Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Epson l4150, imprimindo em branco

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa noite a todos.

Sou iniciante na área de eletrônica.

Tenho um impressora epson l4150 que está parada ha alguns anos com defeito.

Então como mencionei, sou iniciante e peguei esta impressora pra estudar.

Ela não ligava. Desmontei, retirei a placa fiz algumas medições baseada em dicas que vi pela internet e aqui no fórum. Daí comprei um kit de reparo epson (transistor e Ci) troquei (tenho estação de solda yaxun 881d) e a mesma ligou. Porém imprime em branco. Fiz purga. Notei que a bomba peristáltica não puxava tinta. Troquei a bomba e nada. Comprei uma cabeça nova e nada. Percebi o damper amarelo depois da purga voltando bolhas de ar. Troquei os 4 dampers e nada. Depois de muito tentar. Percebi que os transístores não estavam bons. Não sei se queimaram ou se ja vieram com problemas. 

Alguma dica dos mais experientes? Obrigado 🫱🏻🫲🏼 

Que Deus nos abençoe 🙏🏻 

Editado: por Ralph Fernandes
Ainda sem solução.
  • Joinha 1
Postado

Bom dia, um componente que também costuma dar problema é o fusível F301. Pela ordem de manutenção que vc executou o kit de reparo que foi colocado pode ter sido danificado porque a cabeça anterior já estava com problema, provavelmente em curto. Minha recomendação é fazer como o colega @xandy_73 disse: mede as duas cabeças, pra saber se estão ok, depois verifica o fusível F301 e os transistores, lembrando de verificar os flat da cabeça certificando que não tem nenhuma trilha comprometida. 

• Joinha 1
Postado

Olá. Quando as impressoras Epson ficam sem uso por um longo período, é provável que o cabeçote de impressão fique entupido e seja improvável que ele seja adequado para uma boa impressão.
Quando um trabalho mal feito de desobstrução dos bicos injetores é feito, pode ocorrer a quebra das membranas internas ou a umidade de parte do circuito eletrônico. Isso causa um curto-circuito no cabeçote de impressão. Esse curto-circuito destrói o circuito integrado, os dois transistores, provavelmente o F1, e também alguns capacitores SMD no setor do slot onde o cabo FLAT do cabeçote de impressão entra.
E pode haver uma descarga elétrica nos contatos do F1 e do cabeçote de impressão.
Portanto, a primeira coisa a fazer é testar cada um dos 21 pinos do cabeçote de impressão. Se houver um curto-circuito, os transistores e o circuito integrado provavelmente precisarão ser substituídos. Além de medir o F1, alguns diodos e capacitores de slot de cabo flat.

Hoje em dia, uma câmera térmica é essencial para qualquer diagnóstico, e não apenas para adivinhar. Existem marcas e modelos acessíveis, já que precisamos apenas medir a temperatura dos componentes. O segredo é saber como medi-la e o que fazer quando a câmera detecta calor excessivo.

• Joinha 1
Postado (editado)

Boa noite a todos

Então ainda não tive tempo pra fazer os devidos testes. Porém medi os trasnsistors fora da placa. Tem na minha bancada 4 trasnsistors, tem 2 A2222 e 2 C6144.

1 - C6144 não deu nenhum valor o outro de valor de 0,3 com bip

Os 2 A2222 deu o mesmo valor com bip.

Logo minha interpretação de iniciante um está aberto e os outros em curto. Procede?

Postado (editado)

Boa tarde a todos!

Hj chegou o kit reparo da placa epson l4150

Gostaria de testar ou medir, não sei ao certo como falar. 

Os transístores A2222 e o C6144

Ja andei pesquisando, mas não consegui nada muito confiável.

O que já fiz foi colocar o multímetro na escala diodo/ continuidade e os valores entre base, coletor e emissor 

Ponta preta no base e vermelha no coletor valor 440

Ponta preta no base e vermelha no emissor valor 440.

E o C6144 mesmo valores porém com as pontas de prova diferente, vermelho na base.

Tem fundamento ou não? Obrigado 🫱🏻🫲🏼 

Postado

Boa tarde a todos

Então, troquei os transístores e o ci.

Descobri um pequeno capacitor smd solto. Retirei de uma placa sucata.

Montei na impressora.

Liguei a impressora. Até aqui tudo indo normal.

Coloquei pra verificar jatos e imprimiu bem. 

Porem algumas falhas.

Coloquei pra limpar e pra minha tristeza deu erro geral.

Dai pra frente, só pra trás.

Conferi tudo. Descobri o f301 aberto. Troquei!

Retornei a placa e liguei a impressora.

Erro 031004 acho que foi esse. Pesquisei aqui e na internet e nada. Retirei o scanner. Verifiquei e nada. Por final troquei a cabeça de impressão. Quando liguei a impressora ela fez o procedimento de ligar o scanner piscou e se moveu o carrode impressão fez todo o curso de ir e voltar. Porém ela começou a fazer o procedimento de limpeza de cabeça sozinha e apagou. E não liga mais. Infelizmente vou deixar isso de lado. Vou me especializar mais ou hora volto. Obrigado a que se dispôs a dar dicas. Até breve.

17590783100316331622270970990356.thumb.jpg.3522304a6215074bad6ff6668badcc70.jpg

Postado (editado)
Em 28/09/2025 às 13:52, Ralph Fernandes disse:

.

Erro 031004 acho que foi esse.

031004 normalmente é disco encoder sujo / danificado ou o sensor dele.

Editado: por xandy_73
  • Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...