Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Latitude D630 / COMPAL_LA-3301P / Tela Escura

Avalie este tópico:


micxnet

Posts em destaque

Ola Pessoal!

Nao estou conseguindo progredir nessa maquina, alguém pode ajudar?

 

Ela liga normalmente, porem a imagem fica escura. Ja troquei LCD, Inverter e flat.

Por sorte, tenho uma placa mãe exatamente igual porem com defeito nas portas UBS´s  e ao coloca-la, as lâmpadas da tela acendem normalmente.

Coletei as tensões dos pinos do conector LVDS. A única diferença está sendo no Pino 5...na placa que a tela acende encontro 3,2V no pino 5, já na placa onde a tela fica escura, obtenho 0v no pino 5. Essa foi a única diferença que encontrei

O pino 5 nao está apresentando curto. Cheguei a injetar 3v nele, e mesmo assim a tela nao ascende...

 

A seguir o link do esquema, foto da maquina, da placa, do conector LVDS  e uma foto da parte debaixo da placa da regiao do conector LVDS.

 

Link do Esquema: 

 

DellLatitudeD630.thumb.jpg.b9aea9f1cf0f537690af04a37051cc24.jpg

 

20240404_233741.thumb.jpg.2cd49ca37bd84fb867d72cf97a77ff0a.jpg

 

 

20240404_233816.thumb.jpg.000d247f111c5265ffbc10113922dd45.jpg

 

20240404_233910.thumb.jpg.f314b043124e004b1d11f359f79ab4e7.jpg

 

20240404_233816.jpg

20240404_233910.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet A linha do pino 5 é uma linha DAT de dados então deve ser analisada com um osciloscópio, por isso injetar tensão não resolve e nem é muito indicado ok! Ela esta la no pino 7 do U22, o SIO, veirifique e ha alguns resistores em sua linha então pode conferir tbm.

 

2024-04-05 (3).png

2024-04-05 (2).png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Rods

Caramba! Verdade mesmo! Primeiro fiz a comparação entre as tensões das placas e como não estava conseguindo progredir, só depois baixei o esquema, mas obrigado pelo alerta!

 

Vou verificar os resistores mencionados... Pior que essa placa estava acendendo as lâmpadas do display normalmente... o defeito inicial era Display exibindo imagem em cinza... provavelmente o problema foi ocasionado durante os testes com os diversos LCD´s que eu tinha.

Mas por ser uma linha de dados, o acionamento das lâmpadas depende mesmo dessa linha? Se fosse esse o caso, essa linha nao liberaria alguma outra tensão que tivesse faltando nos outros pinos do conector LVDS? A única diferença q encontrei entre eles foi essa falta dos 3v do pino 5

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet Esse par de linhas de comunicação estão aí por algum motivo, se não estiver funcionando pode ser que não chegue no inverter alguma informação e assim o inverter não trabalha.

Injetar 3V em linhas de comunicação é extremamente perigoso se você ligar a máquina, pois o mosfet interno que controla essa linha pode entrar em curto ou deixar de funcionar, assim perde a funcionalidade da linha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc conferiu o pino 7 do U22? eu pesquisei pela 'cara' desse componente, e achei que era o SIO, mas acho que me enganei, acredito ser o U25, consegue confirmar isso? Como amigo Jone citou e acredito que vc conferiu certo as linhas da que funciona com a que não funciona, vc mesmo comprovou q a ausência desse sinal esta fazendo a tela ficar escura. Uma linha que interfere nisso as vezes é linha 'Lid', responsável pelo comportamento de abertura e fechamento da tampa, esse sim é controlado pelo SIO, o u25.

 

2024-04-05 (5).png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Rods disse:

Vc conferiu o pino 7 do U22? eu pesquisei pela 'cara' desse componente, e achei que era o SIO, mas acho que me enganei, acredito ser o U25, consegue confirmar isso? Como amigo Jone citou e acredito que vc conferiu certo as linhas da que funciona com a que não funciona, vc mesmo comprovou q a ausência desse sinal esta fazendo a tela ficar escura. Uma linha que interfere nisso as vezes é linha 'Lid', responsável pelo comportamento de abertura e fechamento da tampa, esse sim é controlado pelo SIO, o u25.

 

2024-04-05 (5).png


@Rods Daqui a pouco vou conferir e ja te retorno o pino 7 do U22... Qto a Duvida do U25, vou verificar e ja te falo tb... Qto a conferencia, realizei duas vezes para ter certeza entao a tabela  que postei está correta. E referente a linh a LID, nao teria q ter um microchave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet A micro chave é um interruptor magnético,  um sensor que possui um efeito que chamamos de Hall onde um ímã que fica tela se aproxima dele quando fechamos a tampa e ele atua. Em vários casos encontramos ele na própria placa do botão power, nessa sua placa não sei exatamente sua localização.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @Rods! Desculpe não conseguir dar um feedback no último dia que nos falamos.

Referente ao U22, encontrei 3,3v em uma das extremidades do R162 (8.2K Ohms) mas 0v na outra extremidade que vai para o pino 7 do U22. O resistor não está aberto e não está alterado, mesmo assim, coloquei o R162 da outra placa que tenho e a aferição foi a mesma. Verifiquei a resistência do pino 7 em relação ao GND e não está em curto.

Aproveitei e aferi o R161 (8.2K Ohms) que está ao lado, ligado no pino 8 do U22 (LCD_SMBCLK) e obtive a tensão de 3,3v em suas extremidades (Só verifiquei a tensão pois estou sem osciloscópio)

Aproveitei tb para ver o comportamento da placa boa após ter retirado o R162 e ela continuou exibindo imagem mas tb passou a não ascender as lâmpadas do LCD... igual a placa ruim, então pra tirar a prova, soldei o R162 da placa ruim na placa boa e ela voltou a ascender as lâmpadas.

Minha dúvida agora antes de trocar o U22 seria ver a questão do circuito referente a abertura e fechamento da tampa, não sei e não consegui encontrar ele no esquema

Tb fiz uma pesquisa, mas não consegui o datasheet do U22 (MEC5025-NU)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet Alguns notebooks mais antigos utilizam uma chave mecânica mesmo, mas acredito que não é o seu caso, pelo que vi a na foto. Uma maneira fácil de achar esse componente é tirar a moldura e encontrar o imã, abaixar a tampa e ver onde ele fica aproximado. Pela experiencia que eu tenho, eu ja teria esquentado um pouco ali o chipset por baixo, pois essas placas tem esse defeito crítico no final da vida util, ja que estamos analisando uma linha de dados. Estou para dizer que o problema das Usb's da outra placa tbm são esferas gastas ali nele. Consegue fazer esse teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods....ja tinha procurado por microchaves e imãs .... mas verifiquei novamente.... Encontrei na moldura um quadradinho translucido....  pelo jeito é um tipo de sensor optico, localizado na parte de baixo da placa do inverter...

 

20240409_114720-Copia.thumb.jpg.a00003b72518023998993425fa81b489.jpg

 

20240409_114925.thumb.jpg.767c6a3ef794d355631bedc660eda3ff.jpg

Editado: por micxnet
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Rods disse:

@micxnet Alguns notebooks mais antigos utilizam uma chave mecânica mesmo, mas acredito que não é o seu caso, pelo que vi a na foto. Uma maneira fácil de achar esse componente é tirar a moldura e encontrar o imã, abaixar a tampa e ver onde ele fica aproximado. Pela experiencia que eu tenho, eu ja teria esquentado um pouco ali o chipset por baixo, pois essas placas tem esse defeito crítico no final da vida util, ja que estamos analisando uma linha de dados. Estou para dizer que o problema das Usb's da outra placa tbm são esferas gastas ali nele. Consegue fazer esse teste?

 

 Referente a possível solda fria referente ao problema do acionamento das lâmpadas, acredito q nao seja o caso, pois a maquina só apresentou esse defeito após eu ter testado pelo menos uns 5 LCD´s q tenho.... inclusive minha duvida inicial era o flat por conta da forma que a imagem estava sendo exibida.....e tive o cuidado de fazer a troca sem a fonte estar conectada na maquina... nao sei o q aconteceu... ou dei alguma bobeada ou talvez alguns desses LCD´s  possuíam algum tipo de curto ou uma possível incompatibilidade

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@micxnet A tela cinza me levou a esse raciocínio ok. U4 no esquema é outro componente, acredito ser esse sensor sim, mas nunca tive placas com problemas parecidos para analisa-lo. Talvez algum amigo tbm possa ajudar! Mas veja, se ele esta no inverter e vc trocou, as chances de o problema estar ai é bem remota, ainda mais se testou o inverter na outra placa com sucesso. Vc pode testar na placa que acende colocando o dedo em cima, e ver se ela apaga, pois parece sim ser um foto-sensor. Esquentar a placa um pouco com cuidado é um teste valido sim para o seu caso, e a meu ver fácil de fazer. Insisto por ser uma linha de dados.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Assim q eu vi o U4 na plaquinha do inverter, corri para o esquema a fim de verificar se tinha algo sobre ela... pelo jeito vc fez a a mesma coisa né? Rs...infelizmente não tem, pelo menos não achei... O inverter realmente não está com problema, inclusive o outro da outra maquina tb está em ordem....na verdade minha ideia era verificar se seria fácil fazer o acionamento direto nele...

 

Qto ao fazer o teste do sensor, ainda nao fiz, pois durante os procedimentos de dessolda dos resistores, o R161 escapou da pinça e deve ter ido para fora do planeta terra...KKKK, então pra evitar procedimentos na placa, prefiro procurar em alguma sucata para fazer a reposição da outra

Qto ao a tensão do R162, é a extremidade q vai para o U22 q estava sem tensão. Inclusive qdo tirei o R162 da outra, obtive 2,20v nessa extremidade em questão.
 

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, micxnet disse:

escapou da pinça e deve ter ido para fora do planeta terra...KKKK

Eu ri alto aqui pq isso acontece comigo tbm, o negocinho pequeno!! Linha de dados é ruim de 'camuflar'. Eu faria um teste ai, mas é um pouco arriscado, mas ja que vc injetou tensão nessa linha talvez seja valido, seria com uma pinça, fechar um breve curto no resistor R162, tipo por e tirar p ver o que acontece. Isso para mim seria 'acionar direto' @jone meloo que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de olhar o data sheet por cima e vi que existem 3 modos de controlar o brilho, e um deles é justamente pelo SMBus que vem por aquela linha de dados que está zerada. Resumindo Deve ter algum problema no SIO (U22), vamos tentar baixar esse valor do R162 e ver se surge tensão para transmissão de dados, originalmente ele é de 8.2k, coloque um de 1k e veja se surge algo na linha SMBDAT.

 

Aquele circuito U4 provalvelmente é um sensor de luz ambiente que também é usado para controlar a intensidade do brilho na tela, a terceira maneira de controlar o brilho é pelo BIA_PWM vindo da PCH.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rods disse:


@micxnet A tela cinza me levou a esse raciocínio ok. U4 no esquema é outro componente, acredito ser esse sensor sim, mas nunca tive placas com problemas parecidos para analisa-lo. Talvez algum amigo tbm possa ajudar! Mas veja, se ele esta no inverter e vc trocou, as chances de o problema estar ai é bem remota, ainda mais se testou o inverter na outra placa com sucesso. Vc pode testar na placa que acende colocando o dedo em cima, e ver se ela apaga, pois parece sim ser um foto-sensor. Esquentar a placa um pouco com cuidado é um teste valido sim para o seu caso, e a meu ver fácil de fazer. Insisto por ser uma linha de dados.


@Rods acabei de recolocar o bendito do resistor de volta na outra placa (Aquela que o lcd acende porem usb´s nao funcionam)... coloquei o dedo, fita isolante em cima mas a tela nao apagou... via das duvidas coloquei até um ima mas nada tb.... aproveitei e fiz um teste mais detalhado nas portas USB´s... todas elas tem a tensao de 5v mas ao plugar um teclado na tela do Bios, ele nao funciona... no windows tb nao funciona e fica um ponto de exclamação nos dispositivos USB´s...  software nao é, pois tinha colocado um outro hd com uma instalação nova do windows, sem falar q o teclado nem sequer funcionou no BIOS.. Vale a pena mesmo um aquecimento pra ver se é BGA?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jone melo disse:

Acabei de olhar o data sheet por cima e vi que existem 3 modos de controlar o brilho, e um deles é justamente pelo SMBus que vem por aquela linha de dados que está zerada. Resumindo Deve ter algum problema no SIO (U22), vamos tentar baixar esse valor do R162 e ver se surge tensão para transmissão de dados, originalmente ele é de 8.2k, coloque um de 1k e veja se surge algo na linha SMBDAT.

 

Aquele circuito U4 provalvelmente é um sensor de luz ambiente que também é usado para controlar a intensidade do brilho na tela, a terceira maneira de controlar o brilho é pelo BIA_PWM vindo da PCH.

 

 

@jone melo Obrigado pelo retorno chefe! Referente ao U4 é pra ser isso mesmo... como descrito a cima, fiz os procedimentos conforme o @Rods havia solicitado e a tela nao apagou (Lembrando q esse teste fiz na outra placa exatamente igual que tenho mas que está com defeito nas USB´s)

 

@jone melo

6 horas atrás, micxnet disse:

Qto a tensão do R162, é a extremidade q vai para o U22 q estava sem tensão. Inclusive qdo tirei o R162 da outra, obtive 2,20v nessa extremidade em questão.
 

Sobre baixar o valor do R162 vou fazer, mas antes, deixa eu passar uma informação... na outra placa que tenho, retirei o R162 para verificar a tensão nos terminais onde ele é soldado. Em uma das extremidades encontro 3,3v, tensão essa que vem da linha do +3.3V_ALW e a outra extremidade encontro 2,2v.

 

Ja na placa defeituosa, tirando o R162, encontro 3,3v, tensão essa que vem da linha do +3.3V_ALW, só que a outra extremidade ao invés de encontrar 2,2v como no caso da outra placa, encontro 0v que é a extremidade q está conectada no pino 7 do U22 (LCD_SMBDAT). Será uma falha do U22 ou algo q faz com que ele nao libere essa tensão? Pior q não consegui encontrar o datasheet dele (MEC5025-NU)......é por esse motivo q estávamos procurando aquelas chaves responsável por desligar backlight qdo baixamos a tampa.

U22Tensoes.thumb.png.1461ce089c7e768bdb5f4a4ac575cefa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet Com base no que conheço posso afirmar que não é normal o pino de dados ficar em 0V e o clock trabalhar normalmente, acredito sim que há um defeito no U22, essa tentativa de baixar o valor do resistor é para tentar compensar alguma fulga interna que esteja afetando a linha. Outro teste que você poderia fazer é retirar o R162 da placa com defeito no USB ou aterrar o pino 5 e tentar ligar pra ver o comportamento do brilho.

 

Uma duvida, não existe sinal de oxidação entre o pino 5 e o 4 no conector do display?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...