Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 5547 / MB LA-B012P / Não carrega bateria / aviso de carregador não identificado

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá amigos, tudo bem? Estou com este dell em bancada, testado com várias fontes originais, não identifica o carregador, PQ6 e PQ5 normais, resistores ao redor normais, o que eu fiz ate agora foi medições no circuito, regravei o EC e troquei PQ6 mas nada. Algum amigo poderia me ajudar? Suponho que o sinal PS_ID tenha que ter 3.3v ja que ele vai ao EC e tem um resistor de pull-up com os 3.3alw na linha deste sinal. aguardo a ajuda de voces, desde ja obrigado

Editado: por braucksdiego
Postado (editado)

Segue imagem genérica com tensões na linha PS_ID, mas o protocolo de comunicação do carregador deve ser analisado com osciloscópio (pacote de dados ONE-WIRE junto com os 3,3V do PS_ID quando conecta o carregador)

Checa também a continuidade da linha PS_ID até o pino 1 do PJPDC

PS_ID DELL.png

Editado: por py2eb
Postado (editado)

continuidade okay (L2 okay), tem um pacote de comunicação, mas não sei se está comunicando certo, por que não identifica nenhum carregador, na sequencia vou tentar anexar um vídeo da leitura do osciloscópio.

Editado: por braucksdiego
Postado (editado)

Abaixo a imagem que deveria aparecer no osciloscópio ajustado à 1V/DIV e 500us de tempo.

Apenas quando o carregador é conectado/ligado que esses dados são transmitidos. (verificar se chegam no EC).

No pino 110 do EC também deve chegar o ACIN (3,3V liberados pelo Charger)

oneware.png

Postado (editado)
1 hora atrás, braucksdiego disse:

Essa comunicação quem inicia é o EC certo?

Se inicia do lado do carregador.

Há uma EPROM no carregador que quando recebe os 3V envia os dados para o EC (alguns milissegundos após ser energizado).

O EC tendo AC_IN fica esperando esses dados do PS_ID.

Carregador manda os dados e o EC só recebe e decodifica (EC não envia dados nessa linha)

• Joinha 1
Postado (editado)
3 horas atrás, braucksdiego disse:

Correto, mas então nesta linha sem o carregador conectado deveria ter 3.3valws certo? 

Correto, desde que tenha +3VALW e +5VALW na placa para alimentar essa linha (+5VALW serve para chavear o PQ6 permitindo que os +3VALW chegue ao PJPDC)

O que acho estranho, é que nessa linha geralmente há diodos de proteção ESD (Diodos TVS), mas não ví no esquema e nem na filmagem.

Pense na possibilidade do EC ter sofrido danos por falta dessa proteção (estática ou tensão VIN entrando nessa linha)

image.thumb.png.5ccd7dc53e9182aedaee6dca8e57b134.png

Postado

@py2eb Realmente não tem diodos de proteção, o seguinte acontece, se eu deixar o carregador desconectado, e ligar a placa com a bateria somente, a tensão de 5 e 3valws aparecem normalmente, e a tensão passa pelo circuito e vai até o PJPDC normalmente, agora a partir do momento que eu conecto o carregador a tensão fica variando igual aquela filmagem que enviei e após descontar o carregador novamente a linha não volta para os 3.3v ela fica zerada apos o PR3 que nesse caso é o pull up dos 3.3valws. na minha opinião quando desconectar o carregador o circuito deveria voltar a tensão ao nivel de 3.3 e aguardar uma nova conexão, para então identificar o carregador novamente. acredito que o EC tenha sofrido danos realmente, será que vale a pena regrava-lo novamente? a eeprom dele causaria esse defeito?

Postado (editado)
17 minutos atrás, braucksdiego disse:

acredito que o EC tenha sofrido danos realmente, será que vale a pena regrava-lo novamente? a eeprom dele causaria esse defeito?

Já vi o firmware do EC causar problemas em outras linhas, nessa ainda não vi, mas vale a pena tentar regravar e se não surtir efeito, efetuar a substituição do EC.

Postado (editado)
20 minutos atrás, braucksdiego disse:

na minha opinião quando desconectar o carregador o circuito deveria voltar a tensão ao nivel de 3.3 e aguardar uma nova conexão,

correto

Postado (editado)

Antes de mexer no EC, faça um teste:

Remove o PQ6 e faça um jumper entre Dreno e Souce (pinos 1 e 3), para eliminar possível fuga no PQ6 e/ou PQ5

E confere se PR3 não esta com valor alterado.

Postado
20 horas atrás, braucksdiego disse:

ACIN está okay, meu problema está neste circuito do PS_ID então, ja que tenho AC_IN. o Sinal de PS_ID chega no pino 16 do EC e no 110 chega ACIN

Bom dia!
Voce esta muito bem assessorado.

Só me tira essa duvida, com carregador conectado qual é a tensão do pino 16 do (UE1) ?

Postado

@Ponto da Manutenção 

7 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Valores dos PR3 e PR4 estão ok?

Sim todos okay. fiz agora a regravação do EC novamente, mas não mudou, vou partir para a troca do EC

6 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Com multímetro...?

Não, com osciloscópio

2 horas atrás, py2eb disse:

Remove o PQ6 e faça um jumper entre Dreno e Souce (pinos 1 e 3), para eliminar possível fuga no PQ6 e/ou PQ5

Eu tinha trocado o mosfet e o bipolar de junção, mas fiz o jumper também não mudou, infelizmente. 

vou partir para a troca do EC

• Joinha 1
Postado
Em 25/06/2025 às 13:13, braucksdiego disse:

Estou com este dell em bancada, testado com várias fontes originais

Espero que essas fontes estejam 100% e tenham sido testadas e reconhecidas em outros notes da Dell.

Postado

Então pessoal, desculpa a demora, tive que passar a sexta-feira cuidando da minha esposa, que passou por um procedimento nas costas, mas enfim, também ja me perguntei a respeito do DC-Jack, mas agora vai algumas perguntas à vocês. se o DC-Jack estivesse realmente com problemas, a linha de 3.3VALWS não iria "sumir" apos a desconexão do carregador correto? e não entraria neste padrão mostrado no osciloscópio certo? 

O EC ainda não foi trocado, pois pedi autorização ao cliente, e o meu cliente recebeu esse notebook de um cliente dele, então está demorando a autorização. 

Vocês teriam algum teste para fazer nestes 4 carregadores e neste DC-JACK?

Em 25/06/2025 às 14:43, braucksdiego disse:

Postado

@py2eb 

Em 26/06/2025 às 16:43, py2eb disse:

Espero que essas fontes estejam 100% e tenham sido testadas e reconhecidas em outros notes da Dell.

Eu entendo sua preocupação, mas 4 fontes, as 4 testadas em outros notebooks, reconhecendo normalmente, única coisa que fiquei em dúvida das ajudas acima foi com relação ao DC-JACK, mas a princípio não tem nenhum milagre no teste de um DC-JACK, certo?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...