Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida C3tech- dsa-500ve = queimando mosfet

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Alguém pode me ajudar? Tem uma linha que vi um resistor apenas(154) e mais abaixo dois de 1004, aparece que tinha um capacitor ou resistor ma linha. Quando vou medir essa linha com o multímetro, ela estabiliza toda fonte, só o 5vdc do powergood que não. Alguém tem uma foto pra saber o que esta nesse espaço  do lado do resistor 154? Eu já peguei dessa forma, sem ele.

CM250606-115944001.jpg

Postado
2 horas atrás, lauroms1379 disse:

Alguém pode me ajudar? Tem uma linha que vi um resistor apenas(154) e mais abaixo dois de 1004, aparece que tinha um capacitor ou resistor ma linha. Quando vou medir essa linha com o multímetro, ela estabiliza toda fonte, só o 5vdc do powergood que não. Alguém tem uma foto pra saber o que esta nesse espaço  do lado do resistor 154? Eu já peguei dessa forma, sem ele.

CM250606-115944001.jpg

pelo que sei é um capacitor de 100nf cerâmico que vai neste ponto, pelo menos é o que eu medi em uma sucata de uma que temos aqui, 

Pois o resistor 154 é de 150K e o 1004 é de 1M

• Joinha 1
Postado
3 horas atrás, Maru disse:

pelo que sei é um capacitor de 100nf cerâmico que vai neste ponto, pelo menos é o que eu medi em uma sucata de uma que temos aqui, 

Pois o resistor 154 é de 150K e o 1004 é de 1M

Conseguiu os CIs para substituir?

Postado

Colocado o capacitor de 100nf, tensão da linha estável em 1,5vdc. Tensão pfc em 230vdc(era 300 antes). Tensões subindo em rampa bem demorado no secundário.

Vou testar outros capacitores.

Postado
46 minutos atrás, lauroms1379 disse:

Colocado o capacitor de 100nf, tensão da linha estável em 1,5vdc. Tensão pfc em 230vdc(era 300 antes). Tensões subindo em rampa bem demorado no secundário.

Vou testar outros capacitores.

então tenta menor, coloca um de 10nf e verifica o desempenho ok e retorno com os testes ok

Postado

Tentei de 1nf, mesma coisa... Coloquei de 39pf, agora está acionando a proteção(mais de 1.5vdc chegando a 2.5vdc) em menos vezes por segundo. Estou tentando achar outro capacitor, caso não ache, vou ver se consigo reduzir os resistores pois se eu colocar a ponta de prova no positivo e tentar e a outra na linha em questão e tentar ligar a fonte, liga de boa,  no negativo  também mas demora para firmar. Acredito que seja resistor alterado, mas medindo a frio não achei.

• Legal 1
Postado

Troquei o capacitor por um de 100pf, mesmo sintoma. Tirei o resistor e capacitor, coloquei dois resistor, 510k e 1M e ficou o mesmo sintoma. Já fiz de tudo nessa linha, quando estabiliza o primário, o secundário sobe a tensão em rampa mas demora mais de 1 minuto para estabilizar a tensão. A tensão primário era 300vdc e agora fica em 260vdc. A tensão primaria de 15vdc é o vsb continuam normais.

Postado

Voltando...

R52 = Fiz a associação de 5,6M e 8,2M

C59 = 100nf

Tensão estabilizou em 294vdc, mais próximo de 300v que consegui, se eu tentar chegar mais perto, arma a proteção do pico de Tensão que dá nos primeiros ciclos de carga dos mosfets.

Agora o desafio é achar o porquê o st9s429 - pg14 não libera o PGO. Não achei anormalidades.

Postado
1 hora atrás, lauroms1379 disse:

Voltando a estaca zero, capacitor de entrada ficou ruim, foi trocado, agora começou a oscilar acima de 300vots, vou ter que calcular os resistores novamente 

Tu és daqui de Londrina??

Postado

Meus caros, fiz o que eu podia nas minhas limitações e nada... Está na lâmpada teste pois se eu tirar queima. Fiz a troca do resistor e nada e nem do capacitor, vi aqui que postaram uma fonte 650 que a pcb é identifica e lá não tem o capacitor c59, então, retirei e estou fazendo os testes sem. Tl431 um pouco alterado e troquei. Agora continua o mesmo problema, tenta armar o pfc por cinco vezes e quando a tensão ultrapassa os 300vdc, libera tensão no secundario e o ci vulgo ps222s Desativa o pfc.

Postado

Achei os danados da linhas do VFB de 1M com trinca, trocado, agora consegui associar resistores, ficou 2 resistores de 1M em serie e em paralelo um de 8,2M. Tensão estabilizou em 304vdc no PFC, fonte com secundario operante.

Agora preciso de detalhes a respeito do PGO. Não vi nada que st9s429 aterre  o pino 14, sim, verifiquei pois pensei que era curto ou resistor.

Postado

Tentei achar a referencia de cada pino, vi que internamente é 1.15v e sendo assim, todas as portas estão ok, somente uma me intriga, o pino 6 Ri deve fica abaixo ou acima de 1.15v? Ele está acima. Estou percebendo que quando a tensão de alimentação cai, este pino cai primeiro e o pino 1 sai da condição de aterrar.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...