Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus X550L / X550LD Rev: 2.0 / não liga

Avalie este tópico:


edipocunha

Posts em destaque

20 minutos atrás, edipocunha disse:

Placa entrou na assistência com relato de um dia para o outro não ligou mais, e todos os Leds da placa estão apagados, apenas realizei o primeiro teste de colocar o carregador e testar, quais são as tensões iniciais para que eu comece a analisá-la?

Sem a bateria conectada, verifica se você tem 19v no mosfet de alta que alimenta o processador, ou mosfet que gera 5 e 3 vsb. Se sim, verificar se tem 5v e 3v na placa.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, edipocunha disse:

a bobina do lado direito que está mais perto do USB está com 3.6k de impedância, e a bobina da direita que está perto da memória está oscilando 

Caso nenhuma das duas esteja em curto troca esse ci que ta esquentando, ele chaveia os mosfet pra gerar 3 e 5v. Antes de colocar outro ci, com esse removido, meça os mosfet também pra ver se eles não estão em curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edipocunha , vamos devagar, parece que você está iniciando nesse tipo de analise. É provável que esse CI deve ser trocado como sugeriu o amigo acima, mas antes disso vamos ver se ele tem algum curto entre a alimentação dele e o GND. Consegues ler no corpo do CI a referencia dele?

Outra coisa: levanta essa bobina que está oscilando e veja se de um lado dela consegue ter uma aferição estável.

Editado: por Rogerio Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, XKing Infinityx disse:

Caso nenhuma das duas esteja em curto troca esse ci que ta esquentando, ele chaveia os mosfet pra gerar 3 e 5v. Antes de colocar outro ci, com esse removido, meça os mosfet também pra ver se eles não estão em curto

Quais mosfets eu realizo a medida? 

3 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@edipocunha , vamos devagar, parece que você está iniciando nesse tipo de analise. É provável que esse CI deve ser trocado como sugeriu o amigo acima, mas antes disso vamos ver se ele tem algum curto entre a alimentação dele e o GND. Consegues ler no corpo do CI a referencia dele?

Outra coisa: levanta essa bobina que está oscilando e veja se de um lado dela consegue ter uma aferição estável.

Retirei o ci e sumiu o consumo, necessito levantar a bobina também para realizar as medidas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, edipocunha disse:

Quais mosfets eu realizo a medida? 

Retirei o ci e sumiu o consumo, necessito levantar a bobina também para realizar as medidas? 

O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto.

UCScreenshot20240412123946.png

Agora, XKing Infinityx disse:

O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto.

UCScreenshot20240412123946.png

 

UCScreenshot20240412124314.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok

12 minutos atrás, XKing Infinityx disse:

O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto.

UCScreenshot20240412123946.png

 

UCScreenshot20240412124314.png

Realizo os testes de chaveamento neles? ou eu só testo se há curto-circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, XKing Infinityx disse:

O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto.

UCScreenshot20240412123946.png

 

UCScreenshot20240412124314.png

Na verdade trabalho tem 22 anos com eletrônica e tecnologia, só que normalmente fazia manutenções em equipamentos maiores como câmeras e controles de acessos, instalações também de equiapmentos de automação e mecatrônica e notebooks já fiz alguns mas fazia tempo que não me dedicava a aprofundar mais os meus conhecimentos, desta vez quero aprender de vez essa parada de manutenção das placas... eu gosto muito e estudo eletrônica também no Instituto Federal aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar.

Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende?

Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona.

 

Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução.

 

O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo.  :) 

Editado: por Rogerio Nascimento
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar.

Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende?

Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona.

 

Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução.

 

O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo.  :) 

estou nessa aí bem na maciota, pois a minha intenção é encontrar e saber como é realmente o funcionamento do equipamento em um todo, pois não sou de ficar pulando etapas, principalmente nas análises pois é muito importante. vou analisar os mosfets e a bobina, mas pelo que lembro quando eu comecei a aferir elas anteriormente a bobina continuava oscilando 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar.

Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende?

Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona.

 

Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução.

 

O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo.  :) 

Na imagem que anexei tem o modelo no boardview up1589 =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, edipocunha disse:

não há nenhum curto nos terminais do PWM, onde eu encontro esse PWM para comprar?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

As tensões que eu encontrei foram apenas essas de 19V nos respectivos mosfet´s o restante tem apenas 0,022v cerca de 200mV

Em hipotese algum plugue os 19v sem o pwm no lugar ok? Sem ele os mosfet's podem deixar passar tensão alta paras bobinas. Aí já era

Editado: por XKing Infinityx
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...