Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP - Pavilion dv6-1360us - Não Liga

Avalie este tópico:

Ricardo Marcelo

Posts em destaque

Olá Pessoal ...

1 - Tem fonte de 3v3 fonte 5v

2 - 3v no botão power , aterra  corretamente.

3 - Fiz Bios logo para desencargo, não ligou .

4 - Dae em um das boninas encontrei um curto. PL 10

.....

Não sei por esquema, mas tudo inidica que alimenta o chip grafico , ATI 216-0729042 , LEVANTEI ! E o curto ficou para dentro ... -> seguindo para alimentar o chip.

Não tenho stencil para ele ... e não acredito 100% ... pois os capacitores por cima do danado , nein ta em curto !!

ajuda !!!

help ...

dicas ???

sou daqui analisando tbm .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal ...

1 - Tem fonte de 3v3 fonte 5v

2 - 3v no botão power , aterra  corretamente.

3 - Fiz Bios logo para desencargo, não ligou .

4 - Dae em um das boninas encontrei um curto. PL 10

Gente acabei de tirar o curto na linha na PL 10 ... Bobina que alimenta o chip gráfico, não era bem um curto mas tinha 2R ... pra mim em cima de um chip é CURTO ... sim morreu ... Mas não deu start na placa...

decepção ...

tenho todas as fontes ... vou substituir I/O ... apesar de não ter defeito, vou trocar !

Vou postando os resultados ...

Mas desde já fica a DICA ... Levantou a bobina o curto vem diretamente para dentro do U50 chip gráfico.

Link para o comentário

Vou para as 48hs , tenho até 72hs ... rsrsrsrsrs ;D

Alguém se habilita ?

.....

3 - Procedimento , ressolda do IO ...  Nada ! ... Então fiz a substituição ... Nada ....

Amanhã pela manhã caio pra dentro dessa bunitinha...

... Estou pensando em levantar a SUL ...

Tentativa meio que desesperada , pois ... tenho todas as fontes, e conversando com um amigo aqui, a linha de alimentação do chip gráfico realmente trabalha com 2R ... o consumo é alto ... confesso que nunca tinha visto uma resistência tão baixa numa placa... quase CURTO !

.... Falta só ligar ! ... kkk :8

Link para o comentário

Ricardo, tu não precisa guardar o chip original, guarde apenas o arquivo original.

Eu tenho por padrão, sempre antes de limpar o chip original, fazer uma cópia do arquivo e guardar no note que tenho o gravador conectado.

Depois eu apago e regravo o proprio chip original.

Como já me aconteceu pelo menos uma vez, eu gravei a Bios errada, depois foi só recuperar o arquivo gravado e voltar tudo como era antes.

Pelo menos o gravador que eu uso permite fazer copia, acredito que o seu também.

Link para o comentário

Tenho uma técnica que as vezes me ajuda a identificar curtos. Se o curto não for sólido, tipo mede alguns ohms. com o multi teste medindo vou aquecendo com o soprador os componentes relacionados com alinha de tensão, quando aquecer o capacitor que estiver com problema, a medição alterar, geralemente diminui. Consegui identificar vários capacitores com essa técnica aqui. Veja se te ajuda

Link para o comentário

Ricardo, tu não precisa guardar o chip original, guarde apenas o arquivo original.

Eu tenho por padrão, sempre antes de limpar o chip original, fazer uma cópia do arquivo e guardar no note que tenho o gravador conectado.

Depois eu apago e regravo o proprio chip original.

Como já me aconteceu pelo menos uma vez, eu gravei a Bios errada, depois foi só recuperar o arquivo gravado e voltar tudo como era antes.

Pelo menos o gravador que eu uso permite fazer copia, acredito que o seu também.

....

Sim, usava desse procedimento, ... hoje guardo no recipiente dos parafusos o eprom original, ... evitando muitos desastres...  :D

Link para o comentário

Alguém teria essa bios chupada de uma maquina funcionando? e o esquema elétrico ?

Aí gente ... Comprei o esquema e disponibilizei na área de download ...

Mas dizem que não existe arma boa pra soldado ruim .... rsrsrsrs

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ainda estou precisando de ajuda, aceito sugestões ... não acredito ser bios pois baixei e escrevi em três eprons diferentes .

• Joinha 1
Link para o comentário

Para o esquema estou aceitando APLAUSOS ... rsrsrsrsrs $11 kkkk  :P

amigo desculpe decepcionar mas esse esquema ja estava disponivel em nossa sessão de downloads a um bom tempo ja !

Antes de comprar algum esquema amigo faça seu pedido utilizando esse topico

Fica ai a dica...

Link para o comentário

Para o esquema estou aceitando APLAUSOS ... rsrsrsrsrs $11 kkkk  :P

amigo desculpe decepcionar mas esse esquema ja estava disponivel em nossa sessão de downloads a um bom tempo ja !

Antes de comprar algum esquema amigo faça seu pedido utilizando esse topico

Fica ai a dica...

Eu fiz o pedido , e olhei as 3 paginas de esquemas HP ... fiz o pedido aki  e fiz no pedido de esquemas ...

E o que tem para download não é o mesmo Chassis do meu ... Peguei o certinho .... é bem parecido , mas não é o mesmo ...

.... Quanto a essa maquina Wil , teria alguma sugestão ? ...

Link para o comentário

opa sugestões tem de monte:

1º acho q seria interessante postar apenas casos que os clientes ja aprovaram o orçamento.

2º 72hs acho que para resolver casos de curto ainda mais solicitando ajuda meio q impossivel no minimo 5 dias

3º ja tentou ME no chip q vc informa ?

4º pra entender melhor quando pressiona o pwr ele liga sem video, nem liga, ou apenas pisca os leds ?

Link para o comentário

Amigo tens a certeza que tens toda as fontes a funcionar? Como chegaste a essa conclusão?

Mediste a PS? Ela recebe uma tensão de RSMRST do SIO.

O PS tem VRMPWRGOOD?

A placa tem PWRGOOD?

Isso é de cumer ...? sou técnico formado nas coxas ... 16anos to quase chegando no sovaquinho das pernas .... kkkkk ....

Cara não sei como e aonde puxar essa tensão , não conheço os POINT TESTE da mesma.

Link para o comentário

opa sugestões tem de monte:

1º acho q seria interessante postar apenas casos que os clientes ja aprovaram o orçamento.

2º 72hs acho que para resolver casos de curto ainda mais solicitando ajuda meio q impossivel no minimo 5 dias

3º ja tentou ME no chip q vc informa ?

4º pra entender melhor quando pressiona o pwr ele liga sem video, nem liga, ou apenas pisca os leds ?

Cara, essa placa ta morta ...

Tem as tensões de 3v3 5v ... tem a tensão de pulso no botão power ... aterra direitinho .... tinha um quase curto na alimentação do chip grafico, 2R ... mas ! vi depois que era normal ... mesmo assim levantei ... e os 2R sumiu .... era pra ligar ! se fosse mesmo um curto ... Mas .... nada !!! não liga !! ... tenho mais prazo nessa sim , já estar aprovada em "X" reais.

Amigo Evite postar valores sobre serviços, este eu já editei!

Link para o comentário

boas,o meu amigo tem que verificar se tem o circuito de rtcvcc(o tal circuito que numca desliga mas nem sempre é alimentado por ela,a pilha,alias quando  tem adaptador ou bateria ela sai de circuito,numca mas numca é uma mistura de pilha com a tensão de 3.3v como eu já ouvi dizer?!?

asim é como  aquela historia da tensão DCBATOUT em que tb ouvi dizer que esta é uma união da tensão de adaptor com a tensão que vem da bateria ?!?!racicinio DC+BAT=OUT?!?!?errado............., a tensão PWR_SRC  pode ter duas proveniências,ADAPTOR ou BATTERY.....

meus amigos existe ,dentro na minha opinião,um circuito relacionado com o circuito de carga que se chama selector,por isso digo minha opinião,por exemplo a asus difere circuito selector de circuito carregador,e alguns esquemas de outros fabricantes de placas,penso que isso depende mais do engenheiro que produz a placa.

esse circuito baseia se em dois ou um mosfet  de canal p que chaveia a tensão de bateria,este mosfet conduz quando seu gate esta negativo ou em curto com terra,ora assim que se coneta o adapter é gerado um sinal de modo a polarizar esse mosfet de canal p que corta automaticamente a condução do mesmo e a corrente da bateria.ficando a placa a ser alimentada pelo adapter e o circuito de carga a gerir o carregamento da mesma.

eu não sei se as condições de trabalho estão plenamente satisfeitas quer do circuito carregamento,quer do controlador pwm(um circuito integrado (chip) regulador de tensão de onda quadrada atraves do controle dos gates dos mosfets chaveadores) de tensão standby vulgo dc/dc 3.3v 5v

ora o meu amigo diz que tem os 3 e 5v ,tem a tensão rtcvcc?

se tiver você vai fazer o seguinte,procure pelo sinal vron,este sinal pertence ao ultimo estagio da ligação da placa(não é nem o ultimo sinal de controle nem a ultima tensão ligada),

já sabe onde verificar essa tensão,prepare-se desligue tudo da corrente,adapter dos 230v,carregador do note e bateria....

volte a ligar tudo de novo sem startar a placa,meta a ponta de prova vermelha no sinal VRON,tanto pode ser no system input output(SIO) ou no controlador pwm do vcore.......e meta a outra ponta de prova preta com garra e conecte esta no terra,para com essa mão poder ligar a placa e a outra segurar na ponta de prova vermelha e verificar se existe pulso de tensão no multimetro,claro que se for analogico  verificar se á um pulso,se esse sinal existir,alias, existem os multimetros digitais com uma função leitura de memoria que registará permanentemente com precisão essa tensão ,até a apagarmos,descusando de estar a olhar para o multimetro e as tantas quando se olha fez se curto com a ponta de prova........

se existir muito bem,o problema pode estar nos sinais subsequentes...

se não existir então optimo,sabemos que há"partida" já não é bga....e que esta a faltar um sinal atras que faz com que a placa desligue e nem sequer apresente VRON.,

meus amigos esta tecnica é  fundamental para procurar defeitos quer ao nivel das alimentações quer dos sinais de controle.......equivale a dizer que temos que fazer aquilo tudo atras dito as vezes que for necessario.....

eu por acaso ontem resolvi um  dv6000 placa daoAT6.... que é produzida pela quanta e que tinha em curto  no comparador lmv331 em que tinha a entrada +(pino 1 em curto com o pino 2)talvez fosse trilha......

espero ter ajudado e esclarecido algumas questões que me parecem pertinentes.

abraços

pmv

Link para o comentário

boas,o meu amigo tem que verificar se tem o circuito de rtcvcc(o tal circuito que numca desliga mas nem sempre é alimentado por ela,a pilha,alias quando  tem adaptador ou bateria ela sai de circuito,numca mas numca é uma mistura de pilha com a tensão de 3.3v como eu já ouvi dizer?!?

asim é como  aquela historia da tensão DCBATOUT em que tb ouvi dizer que esta é uma união da tensão de adaptor com a tensão que vem da bateria ?!?!racicinio DC+BAT=OUT?!?!?errado............., a tensão PWR_SRC  pode ter duas proveniências,ADAPTOR ou BATTERY.....

meus amigos existe ,dentro na minha opinião,um circuito relacionado com o circuito de carga que se chama selector,por isso digo minha opinião,por exemplo a asus difere circuito selector de circuito carregador,e alguns esquemas de outros fabricantes de placas,penso que isso depende mais do engenheiro que produz a placa.

esse circuito baseia se em dois ou um mosfet  de canal p que chaveia a tensão de bateria,este mosfet conduz quando seu gate esta negativo ou em curto com terra,ora assim que se coneta o adapter é gerado um sinal de modo a polarizar esse mosfet de canal p que corta automaticamente a condução do mesmo e a corrente da bateria.ficando a placa a ser alimentada pelo adapter e o circuito de carga a gerir o carregamento da mesma.

eu não sei se as condições de trabalho estão plenamente satisfeitas quer do circuito carregamento,quer do controlador pwm(um circuito integrado (chip) regulador de tensão de onda quadrada atraves do controle dos gates dos mosfets chaveadores) de tensão standby vulgo dc/dc 3.3v 5v

ora o meu amigo diz que tem os 3 e 5v ,tem a tensão rtcvcc?

se tiver você vai fazer o seguinte,procure pelo sinal vron,este sinal pertence ao ultimo estagio da ligação da placa(não é nem o ultimo sinal de controle nem a ultima tensão ligada),

já sabe onde verificar essa tensão,prepare-se desligue tudo da corrente,adapter dos 230v,carregador do note e bateria....

volte a ligar tudo de novo sem startar a placa,meta a ponta de prova vermelha no sinal VRON,tanto pode ser no system input output(SIO) ou no controlador pwm do vcore.......e meta a outra ponta de prova preta com garra e conecte esta no terra,para com essa mão poder ligar a placa e a outra segurar na ponta de prova vermelha e verificar se existe pulso de tensão no multimetro,claro que se for analogico  verificar se á um pulso,se esse sinal existir,alias, existem os multimetros digitais com uma função leitura de memoria que registará permanentemente com precisão essa tensão ,até a apagarmos,descusando de estar a olhar para o multimetro e as tantas quando se olha fez se curto com a ponta de prova........

se existir muito bem,o problema pode estar nos sinais subsequentes...

se não existir então optimo,sabemos que há"partida" já não é bga....e que esta a faltar um sinal atras que faz com que a placa desligue e nem sequer apresente VRON.,

meus amigos esta tecnica é  fundamental para procurar defeitos quer ao nivel das alimentações quer dos sinais de controle.......equivale a dizer que temos que fazer aquilo tudo atras dito as vezes que for necessario.....

eu por acaso ontem resolvi um  dv6000 placa daoAT6.... que é produzida pela quanta e que tinha em curto  no comparador lmv331 em que tinha a entrada +(pino 1 em curto com o pino 2)talvez fosse trilha......

espero ter ajudado e esclarecido algumas questões que me parecem pertinentes.

abraços

pmv

... Pmv , acabei de chegar em casa ... hoje não tive tempo durante o dia de entrar aqui no fórum ,

Estou com esquema dessa placa em mãos, pela primeira vez vou analisar na integra com um diagrama , para aferir essas tensões "pulsos" tenho que saber de onde vem e como medir, espero que possa me auxiliar se não for muito incomodo , ler um esquema por ler , verificar ligações, substituir uma peça carbonizada pode ser muito útil , agora ... Agora analisar os princípios básicos de clock e data vai ser um desafio para mim.

No diagrama mostra os POIN TEST aferir os sinais ?

Desde já agradeço a paciência e a presteza , e mais aplauso para ti.  :)

Link para o comentário

boas,afinal o que é que  o meu amigo tem tanto medo  do data e clock,vamos então a uma pequena asserção do tema.

Toda a logica digital assente na logica booliana,bits zero(0,3v) e bits um (2,4)volts,estes valores dependem,por exemplo dentro de um processador os bits 0 e bits 1 assumem valores mais baixos.

toda a logica booliana assenta nas portas logicas, and,or,not,--------nand,nor,porta or excluciva e a porta xnor exclusiva,depois ainda temos os ampops que tem varios usos desde de comparador,amplificador,acoplador etc,etc,estes circuitos vão dar origem aquilo que nós conhecemos como somadores subtratores,descodificadores,codificadores,registradores,celulas de memoria etc,etc........mas a junção destes circuitos atras referidos vão dar origem os circuitos integrados de alta densidade como processadores,pontes norte,memorias ram,memorias eeprom,sio etc,etc.

ora meus amigos toda a troca de informação destes circuitos de media alta densidade entre si dá-se quase a velocidade da luz,completamente fora da nossa logica,ora para essas trocas serem efectuadas  recorre-se ao clock,o clock é uma frequencia que é gerada por um cristal e depois sintetizada por um chip que é enviada a varios partes do circuito como no nosso caso dos notebooks,depois esse clock pode ainda ser aumentada N de vezes que for necessario para o chip trabalhar como no caso do processador,reparem que temos nucleos de processadore hoje perto dos 4Gigas de clock internos embora o fsb da placa seja por exemplo de 800mhz,portanto amigo o clock é a frequencia com que ele envia ou recebe dados de outra parte do circuito,enquanto o data são os dados enviados ou recebidos.

numa placa de computador tens  o SMBUS que as vezes até vem nos esquemas da placa e se refere a parte fisica onde se transfere os dados atraves do clock (clk),temos smbus do ponte sul ,do sio,grafica etc etc

espero marcelo que tenhas alguma noção a partir de agora do que é o clock da placa.

fica bem e sempre que eu poder venho ao forum,se precisares de mim envia PM de modo a que eu seja notificado no email e te poder responder...

abraços

pmv

forum.jpg.be2e14ae059a0425ee67e57cdeacc2c8.jpg

Link para o comentário

boas,afinal o que é que  o meu amigo tem tanto medo  do data e clock,vamos então a uma pequena asserção do tema.

Toda a logica digital assente na logica booliana,bits zero(0,3v) e bits um (2,4)volts,estes valores dependem,por exemplo dentro de um processador os bits 0 e bits 1 assumem valores mais baixos.

toda a logica booliana assenta nas portas logicas, and,or,not,--------nand,nor,porta or excluciva e a porta xnor exclusiva,depois ainda temos os ampops que tem varios usos desde de comparador,amplificador,acoplador etc,etc,estes circuitos vão dar origem aquilo que nós conhecemos como somadores subtratores,descodificadores,codificadores,registradores,celulas de memoria etc,etc........mas a junção destes circuitos atras referidos vão dar origem os circuitos integrados de alta densidade como processadores,pontes norte,memorias ram,memorias eeprom,sio etc,etc.

ora meus amigos toda a troca de informação destes circuitos de media alta densidade entre si dá-se quase a velocidade da luz,completamente fora da nossa logica,ora para essas trocas serem efectuadas  recorre-se ao clock,o clock é uma frequencia que é gerada por um cristal e depois sintetizada por um chip que é enviada a varios partes do circuito como no nosso caso dos notebooks,depois esse clock pode ainda ser aumentada N de vezes que for necessario para o chip trabalhar como no caso do processador,reparem que temos nucleos de processadore hoje perto dos 4Gigas de clock internos embora o fsb da placa seja por exemplo de 800mhz,portanto amigo o clock é a frequencia com que ele envia ou recebe dados de outra parte do circuito,enquanto o data são os dados enviados ou recebidos.

numa placa de computador tens  o SMBUS que as vezes até vem nos esquemas da placa e se refere a parte fisica onde se transfere os dados atraves do clock (clk),temos smbus do ponte sul ,do sio,grafica etc etc

espero marcelo que tenhas alguma noção a partir de agora do que é o clock da placa.

fica bem e sempre que eu poder venho ao forum,se precisares de mim envia PM de modo a que eu seja notificado no email e te poder responder...

abraços

pmv

PMV , Acabei de comprar um Osciloscópio HIKARU HK-1021M , mas não tenho ideia de onde comecar  a aferir os sinais com esse equipamento, queria utilizar lo agora , com esquema na mão e o dito cujo , vou utilizar o mult teste dele também, abandonando o Minipa ET-2082A ... :) ... Arma boa para soldado ruim não adianta ma .... vou  treinar os tiros ... Não sei nein para que serve essa Ponta engraçada com uma telinha parecendo um monitor cardíaco (risos)  ...

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Amigo tens a certeza que tens toda as fontes a funcionar? Como chegaste a essa conclusão?

Mediste a PS? Ela recebe uma tensão de RSMRST do SIO.

O PS tem VRMPWRGOOD?

A placa tem PWRGOOD?

Isso é de cumer ...? sou técnico formado nas coxas ... 16anos to quase chegando no sovaquinho das pernas .... kkkkk ....

Cara não sei como e aonde puxar essa tensão , não conheço os POINT TESTE da mesma.

Boas amigo desculpa a demora em responder e tambem não sei se resolveste mas aqui vão as respostas.

Todos os Sios têm o Pino RSMRST, este pino funciona em oposição ao Botão PWR ou seja, quando tens tensão no Botão no pino RSMRST não tem tensão, mas ao pressionares o Botão Start a tensão baixa para 0v fazendo o pino RSMRST ficar com 3,3v que vai fazer ligar a placa. Se não tiveres 3,3v neste pino a placa não vai ligar.

VRMPWRGOOD é a tensão que vem da fonte do CPU, indicando que a fonte do CPU esta a funcionar perfeitamente.

PWRGOOD indica que todas as fontes da placa estão a funcionar, basta uma não estar presente na placa e não terás este sinal PWRGOOD

Link para o comentário

• curtolo desbloqueado e desbloqueado this tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...