Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida acer a515 54/ dazawmb18b0 rev1/não liga

Avalie este tópico:

ecsvgo

Posts em destaque

amigoa estou com essa placa de notebook que tem 19v na entrada de PQ1 e OV na saida, no PU1 nos pinos 28-VCC = 19V, 4- ACDRV=0, 6-ACDET=2,61V tinha que ter 16,4V , 5-ACOK=0,  acho que esse PU1 esta queimado,pensei em comprar um pra trocar, mas v que ele tem SDA e SCL, a minha pergunta é, ele é programavel , para trocar preciso gravar um firmware antes, ou estes sinais são só para comunicação com componentes da placa?

Editado: por ecsvgo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• ecsvgo alterou o título para acer a515 54/ dazawmb18b0 rev1/não liga

@ecsvgo sim. Acdet tem 19v - 16,4v= 2,6v entre os dois resistores. Ele cai 16,4v no primeiro resistor. Pino 24 nao é acdrv. É o regn. Se tiver 6v lá, tem q ter 6v em um dos lados do pr39. E o divisor resistivo vai dar a tensao de acok. Se acok tá zerado e nao tem curto na linha, tem alg problema nesse divisor de tensao. Pr30 é um curto, nao pode dar 192k. Meça os resistores fora da placa ou com apenas um terminal soldado na placa, pra v qual está alterado. Eu acho q deve ser o pr39,.mas veja os 3.

• Joinha 1
Link para o comentário

o esquema que tenho é o mesmo, o valor no esquema é de PR31 É 866Ksó que já vi que a minha placa por exemplo não tem esses PR19,PR17,PR32 e PR26, acho que tem algumas diferenças, os valores que passei foi os valores medido com o multimetro na placa. Mais afinal era ser 16,4v o valor do pino 6 ACDET? estava pensando em injetar  16,4V no pino 6, para ver se subia o pino 4 ACDRV.

Link para o comentário

escrevi errado pino 24 é REGN o pino 4 que é ACDRV,

vi a sua  postagem #7 depois que respondi sobre o esquema, agora entendi o valor de real de  ACDET

vou verificar esses resistores fora da placa.

qual seria o valor que teria que encontrar no ACOK? Seria em torno de 3V, ou 0V esta certo?

Editado: por ecsvgo
Link para o comentário

@ecsvgo Uma informação que esta faltando aí é o consumo da placa mesmo sem ligar. Pino 4 ausente não nos da o gate dos mosfets de entrada. Verificou as resistência de todas as bobinas? Preste atenção no circuito RTC, temos um sintoma assim quando ha uma falha ali. Se +Vin não esta em curto, eu ja teria injetado tensão nessa linha, gradativamente com uma corrente baixa para analisar o consumo, lembrando que não pode haver curto em nenhuma 'fonte' da placa, principalmente a do V-core. As vezes tiramos a bobina ou o mosfet de alta do V-core como precaução, se vc tem duvida se há ou não um curto ali.

• Joinha 1
Link para o comentário

bom dia, não tem curto em PR3 e +vin.

qual a bobina do v-core?

eu errei quando disse que tinha medido pr30, na realidade ele não existe na placa, e medindo a tensão em cima de PR39 tem o valor de regn6v, a tensão em cima de PR40 é 2mv,, mais medindo continuidade em cima dele não existe curto e sim 82k, igual ao PR39 82k. esse sinal ACOK sai de PU1 e vai para pino 72 de U37, acho que um desses esta matando os 3v de ACIN, a não ser que exista algum sinal que esta faltando para que PU1 habilite ACOK, que eu não conheço.

Link para o comentário

12 horas atrás, ecsvgo disse:

esse sinal ACOK sai de PU1 e vai para pino 72 de U37, ac

Levanta o pino 72 do U37 e vê se não é ele em curto matando o sinal ACOK/ACIN.

OBS:

ACDET=16.4V indica que a tensão mínima deve ser de 16,4V na entrada, para que o carregador seja detectado.

PR30, PR19, PR17, PR32 e PR26 realmente não estão na placa, o esquema diz "*Short" (em Curto)

Editado: por py2eb
  • Joinha 1
Link para o comentário

@ecsvgo acho q vc ja matou. Pelo seu relato o pq9054 é o problema. Se vc removeu ele e normalizou acin, o pu1 está perfeito. E aí ele só voltou a zerar o acin qnd vc reconectou o pino 72 do super i/o pq vc nao está com o pq9054 na placa. Vc precisa subistituir ele por outro q vai da tudo certo. Acho q batemos cabeça pq todos achavamos q vc ja tinha testado esses mosfets e ngm pensou nisso, pq geralmente é o q fazemos logo.

• Joinha 1
Link para o comentário

3 horas atrás, ecsvgo disse:

retirei o pq9054, passei a ter 19v na saida de pq1

Testa esse PQ9054, o PQ2 e o PQ30.

Outro motivo pra o Charger não liberar o ACOK é se se a tensão do carregador estiver indo direto para a Bateria, nesse caso ele entra em proteção.

Injetar 1V (Um Volt) na PR32 com a fonte assimetria também vai ajudar a identificar se há algum curto na linha +VIN.

Editado: por py2eb
Link para o comentário

Em 11/09/2024 às 00:24, ecsvgo disse:

6-ACDET=2,61V

- Essa tensão está correta nesse pino. Se tem o divisor nessa linha na configuração que está no esquema, essa tensão deve ficar nesse valor mesmo. 

- Pra ter ACIN em nivel alto, o regulador REGN pino 24 tem que liberar 6V na entrada do divisor que envia ACIN. 

- O charge recebe ACDET identificando o fonte AC, recebe alimentação 19v pino VCC, libera 6V no pino 24 pra que possa informar ACOK, libera pulsos no ACDRV pra chavear os mosfet da entrada. Se tudo isso não estiver nas condições normais, o Ci não chavear os mosfet da entrada. 

- Ci pode aterrar ACOK se encontrar algo errado na linha +VIN ou na BAT-V. 

O que está parecendo é que a linha +VIN está em curto. Você ta mexendo no pino do SIO que não tem relação com o problema. Coloque o mosfet no lugar e remover o resistor PR3 e confere novamente se os 19V vai aparece em um dos seus PADs. Se isso acontecer, a linha +VIN vai está em curto.

Link para o comentário

coloquei PQ9054 de volta, retirei pr3, e apareceu 19v na saida do PQ9054, medi continuidade apos pr3 para gnd, sem curto, em pu1 temos regn=5,98v, acdrv=25v, cmsr=19v,acdet=2,61v,acok=2,28v, pq2, pq30,pq29 não estão em curto. coloquei 1v en +vin e deu consumo zero de corrente.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...