Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E 15 / E5-574G-73NZ / DA0ZRWMB6G0 rev G / Não liga NADA

Avalie este tópico:

Mano Técnico

Posts em destaque

Olá meus colegas, estou com esse Acer na bancada que não da nenhum sinal de vida, fiz uma analise previa nele e só tenho 19v em alguns pontos, procurando aqui pelo fórum pelo mesmo problema encontrei situações parecidas mas nada que me ajudasse de fato a resolver, eu sou iniciante na leitura de componentes e circuitos de placa, gostaria de ajuda para entender melhor. 

Eu vi em vários casos o problema ser esse mosfet PQ22, eu tenho tensão de 19v no pino 5 do PQ22, no pino 3 do PD8 e no pino 1 do PC133. 

Eu gostaria de saber se o pino 4 do PQ22 era para ter qual tensão? 

Aceito qualquer ajuda. 

Captura de tela 2024-11-20 111903.png

Captura de tela 2024-11-20 111846.png

Captura de tela 2024-11-20 111149.jpg

Editado: por Mano Técnico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2024 às 13:08, LEONTEC disse:

@Mano Técnico, remove o resistor PR213 e verifique novamente se os 19v vai passar pelo PQ22. Se passar, injeta tensão no pad onde fica esse resistor lado da malha VIN. 

removi e não passou, agora já estou com a fonte de bancada para realizar medições. 

Link para o comentário

Em 20/11/2024 às 13:08, LEONTEC disse:

@Mano Técnico, remove o resistor PR213 e verifique novamente se os 19v vai passar pelo PQ22. Se passar, injeta tensão no pad onde fica esse resistor lado da malha VIN. 

Fiz novamente o teste e acredito que agora da maneira correta, removi o PR213 e no pino 1 injetei 1.1v e fiz as medições, no PQ22, PC136 e PR210, depois injetei a mesma tensão no pino 2 do PC136 e o PQ22 recebeu corretamente. Então eu constatei que o curto de fato está da linha do PR213 para baixo, pois ao injetar 1.1v do lado da manha VIN o consumo cai para 0.3v e tem 0.8 amperes de consumo, indicando um curto. 

Agora vou procurar o componente em curto. 

Link para o comentário

@Mano Técnico, você está fazendo errado. Pra saber se a tensão 19V vai passar pelo mosfet PQ22 sem o PR213 no lugar, você deve injetar no mínimo 5V na entrada do carregador, subir essa tensão gradativamente pra ver se vai chegar aos 19v sem a fonte apresentar consumo, se isso acontecer, verifique se os 19V está passando pelo PQ22 pinos 123. Dessa forma você consegue confirmar se o circuito de entrada está funcionando.Capturadetela2024-11-25140653.thumb.jpg.bf8af84660be2cd31a78ac6a6f3f3747.jpg

A mesma coisa você vai fazer injetando tensão no pad 2 (ponto de solda) do resistor PR213 na placa, iniciando com 3v e depois subindo devagar monitorando o consumo de corrente na fonte até passar dos 5v, pois só depois disso que a fonte vai conseguir fazer esquentar o que estiver em curto. 

Capturadetela2024-11-25140845.thumb.jpg.f31037322ece3656dacd0498838ad882.jpg

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...