Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer AN515-57-59AT = GH51G LA-L181p Rev 1.A - Não liga - Baixa resistência no PJ302

Avalie este tópico:

rickalmeida

Posts em destaque

Boa tarde a todos.

Estou com esse Acer na bancada, ao plugar na fonte sem a bateria ele oscila entre 0.0 e 0.1v. Verificando as tensões e as resitências, notei uma resitência muito baixa na PL301. Fiz a abertura do PJ302, e no lado ligado à bobina a resistência (+3VALWP) fica em 1.98. porém medindo no pad 2 (+3VALW) a resistencia fica em 0.034. Injetei 3.3v nesse ponto e o consumo fica em 0.077, o que não aparenta ser curto.

Procurei nos componentes que recebem a tensão dalí, e apresentam a mesma resistência baixa, mas nenhum sinal de dano ou curto. Abri o PJ2501 e o PJ1001, e a resistência continua baixa no PJ302.

Alguma dica de onde eu possa analisar a causa desse problema, por favor?

Editado: por rickalmeida
Equipamento devolvido ao cliente sem reparo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rickalmeida abre o jump mencionado acima e injeta tensão baixa de 1v com uma corrente limitada de 1.50A, va subindo gradativamente até que chegue na corrente ou que chegue na tensão de 3.3v e verifique se algum componente esta aquecendo.

Sugiro que remova o dissipador, mas antes veja qual dos lados que está apresentando baixa resistencia!

Boa Sorte! 

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 27/03/2025 às 19:31, rickalmeida disse:

Boa tarde a todos.

Estou com esse Acer na bancada, ao plugar na fonte sem a bateria ele oscila entre 0.0 e 0.1v. Verificando as tensões e as resitências, notei uma resitência muito baixa na PL301. Fiz a abertura do PJ302, e no lado ligado à bobina a resistência (+3VALWP) fica em 1.98. porém medindo no pad 2 (+3VALW) a resistencia fica em 0.034. Injetei 3.3v nesse ponto e o consumo fica em 0.077, o que não aparenta ser curto.

Procurei nos componentes que recebem a tensão dalí, e apresentam a mesma resistência baixa, mas nenhum sinal de dano ou curto. Abri o PJ2501 e o PJ1001, e a resistência continua baixa no PJ302.

Expandir  

Na PL301 tens que ter os 3Volts e no PJ302 também os 3 volts, se não tem algum componente nesta linha esta aberto ou com fuga

image.png.e85daec09c271f8f57c87fedb0f37ba2.png

Boa Sorte    :)

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 27/03/2025 às 20:02, fabiano.julio disse:

@rickalmeida abre o jump mencionado acima e injeta tensão baixa de 1v com uma corrente limitada de 1.50A, va subindo gradativamente até que chegue na corrente ou que chegue na tensão de 3.3v e verifique se algum componente esta aquecendo.

Sugiro que remova o dissipador, mas antes veja qual dos lados que está apresentando baixa resistencia!

Boa Sorte! 

Expandir  

Boa tarde, @fabiano.julio. Obrigado pela ajuda. 
Eu já abri os jumpers, e injetei tensçao até chegar nos 3.3v. Com 3.3v ele consome 0.074a, e não notei aquecimento na placa.

Link para o comentário

Em 27/03/2025 às 20:04, Maru disse:

Na PL301 tens que ter os 3Volts e no PJ302 também os 3 volts, se não tem algum componente nesta linha esta aberto ou com fuga

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa Sorte    :)

Expandir  

@Maru quando aperto o Power sobe os 3.3v e o consumo na fonte chega em 0.021. Mas logo volta para 0.001.

Link para o comentário

Em 27/03/2025 às 19:31, rickalmeida disse:

Boa tarde a todos.

Expandir  

@fabiano.julio medindo nos pads de PJ302 é melhor, desta forma voce elimina qualquer problema no ci do circuito standby 

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 27/03/2025 às 20:06, fabiano.julio disse:

@fabiano.julio medindo nos pads de PJP302 é melhor, desta forma voce elimina qualquer problema no ci do circuito standby 

Expandir  

Eu medi nos pads do PJ302 com ele já aberto. No lado ligado à bobina (e ao PU301) a resistencia está normal; No lado que distribui a tensão +3valw a resistência está muito baixa, em 0.034.

Link para o comentário

Em 27/03/2025 às 20:17, fabiano.julio disse:

@rickalmeida verfica se tem esse resistor na placa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Expandir  

Não tem ele. Medi nos dois pontos onde ele ficaria e a resistência está baixa assim como no PJ302.

Link para o comentário

Em 27/03/2025 às 20:21, fabiano.julio disse:

@rickalmeida não estou querendo te desanimar, mas infelizmente essa é a nova realidade dos tecnicos

PCH parace que esta com defeito nesse bloco

image.thumb.png.5a6f8d83db227af1edb1221070579244.png

Expandir  

Eu estava pensando nisso. Vi diversos casos dessa placa com defeito na PCH. 

Tive outra que me ajudaram no tópico, e a falha apontou para a PCH também. Vou passar para o cliente, ainda não trabalho fazendo essa troca.
Obrigado, @fabiano.julio

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...