Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Nitro AN515-54 - EH5VF LA-H501P Rev:1A - Sem Imagem

Avalie este tópico:


XKing Infinityx

Posts em destaque

Salve galera. Tou com esse Nitro aqui, com seguinte defeito, liga tem todas as tensões mas não gera imagem, o consumo não passo de 1.6A, depois cai pra 1.1A.

Esse notebook já veio de outra assistência que condenaram o chipset. Mas como cada um é cada um! Resolvi pegar pra tentar o reparo.

Fazendo a inspeção visual, não achei nenhum trilha rompida nem oxidação, a placa ta bem conservada.

Com osciloscópio verifiquei que tenho pulso em todos as alimentações, e também na bios UH2 ( que já foi regravada ). Eu fiquei na dúvida sobre a outra bios UV49, com arquivo de 1MB, não achei pra baixar em lugar nenhum, inclusivo aqui no forúm do disponibiliza o 16MB e o 128KB , em fim...

Fazendo uma análise no termovisor pra ver alguma fuga, percebi um leve aquecimento no pch 0~50ºc em 3 segundos depois do start. Porém, resolvi pegar uma placa funcionando desktop H310, e verificar se o aquecimento é normal ou realmente ta com problema, aqueceu de forma parecida no mesmo intervalo porém até 0~42ºc. 

Se alguém puder me dar uma força agradeço =D

 

OBS: Essa parece que também já fizeram BGA da GPU, porém vi em um fórum que ela tem que dar imagem independente da placa de vídeo.

 

Sem Título-1.jpg

IMG_20231026_171519.jpg

IMG_20231027_085208.jpg

IMG_20231027_085201.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2023 às 10:41, Gilson Macedo disse:

@XKing Infinityx Você fez muitas coisas na placa, mas não fez o básico, que é justamente verificar os sinais no conector lvds. Não aconselho a mexer em bios sem antes fazer os procedimentos de rotina. 

Fiz os testes aqui.

 

1.2.3 = 19.5v

6.7 = 0v

8.9.10.11.12== 3.3v = Demora 10 segundos para aparecer

Em 27/10/2023 às 11:44, vado disse:

Você disse que tem todas as tensões,

então depois que fizer o que os amigos @Gilson Macedo @kazuki yano disseram, confere esses sinais também:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Medir sim, saindo so SIO

 

PCH_PWROK = 3.3v constante

SYS_PWROK = 3.3v constante

PLT_RST# = 3.3v constante

UCScreenshot20231030124723.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@XKing Infinityx Pinos 6 e 7 não estão corretas as tensões. Sinto lhe informar, mas a outra assistência acertou na análise.

verdade. verifiquei que o sinal BKOFF# vem do SIO, o esquema ta meio embaralhado, mas acho que é no pino 105, se for tem 3.3v, porém depois cai pra 0v quando a fonte assimétrica reduz o consumo pra 1.1A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, WJinformatica2016 disse:

@XKing Infinityx outro detalhe que eu faria é injetar 1v na bobina do pch e ver quanto de consumo vair ter 

se ela der 500mA é de se desconfiar do pch e se der mais que isso pode condenar ele mesmo. dai tem que realizar a troca dele

Injetei, teve apenas 20mA de consumo.

OBS: O cristal perto do PCH nao ta oscilando quando ligo a placa.

Editado: por XKing Infinityx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo esse sinal normalmente

28 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@XKing Infinityx PCH_BKL_PWM como o nome já diz é do PCH, então no meu entendimento o PCH está com defeito. 

ao meu ver gilson 

como temos video dedicado 

para ter esses sinais lvds temos que ter tudo ja pronto para dar video na tela, e a placa esta bem escura então não sei se realmente fizeram o reballig ou se esquentaram os dois lados da placa. pois aqui já vi de tudo. kkkkkkkkk

e dai o ideal seria desativar o video dedicado para ai sim ter certeza que temos um problema no pch

acho que deva ter sim mas como já mexeram não tem como ter certeza 

@XKing Infinityx o cristal do pch não esta oscilando? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

@Gilson Macedo esse sinal normalmente

ao meu ver gilson 

como temos video dedicado 

para ter esses sinais lvds temos que ter tudo ja pronto para dar video na tela, e a placa esta bem escura então não sei se realmente fizeram o reballig ou se esquentaram os dois lados da placa. pois aqui já vi de tudo. kkkkkkkkk

e dai o ideal seria desativar o video dedicado para ai sim ter certeza que temos um problema no pch

acho que deva ter sim mas como já mexeram não tem como ter certeza 

@XKing Infinityx o cristal do pch não esta oscilando? 

Foi a ponteira que tava x1, coloquei x10 fez a leitura de 24mhz ok

como faço pra desativar a GPU? só isolando as PLS?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, seguinte eu resolvi fazer um reflow com todos os cuidados no PCH pra ver se seria uma possivel solda fria ( Difícil que seja ), depois disso a placa liga e desliga, com termovisor o pch esquenta e esfria, acho que ele já tava morrendo e eu acabei de mata-lo. Vou comprar um e quando chegar aviso a vocês se resolveu ou não. Obrigado a todos pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
12 minutos atrás, XKing Infinityx disse:

Pessoal, troquei pch, ficou exatamente do mesmo jeito. Inclusive fiz uma comparação de temperatura com termovisor, ta igualzinho. Ou os dois pchs estão com defeitos ou os dois estão bons, entao o problema pode ta em outro lugar.

Todas as tensões presentes anteriormente e faltando tbm as que não tinham

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2023 às 11:47, master7 disse:

@XKing Infinityx move o RH44 para a posição do RH43 e remove as bobinas da GPU para desativar o vídeo off e poste o resultado.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Fiz esse procedimento ficou do mesmo jeito. Estava observando uma coisa e parece que esse chipset que comprei veio com 1 capacitor arracando. Uma lado é ligado no GND e o outro não sei, peguei o chipset antigo e tentei ver continuidade do lado positivo e não vai em nenhum outro capacitor

IMG_20231203_151216.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, XKing Infinityx disse:

Fiz esse procedimento ficou do mesmo jeito. Estava observando uma coisa e parece que esse chipset que comprei veio com 1 capacitor arracando. Uma lado é ligado no GND e o outro não sei, peguei o chipset antigo e tentei ver continuidade do lado positivo e não vai em nenhum outro capacitor

IMG_20231203_151216.jpg

ta suspeito esse pch 

qual a procedencia da peça?

sabendo que existem vendedores de carater duvidoso não confiaria nessa peça que parece ter sido mal manipulada 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...