 

e agora achei no AliExpress rsss

bom galera é isso….!! Vou postando mais aqui.. agradeço a todos pela paciência!!!!

image.jpg

image.jpg

Link para o comentário

9 horas atrás, Norberto Rocha disse:

Olha eu aqui….

fiz os testes…. Transistores que chaveiam os relés estão normais. Eu ainda não tive coragem de ligar ele na tomada ainda rs Ele tá ligando na bateria porém não está saindo tensões nas tomadas de saídas. 
Os cabos que vão no dissipador, está chegando os 12 da bateria, só que nós drenos dos fets não!! 
verifiquei no lm324 (ic2) e estão mandando pulsos para os gates, dos fets mas acredito eu que seja os fets. Pq ele não tem o dissipador atrás, vou ter que fazer a troca! 
tem outro transistor equivalente para substituir esse aqui é o p80nf55… eles são difíceis de encontrar! Por indicação do @Maru estou indo na mamute…. Mas eles não tem achei na loja do lado… mas era os últimos 4 

bom galera é isso….!! Vou postando mais aqui.. agradeço a todos pela paciência!!!!

image.jpg

image.jpg

Neste link também tem, caso não queira ficar aguardando muito tempo para a chegado dos mesmos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa Sorte colega   :)

Link para o comentário

16 horas atrás, Norberto Rocha disse:

Olha eu aqui….

image.jpg

image.jpg

vc pode usar outros transistor tb.  irf3205 / irfb3306 so confirmar o datasheet deles,  pode usar no lugar correto.  nesse caso pelo que vi vc ja fez os procedimentos corretos. 

que são trocar os dois ci regulador lm324 / confirma se os transistor bc337 e 327 estão bons na placa.  confere os diodos  e depois de fazer tudo isso so ligar que é para funcionar. 
se mesmo assim não der certo. pode muito bem o seu transformador ou o processador alterados fazendo esse problema de queimar os fet  

• Joinha 2
Link para o comentário

17 horas atrás, Norberto Rocha disse:

Olha eu aqui….

Como foi citado acima, o IRFB3306 pode funcionar no lugar....  mas coloque apenas um em cada braço do inversor.  Como vc falou que está tendo o pulso de onda quadrada nos gates dos mosfets o problema não seria nos LM324 e acredito que também não seria no processador, pelo menos nesta parte de geração de pulsos.  Outra coisa que é interessante verificar é se não existe curto na saída... já peguei a saída de tensão nas tomadas (110 volts) com curto (havia um pingo de solda curto-circuitando os terminais das tomadas).  Se estiver tudo ok é ligar e testar.... caso queime tudo de novo é possível que haja defeito no transformador...   O transformador também pode ser testado, desligando ele do circuito e alimentando através de um variac, começando com uma tensão baixa no início e monitorando a tensão de alguns dos enrolamentos, podendo ser os fios que vão nos braços dos dissipadores ou o do circuito carregador.

Link para o comentário

• 6 meses depois...

@JAROD @Maru @joao lima RV 

Ola a todos, pq a pessoa Dona desse nobreak levou todo esse tempo para dar uma resposta sobre ele.

enfim ele já esta funcionando, a pessoa resolver querer de volta…. 
Porém notei uma coisa nele, eu coloquei os irf3205 no inversor, e nota que quando liga ele, ele não faz o auto teste direito com os bips de SMS.

Ele da duas bipadas acende a luz vermelha e fica verde…. 

Funcionou normalmente por um tempo coloquei equipamentos nele e deixei até ele desligar… 

coloquei ele pra carregar, sem nada, aí… estourou o mosfet de novo… to achando que é esses componentes ou o irf3205 não está servindo nessa placa o irfb3306 acho que é o mais indicado, para substituir o p80nf55.

só fiquei em dúvida no auto teste.

o que vcs acham??

Link para o comentário

10 horas atrás, Norberto Rocha disse:

@JAROD @Maru @joao lima RV 

Ola a todos, pq a pessoa Dona desse nobreak levou todo esse tempo para dar uma resposta sobre ele.

enfim ele já esta funcionando, a pessoa resolver querer de volta…. 
Porém notei uma coisa nele, eu coloquei os irf3205 no inversor, e nota que quando liga ele, ele não faz o auto teste direito com os bips de SMS.

Ele da duas bipadas acende a luz vermelha e fica verde…. 

Funcionou normalmente por um tempo coloquei equipamentos nele e deixei até ele desligar… 

coloquei ele pra carregar, sem nada, aí… estourou o mosfet de novo… to achando que é esses componentes ou o irf3205 não está servindo nessa placa o irfb3306 acho que é o mais indicado, para substituir o p80nf55.

só fiquei em dúvida no auto teste.

o que vcs acham??

O p80nf55 é para 55 volts por 80Amperes e pode achar em várias lojas especializada,  se esta fazendo uso do 3205, poderia também fazer uso destes STB150NF55 STP150NF55 STW150NF55 que também funcionaram por serem substitutos ao 3205, quanto ao circuito de carregamento qual o transistor que controla o recarregamento, neste caso poderá fazer uso do irf540 vai funcionar perfeitamente ok.

Boa Sorte   :)

Link para o comentário

@Maru @joao lima RV@JAROD

Sim… eu achei na internet o original p80nf55 que é onque estava nele em original, mas eu vou fazer ver esses que vc passou…. E o 3205, não está aguentando, ou não é original! eu estou usando em outro nobreak que vem com esses 3205 de fábrica… e eles estão estourando. Mesmo sem problemas na linha deles. 
vlw a ajuda!!!! Daqui a pouco posto aqui

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...