Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Apc / Back-Ups 1500va [Rv-02b id: 36715] - Não carrega bateria e abrindo fusível

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, companheiros, sou novo nesse mundo da eletrônica e estou precisando de ajuda para o reparo do nobreak citado.

 

O nobreak chegou com 3 mosfets(IRF8010) do circuito inversor em curto(Q19, Q20 e Q28). Troquei os 3 resistores que ligam-se ao gate(R38, R39 e R113), refiz a trilha deles e as que os mosfets tinham quebrados. Por segurança tirei todos os mosfets e coloquei apenas dois, que estavam bons, um em cada canal(Coloquei no Q28 e no Q29). Apena para fazer o teste. 

Ao tentar fazer o teste com a bateria, verifiquei que não tinha a tensão da bateria na placa, pelo pino de referencia 8, e vi que o fusível F7(o que fica bem na linha da bateria) estava aberto. Segui a trilha e encontrei o mosfet Q14(IRF540Z) em curto total, e o resistor R107(470R) estava queimado e preto. Fiz a troca dos dois componentes e também do fusível(Acredito que o resistor e o mosfet façam parte do circuito de carregador da bateria). 

Fiz o teste apenas com a bateria e reconheceu a bateria e estava saindo entre 90 a 85v na saída AC, dando quedas para 30v. 

Depois coloquei o nobreak na tomada e ao ligar apareceu o LED do terra, da bateria e da lâmpada, só que começou a dar estalos nos reles e por segurança removi da rede. Tentei fazer novamente o teste apenas com a bateria e novamente o fusivel F7 estava aberto.

 

Os mosfets no inverter não entraram em curto e nem o mosfet Q14. Apenas o fusível abriu.

 

Resumindo: 

-Na bateria funciona normal, com as quedas de tensões que mencionei

-Em rede não carrega a bateria, faz barulho nos reles e o fusivel abre.

 

Imagem:

-1= fusivel f7

-2= Mosfet Q14

-3= Resistor R107

imagem.jpg

Captura de tela 2024-05-30 130523.png

Editado: por Everton Filipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho me deparado com este defeito neste modelo, sendo causado pela máscara de solda da placa se tornando condutiva (talvez pelo fato de aqui ser litoral).

O que tem resolvido aqui é raspar a mascara na região dos relés (onde está havendo a condução do lado ac para o lado dc via máscara) e aplicar nova máscara uv.

Uma forma de testar antes de executar, é lavar bem a placa com isopropílico, secar com pistola de ar quente e testar com a placa ainda morna. se o defeito some com a placa morna e retorna com a placa fria, tem grandes chances de ser o que mencionei.

 

 

Editado: por paivafrota
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer reparo deste aparelho e encontrei também o Mosfet Q14 e o Resistor R126 de 33R torrado. Pra testar conectei meu computador no aparelho, aparentemente está funcionando. Desconectei o cabo da rede e após conectei, não houve alteração.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Everton Filipe Então Everton, o meu pra ser sincero não teste ainda nada. Apenas desmontei. Só tenho um multímetro e um ferro de solda.
Não tenho muita experiência. Então estou tentando reparar pois faz muito tempo que ele está parado. Ficava estralando o rele toda hora e desde então desliguei ele e abandonei.
Levei em um técnico e ele disse que o reparo ficaria uns 600 reais na época coisa de 2 anos atrás.

 

Até hoje n sei o que de fato aconteceu. Agora fico preocupado em comprar uma bateria conectar e dar ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, euge11 disse:

@Everton Filipe Então Everton, o meu pra ser sincero não teste ainda nada. Apenas desmontei. Só tenho um multímetro e um ferro de solda.
Não tenho muita experiência. Então estou tentando reparar pois faz muito tempo que ele está parado. Ficava estralando o rele toda hora e desde então desliguei ele e abandonei.
Levei em um técnico e ele disse que o reparo ficaria uns 600 reais na época coisa de 2 anos atrás.

 

Até hoje n sei o que de fato aconteceu. Agora fico preocupado em comprar uma bateria conectar e dar ruim.

Verifique as baterias, eu acredito, o fato de ficar muito tempo em desuso, elas se foram. As baterias elas devem estar sempre em atividade, descarregou e bastante tempo inativo, elas detonam-se com facilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paivafrota Fiz a troca do LM324 e ao invés de trocar apenas os 3 mosfets do inversor, troquei os 6 e está tudo funcionando. Carregador, modo rede e modo inversor okay. 

O único problema agora está quando faço a variação da tensão de entrada abaixo de 200v, o nobreak sai do modo rede e entra no modo inversor. 

Verifiquei os dois relés de estabilização, e também os BC337 que estão com eles, e está tudo bom... Verifiquei também o circuito de amostragem de tensão e também está bom. Não sei o que pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@euge11Uma vez esbarrei na bateria e desconectei o cabo positivo, desse mesmo nobreak, e os relés ficaram atracando sem parar, quando coloquei o cabo voltou tudo ao normal. Não sei se tem mais coisas ruins no seu nobreak, mas pode ser só a bateria.  

Coloca um resistor de 1R 5w em serie com a bateria, no conector negativo por exemplo, e liga o nobreak sem ligar na tomada. Se o circuito inversor estiver em curto, vai abrir o resistor. Fiz isso para testar os 6 mosfets que coloquei. 

Fazer o teste com as bateria novas ou uma fonte assimétrica, no caso. 

Editado: por Everton Filipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...