Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony SVT13112FXS - MBX265 - Desligando com pouco tempo ligado

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Baixa o Sergei Strelec 2025, vai baixar uma ISO, ai vc gera um pendrive bootável, com ele vc pode usar varias ferramentas par testes, inclusive o AIDA64, lá vc pode ver temperaturas e voltagens, entre outros testes, sempre uso ele aqui na assistência.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Postado
1 hora atrás, Joce Souza disse:

Tira o hd e deixa só o pendrive plugado, ai ele carrega automaticamente.

Consegui fazer o teste de stress uma vez, desligou com 40 seg de teste. (quente no dedo e 60º de hotspot)

não consegui concluir teste de memoria.

agora quando vai carregar o sistema, chega no final e desliga. (temperatura ok com medidor dedal)

Postado

Quando vc conseguiu fazer o teste de stress, vc chegou a ver as temperaturas, na opção que tem no Aida (sensor), verificou a velocidade do rpm do cooler?, como mostra na img.

teste aida.jpg

Postado

Eu tive um problema semelhante com um Sony Vaio, um processador I5 de terceira geração, o bom é que até a terceira geração, podemos trocar o processador, igual como se troca em um PC, ai coloquei um I3, e tá funcionando até hj, vou lhe fazer uma pergunta besta, kkkkkk, vc ja experimentou trocar o processador?

Postado

Olha eu acho que não se trata de bios nesse caso, posso estar errada, mas me parece, problema de aquecimento, já tentaste trocar o carregador? Em um caso parecido, com um not da HP, eu fiz um ME no chipset, e também resolveu.

Postado

@Matheus Matias de souza joveno voce precisa primeiramente fazer os testes que a @Joce Souzamencionou acima, só apos a conclusão desses testes basico que seria bom voce analisar a placa, testes basico sem perifericos.

1) cooler esta girando nos 2 estagios (3v rotação minima e 5V rotação maxima?

2) faça testes de memoria ( memtest)

3) verifique se o dissipador esta bem fixado e se nao tem nada amassado, com voce disse que "achou essa placa na sucata da sua assistencia", seria bom verificar isso antes.

Se depois de todos esses testes a placa permanecer com o mesmo sintoma, sugiro fazer uma inspeção visual e depois partir pra análise, a BIOS seria a ultima a ser mexida

Boa Sorte!

Postado
8 horas atrás, fabiano.julio disse:

@Matheus Matias de souza joveno voce precisa primeiramente fazer os testes que a @Joce Souzamencionou acima, só apos a conclusão desses testes basico que seria bom voce analisar a placa, testes basico sem perifericos.

1) cooler esta girando nos 2 estagios (3v rotação minima e 5V rotação maxima?

2) faça testes de memoria ( memtest)

3) verifique se o dissipador esta bem fixado e se nao tem nada amassado, com voce disse que "achou essa placa na sucata da sua assistencia", seria bom verificar isso antes.

Se depois de todos esses testes a placa permanecer com o mesmo sintoma, sugiro fazer uma inspeção visual e depois partir pra análise, a BIOS seria a ultima a ser mexida

Boa Sorte!

bom dia.

1)sim, cooler gira nos dois estagios

2)executei um MEMtest, ele segurou por 8 minutos foi até 75% do test sem erros, hotspot de 61º

3) dissipador bem fixado, heatpipe com poucos amassados mas ainda sim ele chega a dissipar.

16 horas atrás, Joce Souza disse:

ME no chipset

fiz uma leitura rapida sobre ME e acho que seria uma opção

16 horas atrás, Joce Souza disse:

já tentaste trocar o carregador?

ele só na bateria também se desliga, seria ainda uma boa a troca do carregador? (vou testar mesmo assim e retorno)

Postado
Agora, fabiano.julio disse:

@Matheus Matias de souza joveno usa a fonte de bancada, veja qual o consumo com a placa em condição de standby e o sonumo quando ela esta ligada tentando subir o sistema ?

pelo que vi essa placa não tem esquema é isso mesmo?

é isso mesmo, não tem esquema.

esse chipset é a ponte sul ou norte? ela ta com die exposto assim é o comum? ela esquenta muito.

20250425_090421.jpg

Postado (editado)
Em 25/04/2025 às 09:16, Matheus Matias de souza joveno disse:

é isso mesmo, não tem esquema.

esse chipset é a ponte sul ou norte? ela ta com die exposto assim é o comum? ela esquenta muito.

20250425_090421.jpg

Isso é um PCH !

Faça uma busca no Google pelo modelo do seu notebook e pesquise por disassembly

Desta forma você vai ver um técnico desmontado a máquina do zero e nessa desmontagem sempre aparece o que tem por baixo da carcaça 

Editado: por fabiano.julio
Postado

Bom, CPU a 80º, não pode, se não resolver isso pode verificar o que for  não haverá um Sâo Bios que resolva 🙃. Ele vai desligar uma hora. Confira os encaixes dos parafusos que prendem o dissipador, e acredito que o problema esta no dissipador, eu tentaria outro, note que esta amassado/torto, ele pode não estar atuando direito, aqui ja resolvi problemas com essa solução algumas vezes, e  bati cabeça antes de trocar, é um problema que acontece. Se não me engano essa PCH é exposta assim mesmo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...