Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer aspire 5253 P5WE6 LA-7092P rev1.0 tela com imagem bem escura quase apagada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Estou com essa placa do acer aspire 5253 placa mãe P5WE6 LA-7092P rev1.0, ele liga e a logo do acer aparece bem fraca quase não enxerga, qual componente é o responsável por ativar a tela e o brilho?Já troquei tela e nada, também foi trocado o I/O mas não resolveu, no monitor externo tá normal.

Postado

amigo coloque o esquema e os valores dos pins da entrada do lcd, tem uma voltagem de 3,3v provavelmente com o nome de enable, que ativa o brilho, se não achar coloque as informações que iremos ajudar.

Postado

Deixa eu explicar melhor o que aconteceu, cliente estava relatando que a tela do notebook começou a escurecer gradativamente até não aparecer mais nada mas isso foi com o uso do dia a dia do notebook.Aí chamaram uns camaradas para arrumar o note alegando que era tela,levaram o equipamento e depois de uns dias falaram que não tinha mais concerto que o notebook nem ligava mais.O cliente então levou o equipamento para minha assistencia e nem ligava mais.Desmontei o note para começar as medições na placa e quando pluguei o carregador já fui com o dedo no super I/O e queimei o dedo.Fiz a substituição do mesmo e o note voltou a ligar mas sem imagem na tela,somente no externo,então testei com outra tela e funcionou perfeito,realmente a tela dele estava com defeito, comprei outra tela e hj fui montar e notei que não aparecia imagem só no externo, aí prestando atenção na tela dá para ver que aparece a logo da Acer bem apagada.As medições no conector eu não fiz ainda, mas amanhã posto quais as voltagens estão aparecendo.Isso foi só para esclarecer a questão do I/O trocado ok.Se alguém souber de mais algum detalhe, e outra coisa já testei com outro flat tmb ok.

Postado

Amigo no conector JLVDS1.

No pino 1 2 e 3 sinal +INVPWR_B+ tem que ter 19V

No pino 4 5 6  sinal +LCDVDD tem que ter 3V

Verifique o pino 8 sinal  INVT_PWM  tem que ter 3VS este sinal que liga as lâmpadas, e o sinal DAC_BRIG que controla a intensidade da lâmpada tem que ter + ou - 5V

Verifique o pino 37 tensão de 3VS

Em alguns caso não vou dizer todos vai depender de cada circuito em análise (esquema elétrico) injetando um sinal (tensão) nesta linha  pino 8 sinal  INVT_PWM  vai acender as lâmpadas. Muitos técnicos procuram na placa este 3V e faz um jumper direto para o pino 8 sinal  INVT_PWM mais tome cuidado ao fazer este tipo de reparo para não saturar a linha em que vc puxou o 3V, vc tem que ter certeza absoluta do que está fazendo para não provocar curto circuito em outra região da placa.

Desculpa vou fazer uma correção do sinal  DAC_BRIG  ele não é 5V é 3V quando ele tiver 0V as lâmpadas acesa no máximo,quando ele tiver 3.3V as lâmpadas acesa no mínimo isto trabalhando em conjuto com sinal INVT_PWM

Post resultado.

Caso tiver algo errado me corrija.

Postado

Seguindo: Pino 10=3,31v / PINO11=3,31V /PINO12=0V/PINO13=1,43V/PINO14=1,02V/PINO15=0V/PINO16=1,41V/PINO17=1,01V/PINO18=0V/PINO19=1,24V/PINO20=1,17V/PINO21=0V/PINO22=1,21V/PINO23=1,27V/PINO24 ao PINO36 todos com =0V/PINO37=3,32V/PINO38=0V/PINO39=3,14V/PINO40=0V

É isso que está dando aqui na minha placa...

Postado

nail? que isso ?

amigo voce esta fazendo o que falei.. verificou as tensões no esquema.. alias voce conseguiu o esquema..?

não recomento isso poque voce ligar partes no circuito que está bom com um circuito funcionando não da pra saber como está ai daqui ondem estou... se tiver em curto pode queimar o circuito que esta tirando o 3v3.

eh estremamente recomendado verificar o lcd power circuito...

bom trabalho!

Postado

Se no pino 4 tem que ter 3v lascou, pq joguei 3v nele e nada, continua na mesma, estou olhando o esquema do circuito mas dá nó na minha cabeça não consigo entender direito...mas estou tentando.

Postado

Amigo repara no meu post, não é para injetar tensão no pino 4, como o problema seu é nas lâmpadas teria de ser no pino 8 desde que ele não tenha tensão,pois eles trabalham em conjunto ( DAC_BRIG e INVT_PWM ).

1-Verifique se o R841 se ele está aberto, ele é uma resistência baixa como um fusível.

2- verifique o gate do Q81 e ao mesmo tempo o gate do Q82 está sendo verificado, tem que ter 3V

3- verifique o source do Q82 se está em curto com o GND , creio eu que ele não está porque tinha matado a tensão do pino 7 e vc tem,  estou analisando pelos dados que vc passou.

Postado
Amigo repara no meu post, não é para injetar tensão no pino 4, como o problema seu é nas lâmpadas teria de ser no pino 7 desde que ele não tenha tensão, mas ele tem ,pois eles trabalham em conjunto ( DAC_BRIG e INVT_PWM ).

1-Verifique se o R841 se ele está aberto, ele é uma resistência baixa como um fusível.

2- verifique o gate do Q81 e ao mesmo tempo o gate do Q82 está sendo verificado, tem que ter 3V

3- verifique o source do Q82 se está em curto com o GND , creio eu que ele não está porque tinha matado a tensão do pino 7 e vc tem,  estou analisando pelos dados que vc passou.

No q81 tem os 3v só com a fonte plugada e depois que liga a placa 2s depois some os 3v, e no q82 tem os 3v só quando liga a placa.
Postado

Então pelos resultados que você passou com a fonte plugada você tem 3V no Gate do Q81 e tem 3V no Gate do Q82.

Quando você aperta o Power vai nascer a tensão de 3VS que fica no Source do Q82, verifique o Dreno do Q82 se não está em curto com o GND, se estiver os capacitores que vão levar esse Q82 em curto seriam: C1005 e C1006. 

Postado

Olha só, estou colocando a foto da placa que to mexendo aqui frente e verso do jlvds1, pq acho que não estamos falando da mesma placa pessoal.As resistencias mencionadas não tem nessa placa.Pelo menos não achei.

yimg-1103521744-1-1994146959.jpg.d6f553eb4aead64c4b1bc4a995d1761e.jpg

yimg-1105377848-1-1086073568.jpg.74f0afffaf3212403c84680b9ea6e9fb.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...