Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire A515-54 / dazawmb18b0 rev B / Não liga nada, nem LED

Avalie este tópico:


MJVFC

Posts em destaque

Chegou este notebook totalmente morto, nem LED de bateria. Fiz os testes iniciais pois poderia ser até mesmo o power do teclado mas continua sem ligar.
Dei uma analisada na placa e nada de anormal, fiz umas medições básicas e não achei nada em nenhuma bobina. Nesse caso vamos mandar a placa para uma assistência especializada, mas como eu sou curioso queria tirar algumas dúvidas.

AcerAspireA515-54DA0ZAWMB8C0RevB.thumb.jpeg.5309abf8df40ef7145551750729f12d5.jpeg

 

O 19v entra no DC jack, chega até o primeiro componente e no capacitor, dai pra frente não sai mais nada. Achei 19v somente em dois componentes que estão ligados a essa linha. Mas para o outro lado desse componente não tem mais nada.
Qual seria o procedimento nesse caso?
Pelo que eu vi esse componente seria o pnp, isso? Ele tem um esquema de gate, source e dreno?

Acredito que dê pra verificar com esse esquema aqui:

 

Editado: por MJVFC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, MJVFC disse:

Chegou este notebook totalmente morto, nem LED de bateria. Fiz os testes iniciais pois poderia ser até mesmo o power do teclado mas continua sem ligar.
Dei uma analisada na placa e nada de anormal, fiz umas medições básicas e não achei nada em nenhuma bobina. Nesse caso vamos mandar a placa para uma assistência especializada, mas como eu sou curioso queria tirar algumas dúvidas.

AcerAspireA515-54DA0ZAWMB8C0RevB.thumb.jpeg.5309abf8df40ef7145551750729f12d5.jpeg

 

O 19v entra no DC jack, chega até o primeiro componente e no capacitor, dai pra frente não sai mais nada. Achei 19v somente em dois componentes que estão ligados a essa linha. Mas para o outro lado desse componente não tem mais nada.
Qual seria o procedimento nesse caso?
Pelo que eu vi esse componente seria o pnp, isso? Ele tem um esquema de gate, source e dreno?

Acredito que dê pra verificar com esse esquema aqui:

 

Antes de mais nada se você não tiver conhecimento em nada disso do que vou dizer, muito menos ter técnicas de solta etc, sujiro não mexer ou você pode danificar ainda mais a placa.  Mas vamos lá, circuito de entrada da maioria dos notebook é composto por 2 mosfet's, canal N ou canal P, a diferença é que o N precisa receber uma tensão alta (19v+) no gate para liberar os 19v, o canal P precisa zerar essa tensão. No caso se vc não tem os 19v depois do PQ1, possivelmente há um curto, ou ele não ta sendo habilitado, verifica esse Diodo destacado em vermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até sei fazer algumas soldas, mas não fico mexendo onde eu não sei. A questão mesmo é que queria entender o que está acontecendo. Se tiver que tirar algo da placa que seja complicado eu já paro.

Pelo que eu entendi os 19v só libera pra placa depois de passar por esses dois mosfet, certo? Como parou no primeiro já estranhei.

O lado de cá do primeiro mosfet tem os 19v, mas do lado de lá as 3 pernas não têm nada e nem a outra perna. Esse outro componente que circulei tem os 19v na parte de cima, mas na parte de baixo que leva pra perna isolada do mosfet não tem nada. Se eu entendi bem esse componente que liberaria a voltagem para liberar esse mosfet.

 

Vou até mudar pra "Dúvida"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MJVFC disse:

Chegou este notebook totalmente morto, nem LED de bateria. Fiz os testes iniciais pois poderia ser até mesmo o power do teclado mas continua sem ligar.
Dei uma analisada na placa e nada de anormal, fiz umas medições básicas e não achei nada em nenhuma bobina. Nesse caso vamos mandar a placa para uma assistência especializada, mas como eu sou curioso queria tirar algumas dúvidas.

AcerAspireA515-54DA0ZAWMB8C0RevB.thumb.jpeg.5309abf8df40ef7145551750729f12d5.jpeg

 

O 19v entra no DC jack, chega até o primeiro componente e no capacitor, dai pra frente não sai mais nada. Achei 19v somente em dois componentes que estão ligados a essa linha. Mas para o outro lado desse componente não tem mais nada.
Qual seria o procedimento nesse caso?
Pelo que eu vi esse componente seria o pnp, isso? Ele tem um esquema de gate, source e dreno?

Acredito que dê pra verificar com esse esquema aqui:

 

Partindo do que vc informou, tem algum defeito nos mosfets de entrada ou no ci de charge, mas o correto é medir se tem curto em algum dos mosfets.

Eu começaria conectando na fonte de bancada para ver se não ha consumo (curto), caso positivo verificaria com cãmera termica para encontrar quem aquece, caso negativo, retiraria os dois mosfets e media fora do circuito para testar se estão bom, mediria tbm os pads da placa onde retirei os mosfets para verificar se não tem curto, caso não haja curto, e os mosfets estejam bom, iria verificar as tensões do ci de charge porque é ele que ativa os gate dos mosfets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Eu até mudei pra dúvida pois quero mais entender do que se trata e as possíveis soluções ou testes.

Já juntei algumas informações aqui, até mesmo pra entender melhor o que está acontecendo.

Aqui não temos muitas coisas pra reparo ou testes pq o pessoal terceiriza esse serviço. Tem até uma sugestão aqui sobre eu fazer um curso, mas eu acho que não vai pra frente pq entra pouco reparo de placa aqui.

Mas enfim...nada esquenta na placa, achei válida a sugestão de retirar o mosfet mas no momento não posso fazer isso
Mais uma dúvida, esses dois mosfets são fonte primária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, MJVFC disse:

Entendi.

Eu até mudei pra dúvida pois quero mais entender do que se trata e as possíveis soluções ou testes.

Já juntei algumas informações aqui, até mesmo pra entender melhor o que está acontecendo.

Aqui não temos muitas coisas pra reparo ou testes pq o pessoal terceiriza esse serviço. Tem até uma sugestão aqui sobre eu fazer um curso, mas eu acho que não vai pra frente pq entra pouco reparo de placa aqui.

Mas enfim...nada esquenta na placa, achei válida a sugestão de retirar o mosfet mas no momento não posso fazer isso
Mais uma dúvida, esses dois mosfets são fonte primária?

Sim amigo, esses dois mosfet's liberam 19v pro restante da placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...