Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV Samsung - UN32J4300AG - Backlight acende fraco e tensão oscilando.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Essa TV está com todos os leds funcionando normalmente, testei um por um e todos estão OK. O problema pelo que parece é na tensão que a placa principal envia para os leds, medindo a tensão neles tem 5.5v, oscila até 18v e desce de novo para 5.5v e fica nesse loop, eles acendem muito fracos. Não achei o esquema dessa TV, alguém tem alguma ideia do que possa causar esse defeito?

Editado: por MarceloRibeiro94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • MarceloRibeiro94 alterou o título para TV Samsung - UN32J4300AG - Backlight acende fraco e tensão oscilando.
6 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@roonix Não tenho um testador de led daqueles premium, mas eu fiz um com uma ponta retificadora que funciona perfeitamente. As duas barras acenderam normalmente com 13v cada uma.

Eu tambem uso um tabajara e dá conta do recado.

verifique os resistores de baixo valor da etapa de driver- led.

 

o restante funciona oK? a imagem aparece no fundo?

Faça a medição dos leds também sem o flat da vcom conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarceloRibeiro94, baixe o datasheet e confira se a alimentação de entrada do CI está ok,  ver se tem variação na linha Isense (CS) Pino 7 tem variação de tensão.

 

No eletronicapt/dicas tem relato de defeito neste modelo com falha nos resistores do drive de leds.

Vc já checou as barras de leds, veja se vale a pena trocar o ic driver.

 

Espero ter ajudado.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@roonix Então é possível que tenha led com defeito? Mesmo todos acendendo no teste?

Pode ser. No meu testador de leds eu tenho um voltimetro, assim eu vejo o valor da tensão em cada barra e caso alguma barra acenda com valor de tensão diferente de outra eu procuro trocar as barras.

Barras dão mais defeitos que a parte do driver de leds mas pode ter defeito no driver.

 

Teste as barras medindo a tensão em cada uma e comparando o brilho dos leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@MarceloRibeiro94 é muito comum Samsung apresentar fuga para o chassi em algum led. Desconecte a placa principal e teste encostando positivo no chassi e no negativo de cada barra e depois inverta(não pode acender nenhum led).

 

Se tiver osciloscópio, veja após o diodo do conversor dc dc elevador de tensão até quanto ela chega. Aqueles dois capacitores eletrolíticos com esr alto pode comprometer o funcionamento. Tente ressoldar o ic pwm (muita atenção para curtos)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ohm disse:

Desconecte a placa principal e teste encostando positivo no chassi e no negativo de cada barra e depois inverta(não pode acender nenhum led).

Olá, boa tarde. Eu estou usando uma ponte retificadora e um resistor para testar as barras, fiz o procedimento que você mencionou e as barras acendem em ambos os sentidos, tanto o negativo no chassi quanto o positivo. Eu isolei totalmente as barras, mas continua acendendo... Retirei elas do chassi, coloquei plastico bolha em baixo para testar e continua acendendo, tô achando que esse meu "testador de leds" tá me enganando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@ohm Boa tarde, desculpa incomodar. Troquei os barramentos de leds e funcionou, a TV voltou a ter imagem, mas hoje após 8 dias, a TV voltou com o mesmo problema de leds. Ao ligar a TV os leds ligam muito fortes rapidamente e apagam, coisa de menos de 1s, após isso ficam oscilando conforme vídeo abaixo. Ou esses barramentos que comprei vierem defeituosos ou tem alguma coisa estragando eles. Pode dar uma ajuda? 

PS: Ignore as fitas isolantes, coloquei elas para isolar completamente os leds da carcaça metálica. 

Editado: por MarceloRibeiro94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm No diodo DC-DC (modelo 6100CT) destacado na foto abaixo tem 40v no catodo dele, o mesmo nos dois capacitores. Em uma barra de led chega 40v, na outra 20v... Desconectei a que chega 20v e continuou com 40v na outra, ai desconectei a de 40v e a que recebia 20v agora não recebe mais nada, isso tem algum sentido? 

D_NQ_NP_2X_831914-MLA75227921558_032024-F.jpg

Editado: por MarceloRibeiro94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola,

 

@MarceloRibeiro94 

Em 01/08/2024 às 14:02, MarceloRibeiro94 disse:

Boa tarde, desculpa incomodar.

Não incomoda não! Pode marcar quantas vezes precisar. Assim que possessível respondo.

 

Você fez a redução da corrente do drive led?

Sabe me dizer se a tv esta ligada e piscando as barras de leds ou nem liga e fica piscando?

 

Em 01/08/2024 às 14:02, MarceloRibeiro94 disse:

Troquei os barramentos de leds e funcionou, a TV voltou a ter imagem

então era como suspeitava. led com fuga para o chassi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...