Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15R 5537 / LA-9981P / Não liga

Avalie este tópico:

MJVFC

Posts em destaque

Este notebook não está ligando, eu notei que um componente estava aquecendo demais, como não tenho muita experiência então não sei se o problema é realmente ele ou se ele estava somente sofrendo uma sobrecarga vinda de outro setor.

O componente é o PU100 e tem o identificador TPS51225CRUKR_QFN20_3X3, até onde entendi ele que gera as tensões de 3v e 5v.

É seguro ligar a placa sem ele para ver o comportamento? Tem como testar esse CI fora da placa pra saber se o curto está nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MJVFC 
Se o PU100 esta superaquecendo, na maioria das vezes indica que ele está com defeito. Remover e ligar a placa sem ele vai causar defeito nos MOSFETs de alta do circuito danificando ainda mais a placa.
Com a placa desligada, meça curto nas saídas . Se houver curto, remova o PU100 e meça novamente com a placa desligada !!!
Esse CI e barato, troque ele e veja se resolve.

• Joinha 1
Link para o comentário

Cheguei a remover ele da placa, mas não liguei a placa sem ele, mas quase fiz isso kkkkk

Medi na placa sem o CI e está tendo curto do LX_3V, UG_3V, 3/5V_B+ e LX_5V com o terra.

Não sei se seria correto, mas medi o CI fora da placa, todos os terminais com o gnd dele, não teve curto em nenhum terminal. Posso concluir que o CI está OK?

Link para o comentário

Os 3v ainda em curto.

Eu verifiquei que linha do pino 19 (LX_CHG) do PU701 estava em curto, vi que a linha era alimentada pela bobina PL701, levantei a bobina e o curto sumiu dessa linha. Porém os pinos 12 e 13 do PU701 ainda estão em curto, essa linha é alimentada antes da bobina que levantei...

Acompanhando a linha dessa bobina PL701 que ainda apresentava curto cheguei na bobina PL102, ela alimenta o PU100, levantei ela e mesmo assim continua curto dos dois lados.

Continuei analisando a linha da PL701, ela passa pela bobina PL501, passa pelo PU502 e esse vai para a bobina PL502, essa bobina também apresenta curto, o pior é que ela está ligada à linha +CPU_CORE. Resolvi levantar ela torcendo pra que o curto não estivesse vindo do processador. Infelizmente ambos os lados da bobina continuaram em curto.
Resumindo, essa linha do +CPU_CORE está em curto com GND. A pergunta que fica é, o processador já era ou tem chance de ser algum dos capacitores ou resistores nessa linha?

Link para o comentário

Em 27/02/2025 às 13:54, WJinformatica2016 disse:

você disse que se ouver curto para remover,

Expandir  

"Eu jamais escreveria 'houver' sem H. Mas enfim...

Se você continuar lendo minha mensagem, vai ver que eu instrui a medir novamente após remover o CI. Não entendi por que você implicou com o método de minha análise. Em nenhum momento afirmei 100% que o defeito era o CI, apenas sugeri um caminho lógico de diagnóstico. e com 15 anos de experiência nessas placas not, nunca vi uma linha do LDO, que fornece em torno 100mA, em curto a ponto de superaquecer o CI. mas cada caso é um caso.  

Link para o comentário

Em 27/02/2025 às 20:47, MJVFC disse:

Os 3v ainda em curto.

Eu verifiquei que linha do pino 19 (LX_CHG) do PU701 estava em curto, vi que a linha era alimentada pela bobina PL701, levantei a bobina e o curto sumiu dessa linha. Porém os pinos 12 e 13 do PU701 ainda estão em curto, essa linha é alimentada antes da bobina que levantei...

Acompanhando a linha dessa bobina PL701 que ainda apresentava curto cheguei na bobina PL102, ela alimenta o PU100, levantei ela e mesmo assim continua curto dos dois lados.

Continuei analisando a linha da PL701, ela passa pela bobina PL501, passa pelo PU502 e esse vai para a bobina PL502, essa bobina também apresenta curto, o pior é que ela está ligada à linha +CPU_CORE. Resolvi levantar ela torcendo pra que o curto não estivesse vindo do processador. Infelizmente ambos os lados da bobina continuaram em curto.
Resumindo, essa linha do +CPU_CORE está em curto com GND. A pergunta que fica é, o processador já era ou tem chance de ser algum dos capacitores ou resistores nessa linha?

Expandir  

desculpa amigo o foco deveria ser você aqui, mas arrogancia das pessoas é algo insuportavel.

mas bora para teu problema:

como disse no inicio se o pwm estava esquentando poderia não ser ele. 

se os 3v ta em curto e quem aquece é a cpu então realmente o processador já era.

como disse no inicio nada teria deiantado ter tirado e  pwm e parabens que chegasse no culpado dai a solução seria trocar o processador que na maioria dos casos não vale.

e se alguma hora pegar a ldo desse pwm que é o pino 3 em curto ve se o super io esquenta que é ele culpado.

e parabens por não perder tempo trocando pwm amigo 

abração e bora pros próximos

Link para o comentário

@WJinformatica2016 

entendo que a forma como escrevi pode ter causado um mal-entendido, mas não foi minha intenção ofender ou ser arrogante. Quanto ao 'houver sem H', foi uma observação simples sobre algo que reparei na mensagem,  sem querer de forma alguma diminuir o seu trabalho. Quanto ao método de análise, eu só quis compartilhar a experiência que tive ao longo desses anos mexendo com placas. Respeito seu conhecimento e acredito que todos podemos sempre aprender.  Abraço e Sucesso!!

Link para o comentário

@willianlopes certo amigo. Na escrita pareceu querendo diminuir mas quem já não foi mal interpretado pela escrita. Então ta tudo certo e bola pra frente até porque o motivo de todos aqui é o mesmo é reparar seus equipamentos do dia a dia.

Esse é nosso maior objetivo aqui. Esta tudo certo e bora pro próximo. Abração e bom resto de semana para todos.

Link para o comentário

Em 27/02/2025 às 22:22, WJinformatica2016 disse:

e parabens por não perder tempo trocando pwm amigo 

Expandir  

Eu não cheguei a trocar, mas cheguei a retirar...e não, eu não liguei a placa sem eles

@master7 Então, a placa está sem o PU100 e o PU701, não sei se afetariam, mas as bobinas que estão na linha de curto estão dando só 0 mesmo de resistência.

Uma observação é que de ontem pra hoje sumiu o curto no +CPU_CORE, mas ali fica uma resistência de 0.052

Link para o comentário

Ontem eu tinha certeza que tinha curto na linha do +CPU_CORE e que o curto no pino 19 do PU701 tinha sumido. Acontece que hoje o curto no +CPU_CORE sumiu sem fazer nada, ficou só com aquela resistência.

Eu peguei a sequência de entrada de tensão da placa desde o jack e pude concluir que depois que gera o VIN ele vai já para o PU701. Como ele tinha curto nos pinos 12 e 13 foquei neles primeiro. Removi a PL302 e sumiu todo o curto da linha, que é o B+

Só que aqui ficou estranho, voltei a ter curto na linha do +CPU_CORE e também no pino 19 do PU701

Essa PL302 que removi está ligada ao PU300, esse componente tem o identificador SY8206DQNC, ele que está gerando o +3VALW?

Link para o comentário

Bom, peguei a placa novamente pra quebrar mais a cabeça. Sumiu o curto do pino 19 do PU701 de novo e a linha +CPU_CORE também está sem curto e com aquela resistência.

Será que a placa estando quente pode dar essas alterações de medição? Eu retirei a PL302 e praticamente já fui medindo, por isso pergunto se a temperatura da placa pode afetar.

EDIT: essa placa tá me deixando confuso kkkkkkkkk o curto no pino 19 voltou, depois sumiu de novo e agora voltou, tem explicação isso?

Editado: por MJVFC
Link para o comentário

Em 28/02/2025 às 21:29, WJinformatica2016 disse:

unica explicação é o seu multimetro amigo

Expandir  

Descarto esta hipótese por enquanto pois ele está respondendo muito bem em outras medições

Em 28/02/2025 às 21:29, WJinformatica2016 disse:

Injeta 1v

Expandir  

Por enquanto não tenho fonte de bancada pois estamos nos adaptando aqui aos poucos e comprando as ferramentas com o tempo

Link para o comentário

@Ponto da Manutenção Me desculpe não entendi muito bem o que pediu. Seria continuidade entre os componentes?

Essa placa não tem estes componentes que vc citou, mas os pads estão em continuidade entre eles, vi aqui que são das linhas de 3 e 5. Os pads da de 3 tem continuidade entre si e os da de 5 tem continuidade entre si.

Link para o comentário

Outras observações que fiz, os +3VALW e +3VALWP estão em curto com o GND, o detalhe é que estou sem a PL100, então não vem antes dela o curto.

Outra observação é que os +5VALW e +5VALWP têm continuidade entre si mas não estão em curto com GND.

Link para o comentário

Não sei se a placa estabilizou, agora estou sem curto no pino 19 do PU701 e sem curto no +CPU_CORE, porem o PU300 continua em curto.

@WJinformatica2016 Eu estava pensando aqui, quando usamos essa escala de continuidade no multímetro ele joga um pouco de tensão nas ponteiras, será que com isso posso estar de alguma forma carregando algum setor da placa que depois mostra o curto e depois some o curto?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...