Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Filtrar a tinta para usar em tanque/bulk é possível?

Avalie este tópico:

Carol.zinha

Posts em destaque

Parece uma dúvida boba, mas é séria. Sempre usei a mesma marca de tinta, porém a loja fechou (férias) e tive que comprar em outro lugar e não tinha da mesma tinta. Porém agora a cabeça de impressão (Epson L355) entope a cada 2...3 folhas impressas. Faço a limpeza pelo soft, o teste de jatos sai perfeito mas depois de algumas poucas folhas volta a falhar a impressão só na cor que estou usando a tinta nova. Já fiz limpeza externa na cabeça de impressão, até troquei a bomba de sucção. Cheguei a conclusão que é a tinta nova que está causando entupimento por ou ser muito "grossa" ou por ter detritos sólidos misturados. Tem alguma forma de filtrar a tinta? Tipo, remover toda a tinta de volta para o pote, filtrar, e colocar novamente na impressora? Como fazer essa filtragem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carol.zinha Sinceramente não conheço nenhuma forma de filtrar a tinta, mas tinta para bulk ink tem tipos diferentes, corante, pigmentada e sublimática, verifica se você não está colocando um tipo diferente da que você geralmente usa, além disso, as tintas tem qualidade, para cabeças de impressão que já tem algum tempo de uso, as tintas de qualidade inferior podem apresentar falhas, sempre tente trabalhar com a tinta original, caso não seja possível, usa a paralela da melhor qualidade possível, eu no seu lugar, removia a tinta, lavava o reservatório e os dampers, pedia uma de boa qualidade do ML e deixava a cabeça de impressão de molho na solução até a tinta chegar, melhor do que arriscar um entupimento severo na cabeça e te dar mais problemas depois.

• Joinha 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, crodrigop disse:

@Carol.zinha Sinceramente não conheço nenhuma forma de filtrar a tinta, mas tinta para bulk ink tem tipos diferentes, corante, pigmentada e sublimática, verifica se você não está colocando um tipo diferente da que você geralmente usa, além disso, as tintas tem qualidade, para cabeças de impressão que já tem algum tempo de uso, as tintas de qualidade inferior podem apresentar falhas, sempre tente trabalhar com a tinta original, caso não seja possível, usa a paralela da melhor qualidade possível, eu no seu lugar, removia a tinta, lavava o reservatório e os dampers, pedia uma de boa qualidade do ML e deixava a cabeça de impressão de molho na solução até a tinta chegar, melhor do que arriscar um entupimento severo na cabeça e te dar mais problemas depois.

É do mesmo tipo (corante), mas de outra marca. O vendedor está de férias porém eu não estou rs, e preciso imprimir aqui. Vou tentar lavar o dumper da cor que está dando problema (magenta) para tirar a dúvida de algum problema na telinha interna, mas queria filtrar essa tinta para poder continuar imprimindo pelo menos até o vendedor voltar e poder comprar outra vez a tinta de sempre.

Link para o comentário

@Carol.zinha Olha, eu não conheço nenhuma maneira.. mas pelo que vc está relatando deve ser algo relacionado a formulação da tinta, viu.. e só vai resolver trocando ela. Só toma cuidado que em uma dessa entope sua cabeça e dependendo do grau de entupimento depois não desentope mais.

Editado: por fpizzinato
Link para o comentário

41 minutos atrás, fpizzinato disse:

@Carol.zinha Olha, eu não conheço nenhuma maneira.. mas pelo que vc está relatando deve ser algo relacionado a formulação da tinta, viu.. e só vai resolver trocando ela. Só toma cuidado que em uma dessa entope sua cabeça e dependendo do grau de entupimento depois não desentope mais.

Tinta mais grossa do que o ideal?

1 hora atrás, crodrigop disse:

@Carol.zinha Ok, boa sorte! Retorne nos informando o resultado! 

Pode deixar, eu aviso sim.

Link para o comentário

3 horas atrás, crodrigop disse:

@Carol.zinha Ok, boa sorte! Retorne nos informando o resultado! 

Tinha mais pontos sólidos que acabaram vazando, mas esse grande no centro e esse preso no filtro ainda sairam na foto, assim como outros ali boiando. Esses são gigantes e não passaram pelo filtro. Imagino então quantos outros, menores, passaram e estavam indo para a cabeça de impressão e/ou mesmo restringindo o filtro do damper de forma a não carregar de tinta a cabeça durante as impressões.

20241223_163439.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, crodrigop disse:

Boa, e resolveu? @Carol.zinha 

Deixei de molho com Veja, até que consiga remover esses pontinhos visíveis. Pode não ser esse o problema, mas ali tinha um problema. Se for detritos da tinta nova, ai só mesmo em Janeiro comprando da tinta de antes, que em anos nunca deu problema, nem precisava fzr limpeza nem nada, pq nunca entupia e nem falhava impressão.

Link para o comentário

1 hora atrás, Carol.zinha disse:

Deixei de molho com Veja, até que consiga remover esses pontinhos visíveis. Pode não ser esse o problema, mas ali tinha um problema. Se for detritos da tinta nova, ai só mesmo em Janeiro comprando da tinta de antes, que em anos nunca deu problema, nem precisava fzr limpeza nem nada, pq nunca entupia e nem falhava impressão.

Se for tinta ruim melhor nem tentar reaproveitar, as 355 são tanque de guerra, a bomba é dificil dar problema, se vc já tirou ar do sistema , já encheu o dumper e tem grande desconfiança da tinta, melhor tirar, lavar o reservatorio e por uma tinta de qualidade.

O vermelho sempre dá muito problema, impressionante :)

Roberto

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, gnu informatica disse:

Se for tinta ruim melhor nem tentar reaproveitar, as 355 são tanque de guerra, a bomba é dificil dar problema, se vc já tirou ar do sistema , já encheu o dumper e tem grande desconfiança da tinta, melhor tirar, lavar o reservatorio e por uma tinta de qualidade.

O vermelho sempre dá muito problema, impressionante :)

Roberto

Pior que não foi barata a tinta (e as avaliações são ótimas), e tenho coisas para imprimir, vou precisar usar ainda dessa tinta. A anterior (não sei se posso falar a marca dela) é mesmo excelente, muito melhor do que a original, que só me dava dor de cabeça. Uma impressora comprei, nova na loja, coloquei a tinta, e desde o primeiro dia falhava impressão. Tive que trocar a impressora 3 dias depois, nessa nova já usei a outra tinta, nunca entupiu.

Link para o comentário

@Carol.zinha Bom dia, minha opinião é de sempre usar tintas originais, você viu só a quantidade de problemas gerados apenas por colocar tinta compatível na impressora?

Nunca vi impressora dar problema de entupimento não solucionável usando tinta original. Ainda mais sendo nova, com a tinta que vem junto na caixa.

Lembrando que a impressora nova tem que ser inicializada, deixar ela carregar a tinta por 20 a 30 minutos, sem desligar, senão ela acaba falhando as impressões mesmo. 

Minha sincera opinião.

Link para o comentário

1 hora atrás, elias.girardi disse:

@Carol.zinha Bom dia, minha opinião é de sempre usar tintas originais, você viu só a quantidade de problemas gerados apenas por colocar tinta compatível na impressora?

Nunca vi impressora dar problema de entupimento não solucionável usando tinta original. Ainda mais sendo nova, com a tinta que vem junto na caixa.

Lembrando que a impressora nova tem que ser inicializada, deixar ela carregar a tinta por 20 a 30 minutos, sem desligar, senão ela acaba falhando as impressões mesmo. 

Minha sincera opinião.

Tinta original comigo só me gerou problemas. Faço impressões desde 2012, média de 15.000 paginas/ano, 4 impressoras. Sim, sei do procedimento em impressora nova. Era um sufoco com entupimentos. Só parou qdo resolvi testar tintas Inktec (coreanas).

Link para o comentário

7 minutos atrás, Carol.zinha disse:

média de 15.000 paginas/ano, 4 impressoras

Isso dá aproximadamente 313 páginas por impressora por mês.

Imprimindo bastante com elas é normal haver problemas no decorrer do ano. 

Mas acredito que não haja solução viável para filtrar a tinta e remover as impurezas como solicitou no início do tópico.

O jeito é aguentar por um tempo até que a empresa que fornece as tintas boas volte de férias.

Não esqueça de finalizar o tópico. Feliz Natal!

Link para o comentário

1 hora atrás, Carol.zinha disse:

Tinta original comigo só me gerou problemas. Faço impressões desde 2012, média de 15.000 paginas/ano, 4 impressoras. Sim, sei do procedimento em impressora nova. Era um sufoco com entupimentos. Só parou qdo resolvi testar tintas Inktec (coreanas).

O grande problema é a questão da pirataria, o "oliginal" que não é original.

De qualquer forma, se vc está com uma tinta com muitos resíduos visivelmente a olho nu é no mínimo porque a tinta passou de sua validade e muito.

Quanto melhor a tinta, mais possibilidade de pirataria infelizmente.

É bom tb evitar tinta em litro somente para 1 impressora, ela acaba demorando muito a acabar, contaminando quando se abre, etc...

Roberto

Link para o comentário

3 horas atrás, elias.girardi disse:

Isso dá aproximadamente 313 páginas por impressora por mês.

Imprimindo bastante com elas é normal haver problemas no decorrer do ano. 

Mas acredito que não haja solução viável para filtrar a tinta e remover as impurezas como solicitou no início do tópico.

O jeito é aguentar por um tempo até que a empresa que fornece as tintas boas volte de férias.

Não esqueça de finalizar o tópico. Feliz Natal!

Vou ter mesmo que trocar essa tinta pela que usava antes. Logo que comprar a tinta nova e testar eu finalizo :)
Feliz Natal pra vc tb :)

3 horas atrás, Maru disse:

Existe aqueles filtros que são utilizados na pintura automotiva, são muito eficientes, mas bastante caros para uso em uma impressora, mas que funciona perfeitamente bem e extremamente confiável.

Boa Sorte    :)

Encontrei alguns no ML, acho que é para usar em máquinas que fazem recarga de cartuchos.

Link para o comentário

2 horas atrás, gnu informatica disse:

O grande problema é a questão da pirataria, o "oliginal" que não é original.

De qualquer forma, se vc está com uma tinta com muitos resíduos visivelmente a olho nu é no mínimo porque a tinta passou de sua validade e muito.

Quanto melhor a tinta, mais possibilidade de pirataria infelizmente.

É bom tb evitar tinta em litro somente para 1 impressora, ela acaba demorando muito a acabar, contaminando quando se abre, etc...

Roberto

É mesmo, tem algo de errado pelo menos nessas que recebi. A outra (Inktec) é outro patamar, nunca precisava eu mandar fzr limpeza de cabeça, só a automática da impressora ja era o suficiente e mantinha a cabeça carregada de tinta. O que compro de tinta da para +-2 meses de uso. Mesmo se for falsificada, é de alta qualidade. Hj em dia é dificil descobrir falsificações. Até a original já tem com embalagem e rótulo igualzinho.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Voltando aqui, agora novamente com as tintas que eram usadas antes. As cores tem muita diferença, mas muita mesmo. Pigmentada cobre melhor e não esparrama, lembra muito a qualidade/precisão de impressora laser.

O preto voltou a ficar 100%
O amarelo ainda era da tinta antiga (pigmentada), estava e se manteve 100%
O azul tinha desandado quase que totalmente, agora está +-50% mas ainda volta a falhar bastante após a 2ª folha impressa
O magenta, que estava péssimo, agora está aceitável e com mínima alteração de preenchimento após algumas folhas impressas.
Lembrando que imprimo gráficos, com preenchimentos "pesados", e nada de textos. Ou seja, exige um pouco mais da impressora.

Alguém conhece algum método seguro de limpeza? Outra cabeça que eu tinha aqui, que funcionava, deixei parada uns meses e ela tapou completamente o azul (não passava nem ar ao puxa/injetar com a seringa, fechou 100%), fui limpar na cuba de ultrassom e a cabeça morreu. Não entrou em curto nem nada (testei com multímetro), apenas não apita mais e não funciona. Sim, o azul voltou a sair (injetando líquido com a seringa), mas não tem mais vida ali. Mesmo eu não tendo molhado nadinha para cima da placa de saída das tintas, a cabeça morreu. Injetar Veja pelas agulhas eu tenho medo. Fazendo com muita delicadeza a injeção tende a não gerar resultado. E se forçar um pouquinho...pode romper a vedação interna e molhar a placa por dentro matando a cabeça de impressão. Fiz então aquele método mais light porém não muito funcional, que é colocar um feltro molhado com Veja no cap da estação de limpeza e deixar o carrinho ali em cima por uns minutos, mas o resultado não está sendo bom. Na foto aparece nítido que preto + amarelo + magenta estão marcando bem o feltro branco, mas o azul está fraco e incompleto.

CAP.jpg

Editado: por Carol.zinha
Troca de foto
Link para o comentário

4 horas atrás, Carol.zinha disse:

Voltando aqui, agora novamente com as tintas que eram usadas antes. As cores tem muita diferença, mas muita mesmo. Pigmentada cobre melhor e não esparrama, lembra muito a qualidade/precisão de impressora laser.

O preto voltou a ficar 100%
O amarelo ainda era da tinta antiga (pigmentada), estava e se manteve 100%
O azul tinha desandado quase que totalmente, agora está +-50% mas ainda volta a falhar bastante após a 2ª folha impressa
O magenta, que estava péssimo, agora está aceitável e com mínima alteração de preenchimento após algumas folhas impressas.
Lembrando que imprimo gráficos, com preenchimentos "pesados", e nada de textos. Ou seja, exige um pouco mais da impressora.

Alguém conhece algum método seguro de limpeza? Outra cabeça que eu tinha aqui, que funcionava, deixei parada uns meses e ela tapou completamente o azul (não passava nem ar ao puxa/injetar com a seringa, fechou 100%), fui limpar na cuba de ultrassom e a cabeça morreu. Não entrou em curto nem nada (testei com multímetro), apenas não apita mais e não funciona. Sim, o azul voltou a sair (injetando líquido com a seringa), mas não tem mais vida ali. Mesmo eu não tendo molhado nadinha para cima da placa de saída das tintas, a cabeça morreu. Injetar Veja pelas agulhas eu tenho medo. Fazendo com muita delicadeza a injeção tende a não gerar resultado. E se forçar um pouquinho...pode romper a vedação interna e molhar a placa por dentro matando a cabeça de impressão. Fiz então aquele método mais light porém não muito funcional, que é colocar um feltro molhado com Veja no cap da estação de limpeza e deixar o carrinho ali em cima por uns minutos, mas o resultado não está sendo bom. Na foto aparece nítido que preto + amarelo + magenta estão marcando bem o feltro branco, mas o azul está fraco e incompleto.

CAP.jpg

O ideal é comprar uma solução própria pra limpeza, no grupo que estou de um curso, compram desse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 mas está em recesso agora.

O veja pode limpar algo, mas não consegue quebrar as tintas que estão endurecidas, o ideal é não usar veja, sei que tem muitos vídeos no youtube e sempre parece fácil.

Ultrasom só em ultimo caso, mesmo que você ache que não molhou os contatos, sempre molha, as vezes que usei a ultrasom eu peguei um pedaço de papel e ia colocando dentro do encaixe do flat pra ir sugando o molhado de lá e depois dava um bom jato de ar com a turbina até ter certeza que não estava molhado, mesmo isolando lá ainda entra liquido.

O ideal é ir colocando na solução numa tampa pra caber a cabeça, deixar por umas horas e ver se melhora, tente fazer o contra fluxo com a solução diluida e o fluxo com a solução diluida puxando pela mangueira da bomba com um sugador.

Depois dos procedimentos você faz o ink chargue e analisa se a bomba tá sugando bem.

Também com a impressora desligada, libere o carro e sugue pela mangueira da bomba, movendo o carro pra cima da bomba por intervalos de tempo curtos pra ir puxando a tinta.

Cada um acaba desenvolvendo suas formas de trabalhar nas epson e muitos vão dizer de seus sucessos com veja, etc.. O fato é que tem que ter extremo cuidado a partir do momento que decide manusear a cabeça.

Boa sorte

Link para o comentário

10 horas atrás, gnu informatica disse:

O ideal é comprar uma solução própria pra limpeza, no grupo que estou de um curso, compram desse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 mas está em recesso agora.

O veja pode limpar algo, mas não consegue quebrar as tintas que estão endurecidas, o ideal é não usar veja, sei que tem muitos vídeos no youtube e sempre parece fácil.

Ultrasom só em ultimo caso, mesmo que você ache que não molhou os contatos, sempre molha, as vezes que usei a ultrasom eu peguei um pedaço de papel e ia colocando dentro do encaixe do flat pra ir sugando o molhado de lá e depois dava um bom jato de ar com a turbina até ter certeza que não estava molhado, mesmo isolando lá ainda entra liquido.

O ideal é ir colocando na solução numa tampa pra caber a cabeça, deixar por umas horas e ver se melhora, tente fazer o contra fluxo com a solução diluida e o fluxo com a solução diluida puxando pela mangueira da bomba com um sugador.

Depois dos procedimentos você faz o ink chargue e analisa se a bomba tá sugando bem.

Também com a impressora desligada, libere o carro e sugue pela mangueira da bomba, movendo o carro pra cima da bomba por intervalos de tempo curtos pra ir puxando a tinta.

Cada um acaba desenvolvendo suas formas de trabalhar nas epson e muitos vão dizer de seus sucessos com veja, etc.. O fato é que tem que ter extremo cuidado a partir do momento que decide manusear a cabeça.

Boa sorte

Oi. Sim, uso ultrassom só em último caso. Perdi de vez 3 cabeças fazendo esse tipo de limpeza com todo o cuidado, deixando secar, passando secador de cabelo (ar quente) nos contatos e etc. Por fora não molhou, mas por dentro arrebentou algo e por lá infiltrou mesmo. Ink charge eu faço (com o Adj Prog) e da uma melhorada, mas só no primeiro teste de jatos. Depois de 1 ou 2 folhas eu refaço o teste e já aparecem cores falhando. Tenho feito mesmo é a sucção com seringa pela mangueira do dispenser. Essa Maxprint é a mesma empresa do Almir?

Link para o comentário

Agora, Rods disse:

@Carol.zinha Faz a sucção reversa?

Sim. Primeiro esvazio os canais sugando a tinta com a seringa, em seguida injeto um pouco do Veja e deixo uns minutos, depois sugo esse Veja, e então começo a injetar/sugar Veja com a seringa. Mas quero evitar isso de trabalhar com pressão dentro dos dutos.

Link para o comentário

Alguns conselhos, esqueça o VEJA. Nunca sugue sem estar com solução de limpeza na outra ponta, para evitar ao máximo a passagem de ar pela cabeça. A reversa vc deixa um reservatório lá na saída do dispenser e faz a sucção através da cabeça de impressão, sempre tampando as outras entradas. Três cabeças queimadas ligam o alerta de que há algo de errado no procedimento. Qd perde a cabeça, raramente não perde os componentes que a gerenciam na placa lógica.

• Joinha 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, Rods disse:

Alguns conselhos, esqueça o VEJA. Nunca sugue sem estar com solução de limpeza na outra ponta, para evitar ao máximo a passagem de ar pela cabeça. A reversa vc deixa um reservatório lá na saída do dispenser e faz a sucção através da cabeça de impressão, sempre tampando as outras entradas. Três cabeças queimadas ligam o alerta de que há algo de errado no procedimento. Qd perde a cabeça, raramente não perde os componentes que a gerenciam na placa lógica.

Sim, não faço mais ultrassom pois de alguma forma danifica por dentro o sistema piezzo ou mesmo rompe vedação e molha a placa por dentro. Só levo ali em ultimo dos últimos casos, quando mais nada deu certo e se a cabeça morrer de vez blz, pois n estava mesmo servido para trabalhar. Não queimei nenhuma cabeça nesse procedimento, mas sim que as cabeças morreram. Em nenhum dos casos danificou a placa. Já reparei 6x minhas placas trocando c.i. + par de transistores + fusível (as vzs nem chegou a queimar). A placa da L455 que tenho aqui esperando uma cabeça nova eu tive que reparar trilhas que ficam debaixo do CI e está tudo ok até hj. Sei dos riscos, por isso busco uma solução mais segura para fazer esses desentupimentos. O que tem no YT já fiz todos, +-12 anos com essas impressoras usando diariamente. Qual outro líquido de limpeza que seja efetivo para deixar o plate de molho?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...