Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo Bahia - VAIO / VJFE41F11X-B0411H / Lentidão e Bugs de Inicialização mesmo ao mudar sistema operacional

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola prezados, como estão? Espero que bem..

 

Sou usuário de um dispositivo Vaio que está com problemas de inicialização há mais de 3 anos (sim, meu dispositivo é antigo a este ponto rsrsrs, mas fora a inicialização ele está funcionando muito bem); os sintomas são os seguintes:

 

  • Ao ligar o POST leva por volta de 40 segundos para ser concluído;
  • Quando o BIOS carrega consigo acessar o setup e alterar suas configurações normalmente, masss...
  • Após o BIOS carregar e dar espaço ao bootloader começam a ocorrer erros que só consigo detectar como aleatórios e vou listar todas as situações abaixo:
    • o laptop pode simplesmente não inicializar o SO (Sistema Operacional) e ficar parado por um tempo
    • o laptop pode iniciar no menu do grub, e mesmo que eu execute "exit" ele vai ficar em tela preta
    • o laptop pode inicializar o Kernel e o SO, mas o touchpad para de funcionar (ocorre mais quando estou utilizando distribuições Linux do que Windows como SO principal)

 

As situações acima podem variar também de acordo com a ordem de boot, o que consegui mitigar desabilitando uma série de opções de boot, mas vamos às ações que já tomei para tentar mitigar isso:

  • formatei de forma limpa várias vezes, reinstalando o SO
  • mudei SO para Linux e voltei para Windows diversas vezes
  • removi uma memória RAM adicional que coloquei pensando na questão de incompatibilidade de memória, mas o problema havia aparecido antes deste upgrade
  • mudei configurações do BIOS de várias formas:
    • alterei para Linux/LEGACY
    • habilitei / desabilitei Fast Boot
    • Mudei ordem de inicialização
    • alterei até mesmo o secure boot pensando ser algo relacionado
  • fiz alteração de modelo de kernel algumas vezes, pois estou utllizando Arch Linux agora e senti algumas diferenças:
    • as vezes inicio o laptop e ele não carrega o SO, se iniciar novamente, trocar o kernel uma vez, seja para o linux normal ou para o linux-lte e depois iniciar novamente o sistema consegue iniciar o SO
    • geralmente ao usar apenas um modelo de kernel o SO não responde e para de iniciar definitivamente após alguns boots
    • geralmente oo usar o kernel linux-lte faz com que o touchpad funcione, já ao usar o linux normal não

 

Algumas situações que acredito estarem relacionadaas:

  • BIOS com algum bug e não consigo encontrar uma nova versão do firmware no fabricante
  • algum problema de componente no dispositivo, mas já levei para manutenção em diversos lugares e não conseguiram resolver
  • problema com kernel no caso do touchpad inoperante
  • problema crônico do dispositivo uma vez que já vi outros usuários reclamando de problemas semelhantes
  • alguma configuração incorreta, ja testei varias mas isso pode ser alguma falha minha mesmo

 

Minha versão de firmware acredito ser a mais recente disponível, segue output do hostnamectl:
 Static hostname: archlinux
       Icon name: computer-laptop
         Chassis: laptop 💻
      Machine ID: e*********************************f
         Boot ID: 7***************************2
Operating System: Arch Linux                      
          Kernel: Linux 6.10.5-arch1-1
    Architecture: x86-64
 Hardware Vendor: Positivo Bahia - VAIO
  Hardware Model: VJFE41F11X-B0411H
Firmware Version: V1.027.X
   Firmware Date: Mon 2020-12-07
    Firmware Age: 3y 8month 1w 6d       
 

 

Bem, espero que possam me ajudar neste processo e caso tenha faltado alguma informação posso colocar aqui posteriormente mediante solicitações, claro.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, xandy_73 disse:

Já tentou atualizar a bios?

Oi @xandy_73 , na verdade não consegui fazer o upgrade da BIOS pois o website do fabricante não disponibilizou uma BIOS para download (pelo menos não encontrei), agora, caso saiba de uma forma que eu consiga fazer o processo de download de uma mais nova e compatível com a placa estou aberto a testes...sei que a minha é uma AMD, tentei usar uma ferramenta de atualização deles mas tive alguns problemas com o OS se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...