Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

SMS - POWER SINUS NG 2400Bi - Não liga em modo bateria

Featured Replies

Postado

Estou com um nobreak SMS modelo Power Sinus NG de 2400va que não aciona em modo bateria. Em modo rede fica piscando intermitente a inicialização mas não arma e em modo bateria não faz nada. As baterias são novas.

A placa tem a seguinte marcação PCIV021940 Versão de SW: SCMC 025741

Analisando a placa descobri um resistor SMD com tag R121 que está aberto, não tem como ler o valor, gostaria se alguém poderia me fornecer o esquema para saber o valor desse resistor.

Todos os resistores do setor de sincronismo estão OK, sem sinais de aquecimento. 

Os capacitores da fonte chaveada do UC3845 estão OK.

Alguém poderia dar uma dica? Obrigado.

Detalhe resistor R121.JPG

DSC07617.JPG

Postado

Buenas,

esse resistor é de 1K, ele queima porque foi subdimensionado (cagada de projeto). O ideal é trocar por um de uns 2W de potência. Com ele aberto o nobreak não liga.

Postado
  • Autor

Quem sabe, SABE! Exatamente! Eu analisei o circuito envolvido e percebi que esse resistor está dimensionado errado, mas não por conta de sua potência mas em seu valor ohmnico, o valor correto seria de 2K2, pois com 1K fica muito alta a corrente de polarização do transistor de maior potência, o MJD45H11 (PNP 80V x 8A) Tag Q19. Apesar da queima desse resistor (SMD de 1K tamanho 0402), tanto o Q19 quando o Q18 ( SMD, SOT-23), cujo o mesmo faz a polarização de Q19 através de R121 de 1K (Resistor em questão), não estão danificados. 

Analisando de maneira geral, isso é um vício de projeto que por se tratar de um equipamento de segurança energética não deveria ter tamanha fragilidade. O equipamento deixa de funcionar por apenas um único resistor de pequeno porte vier a falhar! Lamentável, principalmente pelo valor que esse equipamento tem!  

Postado
  • Autor

Eu resolvi a questão do nobreak não ligar, era o resistor com tag R121 de 1K que foi trocado por um de 2K2. Mas agora apresenta outro comportamento estranho, eu diria, quando em funcionamento normal pela rede, não é possível desligar o nobreak, ou seja, se pressionado o botão e manter pressionado até a emissão do BIP, o mesmo desliga e logo em seguida volta a ligar. No modo bateria o nobreak desliga normalmente quando acionado o botão liga/desliga. 

Não tenho familiarização com esse modelo, pergunto se esse comportamento é normal ou se tem mais problemas.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.