Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido GIGABYTE / B450M DS3H V2 / liga, porém não da video

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

A certeza que é placa mãe, já foi testado CPU, gpu, memória e fonte.

Placa b450m liga porém não chega inicia nem a BIOS, defeito é intermitente, hora pode funcionar, já outra horas não dá mais sinal de vida. A placa mãe possui um led proprio de enfeite laranja, reparei que nesses momentos aonde ela não funciona, quando seguro botão pra desligar, ela não desliga não importando o tempo que eu segure, é esse led ele chega até ficar piscando quando eu seguro o Power, como se fosse um loop, mas a placa não desliga sendo necessário desligar a chave da fonte.

Reparei que essa b450m é bem problemática esse modelo, com vários usuários com o mesmo defeito, porém nenhuma solução definitiva.

Testei cristais osciladores com osciloscópio e okay, até cheguei substituir 1 que tava meio estranho, porém o defeito continua intermitente.

Tava desconfiando talvez do super I O, principalmente com esse defeito de quando não inicia a BIOS ele crasha e nem o botão desligar funciona, já que ele controla essa parte, o que vocês acham? Já viram algo parecido aí? Ou será que pode ser algo relacionado a BIOS? Ou talvez solda fria tipo na ponte sul?

Editado: por Mr Games
Postado
23 horas atrás, Mr Games disse:

Placa b450m liga porém não chega inicia nem a BIOS, defeito é intermitente, hora pode funcionar, já outra horas não dá mais sinal de vida. A placa mãe possui um led proprio de enfeite laranja, reparei que nesses momentos aonde ela não funciona, quando seguro botão pra desligar, ela não desliga não importando o tempo que eu segure, é esse led ele chega até ficar piscando quando eu seguro o Power, como se fosse um loop, mas a placa não desliga sendo necessário desligar a chave da fonte.

Reparei que essa b450m é bem problemática esse modelo, com vários usuários com o mesmo defeito, porém nenhuma solução definitiva.

Testei cristais osciladores com osciloscópio e okay, até cheguei substituir 1 que tava meio estranho, porém o defeito continua intermitente.

Tava desconfiando talvez do super I O, principalmente com esse defeito de quando não inicia a BIOS ele crasha e nem o botão desligar funciona, já que ele controla essa parte, o que vocês acham? Já viram algo parecido aí? Ou será que pode ser algo relacionado a BIOS? Ou talvez solda fria tipo na ponte sul?

amigo pode ser que a bios esteja corrompida

BIOS

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Postado
Em 04/07/2025 às 20:30, Mr Games disse:

analise os pontos do SIO, Rsmrst, PwOk, Sleep Stage..Pw, Pwsw..deduxzir ser nao resolve...medir entrada de energia do PCH , verificar se ele está operando...mas quando nao desliga ...regrave bios..1.8v..troque a epron...ou mude de processador.

• Joinha 1
Postado (editado)
Em 05/07/2025 às 19:57, Prego Tapado disse:

amigo pode ser que a bios esteja corrompida

BIOS

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Já regravei a BIOS infelizmente não resolveu 😢 o defeito continua intermitente, mas o esquema elétrico dela de fato vai me ajudar muito obrigado 

Editado: por Mr Games
  • Legal 1
Postado
17 horas atrás, egijr disse:

analise os pontos do SIO, Rsmrst, PwOk, Sleep Stage..Pw, Pwsw..deduxzir ser nao resolve...medir entrada de energia do PCH , verificar se ele está operando...mas quando nao desliga ...regrave bios..1.8v..troque a epron...ou mude de processador.

Bom pelo que reparei o defeito está bem na inicialização mesmo, tanto que quando a placa liga, se pode ficar umas 20 horas com ela ligada, vai funcionar perfeito sem defeito sem oscilação nem nada, aí se você desligou por 1 segundo já voltou defeito, vou fazer esses testes que você citou, já que o amigo em cima mandou os esquema que de fato não tinha e vai me ajudar, e vou trocar chip da BIOS e gravar a BIOS, já que só regravar não funcionou, já tentei com outros 2 processadores, defeito o mesmo, enfim obrigado, vou rever tudo e atualizo assim que possível

Postado
11 minutos atrás, Wonder Silva disse:

Peguei defeito idêntico regravando bios e foi batata .... acabei trocando o mesmo porque voltou a acontecer dias depois e até o momento sem reclamação do cliente.

Interessante amigo, de fato regravei a BIOS e o problema votou, vou trocar o mesmo pra ver resolve também, obrigado

• Joinha 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá. Com esses defeitos aleatórios, às vezes é preciso prestar atenção à inspeção visual mais delicada. A primeira coisa que procuro quando há esse tipo de instabilidade são as impressões nos corpos dos CIs. Por exemplo, com o SIO, preste atenção para que todas as inscrições no componente mantenham a mesma cor. Se você vir áreas onde a impressão está mais escura, adicione a assinatura de que houve superaquecimento. Para ter certeza, borrife álcool isopropílico no SIO e observe o álcool desaparecer. Não perca mais tempo. Felizmente, consegui comprar uma câmera térmica para economizar tempo de análise. Outra coisa a verificar em PCs é a sujeira que se acumula nos pinos de qualquer CI expostos para cima. Isso ocorre porque o computador está na vertical.

Pode parecer bobagem, mas já vi esse acúmulo de poeira e umidade nos pinos, causando vazamentos e instabilidade. Digo isso porque, muitas vezes, a falta de inspeção acaba complicando ainda mais o problema. Digo isso para evitar comprometer outras etapas. Não tenha medo de borrifar álcool para encontrar o bandido.

• Joinha 1
Postado

Tinha feito o reparo esses dias, acabei esquecendo de dar o veredito aqui, substitui EPROM da BIOS e regravei, aparentemente até agora está estável e o problema não voltou novamente por enquanto

Postado (editado)

Olá. Obrigado pela observação. Gostaria de contribuir com esta mensagem para todos que estão lendo este post. Tentem comprar uma câmera térmica, se possível. Há uma marca bem conhecida que funciona perfeitamente para as faixas de temperatura que precisamos observar. Na minha bancada, não faço muitos reparos em placas-mãe de computador; o que faço bastante são impressoras a laser e jato de tinta, e o que a câmera me ajudou foi a detectar rapidamente onde verificar nas placas-mãe de impressoras a laser. Amigos, tentem fazer essa compra, e suas perguntas serão mais específicas, e às vezes vocês até perguntarão como dessoldar um componente ou qual seria a substituição.

A sugestão também se baseia no fato de que, quando você já tem conhecimento e alguma experiência, já sabe o que fazer quando a câmera diz "CUIDADO: QUENTE". Não é como se eu comprasse uma câmera e começasse a consertá-la, hahaha, nada mais de errado. Ou eu comprasse uma bandeja de ultrassom e desentupisse as cabeças, hahaha, de novo... Bem, uma inspeção visual da serigrafia nos componentes do CI, multímetro e câmera. Chega. Se você precisar usar um osciloscópio, é melhor devolver a placa. O problema é mais complexo e você dificilmente escapará da garantia ;)

Eu estava esquecendo. Câmera Hikvision DS-2TP31B-3AUF V.5.4.22  es la mia

Editado: por carloslicata
  • Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...