Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell 5558 / LA-D071P / Consumo anormal de hardware

Avalie este tópico:


diogotecnico

Posts em destaque

Oi pessoal. É o seguinte. Trabalho com TI e já tive assistência técnica, mas há alguns anos parei de trabalhar com manutenção, ficando somente no atendimento de empresas. Esses dias acabei pegando esse note de um cliente e queria saber a opinião de vocês antes de abrir, já que tem um bom tempo que estou sem mexer com isso e meu foco também não era em eletrônica. 

 

Esse note está extremamente lento, extremamente mesmo. E ele tem uma configuração até que bem razoável para uso do dia a dia. Parece um AMD C60 de tão lento. Sem nada aberto ele demora até para abrir uma pasta. Já troquei o SSD, mesmo nos testes não acusando ser isso. Mas observei que ele dá um aviso de carregador ao ligar. Notei também, que fazendo alguns testes superficiais, o note parece não estar usando o hardware que tem. Como se estivesse com o uso deles restrito. Então pensei se poderia ser a fonte do note ou algum problema de placa mãe. Ainda tenho minha fonte assimétrica aqui, mas estou sem o pino para esse note, estou vendo se consigo para poder testar ele nela. Enquanto isso, poderiam ver os prints que tirei do consumo de energia pelo AIDA64, e ver se acham alguma anormalidade? 

 

* Tenho fonte assimétrica, multímetro, regravador de eeprom e outras coisas, ainda do tempo da assistência. Mas vou optar não mexer na placa se for preciso, por falta de prática "e tempo".

 

Desde já, agradeço pela ajuda. Um abraço. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por diogotecnico
Adição do modelo da placa
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, diogotecnico disse:

Oi pessoal. É o seguinte. Trabalho com TI e já tive assistência técnica, mas há alguns anos parei de trabalhar com manutenção, ficando somente no atendimento de empresas. Esses dias acabei pegando esse note de um cliente e queria saber a opinião de vocês antes de abrir, já que tem um bom tempo que estou sem mexer com isso e meu foco também não era em eletrônica. 

 

Esse note está extremamente lento, extremamente mesmo. E ele tem uma configuração até que bem razoável para uso do dia a dia. Parece um AMD C60 de tão lento. Sem nada aberto ele demora até para abrir uma pasta. Já troquei o SSD, mesmo nos testes não acusando ser isso. Mas observei que ele dá um aviso de carregador ao ligar. Notei também, que fazendo alguns testes superficiais, o note parece não estar usando o hardware que tem. Como se estivesse com o uso deles restrito. Então pensei se poderia ser a fonte do note ou algum problema de placa mãe. Ainda tenho minha fonte assimétrica aqui, mas estou sem o pino para esse note, estou vendo se consigo para poder testar ele nela. Enquanto isso, poderiam ver os prints que tirei do consumo de energia pelo AIDA64, e ver se acham alguma anormalidade? 

 

* Tenho fonte assimétrica, multímetro,  regravador de eeprom e outras coisas, ainda do tempo da assistência. Mas vou optar não mexer na placa se for preciso, por falta de prática "e tempo".

 

Desde já, agradeço pela ajuda. Um abraço. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa tarde amigo, já peguei diversos casos como este, alguns modelos da Dell irão funcionar apenas com a fonte original, caso contrario ele trava o clock da cpu e mesmo com o SSD ele irá ser muito lento, se não for a Fonte o Dc Jack pode estar quebrado, antes de mexer verifica isso antes 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, diogotecnico disse:

Oi pessoal. É o seguinte. Trabalho com TI e já tive assistência técnica, mas há alguns anos parei de trabalhar com manutenção, ficando somente no atendimento de empresas. Esses dias acabei pegando esse note de um cliente e queria saber a opinião de vocês antes de abrir, já que tem um bom tempo que estou sem mexer com isso e meu foco também não era em eletrônica. 

 

Esse note está extremamente lento, extremamente mesmo. E ele tem uma configuração até que bem razoável para uso do dia a dia. Parece um AMD C60 de tão lento. Sem nada aberto ele demora até para abrir uma pasta. Já troquei o SSD, mesmo nos testes não acusando ser isso. Mas observei que ele dá um aviso de carregador ao ligar. Notei também, que fazendo alguns testes superficiais, o note parece não estar usando o hardware que tem. Como se estivesse com o uso deles restrito. Então pensei se poderia ser a fonte do note ou algum problema de placa mãe. Ainda tenho minha fonte assimétrica aqui, mas estou sem o pino para esse note, estou vendo se consigo para poder testar ele nela. Enquanto isso, poderiam ver os prints que tirei do consumo de energia pelo AIDA64, e ver se acham alguma anormalidade? 

 

* Tenho fonte assimétrica, multímetro,  regravador de eeprom e outras coisas, ainda do tempo da assistência. Mas vou optar não mexer na placa se for preciso, por falta de prática "e tempo".

 

Desde já, agradeço pela ajuda. Um abraço. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tem um programa que eu uso para verficar isto chama-se Trottlestop nele voce pode liberar o clock se voltar a funcionar corretamente é a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Repare informatica disse:

Tem um programa que eu uso para verficar isto chama-se Trottlestop nele voce pode liberar o clock se voltar a funcionar corretamente é a fonte

 

Opa. Obrigado. Não conhecia esse software. Vou fazer esse teste. A fonte é "aparentemente original dell" e o cliente afirma ser a dele. Então, supondo que seja, ela ou o dc jack estariam com defeito.

Detalhe: O pino da fonte encaixa folgado no conector e se mexer levemente na fonte o note desliga. 

 

* Sabe se com a fonte assimétrica o note dell ainda acusa esse aviso de fonte incorreta? E se o clock funciona corretamente com ela? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, diogotecnico disse:

 

Opa. Obrigado. Não conhecia esse software. Vou fazer esse teste. A fonte é "aparentemente original dell" e o cliente afirma ser a dele. Então, supondo que seja, ela ou o dc jack estariam com defeito.

Detalhe: O pino da fonte encaixa folgado no conector e se mexer levemente na fonte o note desliga. 

 

* Sabe se com a fonte assimétrica o note dell ainda acusa esse aviso de fonte incorreta? E se o clock funciona corretamente com ela? 

 

 

Se ele se desliga ao mexer, o Dc jack está quebrado, ele não pode se desligar ao mexer, na fonte assimétrica ele não irá reconhecer como original, ent vai travar, se o conector estiver quebrado é bem visível se olhar para o conector no notebook ele aparece apenas 2 pinos "soltos", pois geralmente ele quebra a parte de plástico que fica no meio aonde o pino central da fonte da Dell vai conectada, tira uma foto e posta aqui do conector do note 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, diogotecnico disse:

 

Opa. Obrigado. Não conhecia esse software. Vou fazer esse teste. A fonte é "aparentemente original dell" e o cliente afirma ser a dele. Então, supondo que seja, ela ou o dc jack estariam com defeito.

Detalhe: O pino da fonte encaixa folgado no conector e se mexer levemente na fonte o note desliga. 

 

* Sabe se com a fonte assimétrica o note dell ainda acusa esse aviso de fonte incorreta? E se o clock funciona corretamente com ela? 

 

 

Amigo corrija o título do seu tópico com a marca do notebook e modelo, depois o modelo da placa e o defeito para não retirar seu tópico 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • diogotecnico alterou o título para Dell 5558 / LA-D071P / Consumo anormal de hardware

Dell e seus, carregadores são os grandes vilões dessa série no próprio setup da Dell vc já ver logo carregador não reconhecer a potência tipo 65 w ou 90 w fica desconhecido antes de fazer qualquer coisa na maquina sempre siga essa dica de ver o carregador no setup boa sorte aí corrija o tópico pra manter o padrão do fórum 

Editado: por claudio cortez
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Repare informatica disse:

Se ele se desliga ao mexer, o Dc jack está quebrado, ele não pode se desligar ao mexer, na fonte assimétrica ele não irá reconhecer como original, ent vai travar, se o conector estiver quebrado é bem visível se olhar para o conector no notebook ele aparece apenas 2 pinos "soltos", pois geralmente ele quebra a parte de plástico que fica no meio aonde o pino central da fonte da Dell vai conectada, tira uma foto e posta aqui do conector do note 

 

Acredito que o pino interno do dc jack esteja realmente quebrado. Também fiz o teste com o trottlestop e deu "BD PROCHOT". Desabilitei o mesmo, o note subiu o clock na hora e o desempenhou normalizou. Como mágica. 

 

A dúvida que fica é:

* Só o dc jack causaria esse problema todo? Já que mesmo o conector não estando firme, o note se mantém ligado.

 

* Pesquisei a respeito desse "BD PROCHOT" e vi que alguns recomendam não utilizar o note assim, só desabilitando o erro pelo software. Outros disseram que fazem isso há anos e nunca ouviram relatos de problemas por desabilitar e continuar usando. Qual sua opinião a respeito? 

 

Segue as fotos do DC Jack:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado pela ajuda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@diogotecnico , pra ratificar sobre a fonte, se a bateria estiver boa, experimenta ligar só com ela, o notebook deverá funcionar normalmente com relação a performance.

 

Pensei nisso. Infelizmente a bateria zerou total. Como não tenho outra, ainda não consegui fazer esse teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 03/08/2024 às 02:27, diogotecnico disse:

 

Acredito que o pino interno do dc jack esteja realmente quebrado. Também fiz o teste com o trottlestop e deu "BD PROCHOT". Desabilitei o mesmo, o note subiu o clock na hora e o desempenhou normalizou. Como mágica. 

 

A dúvida que fica é:

* Só o dc jack causaria esse problema todo? Já que mesmo o conector não estando firme, o note se mantém ligado.

 

* Pesquisei a respeito desse "BD PROCHOT" e vi que alguns recomendam não utilizar o note assim, só desabilitando o erro pelo software. Outros disseram que fazem isso há anos e nunca ouviram relatos de problemas por desabilitar e continuar usando. Qual sua opinião a respeito? 

 

Segue as fotos do DC Jack:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado pela ajuda.

Desculpe a demora para retornar, sim, só o Jack causa isso tudo, assim como só a fonte estragada também causa isso tudo, já peguei alguns casos que era a fonte, bem aonde fica a ponteira é costume dos clientes de torcer e quebrar o fio do ID dentro da fonte fazendo com que não reconhece mais a fonte, quando vejo isso eu abro com uma navalha pra não ficar marcas ressoldo ele e voá-la tá novinho, mas no seu caso tudo aparenta ser o dc jack, pois se mexer desliga é um sinal que está quebrado internamente e ao mexer perde os contatos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2024 às 02:28, diogotecnico disse:

 

Pensei nisso. Infelizmente a bateria zerou total. Como não tenho outra, ainda não consegui fazer esse teste.

Diego por um acaso você não consegue postar uma foto da fonte e de como está a ponteira? e também do dc jack do notebook aqui?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...