Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Tv Panasonic TC43DS630B - Sintoma de defeito bizarro!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Estou com uma tv panasonic que não ligava, entrava em proteção piscando o led vermelho do sistema de proteção por volta de 1x de forma constante. 

Consegui resolver esse primeiro defeito   depois de localizar uma fuga em um capacitor na placa de RF. Depois de sanar esse primeiro defeito, a tv ligou , tem todas as tensões corretas, no entanto, só acende o backlight se eu colocar o dedo no conector da fonte que vai para a placa drive ou no conector que sai da fonte e vai para a placa mãe, um sintoma de defeito bastante estranho! É como se o meu corpo inserisse algum tipo de valor ôhmico e fecha-se o circuito acionando o barramento de leds! Sendo assim, eu preciso saber como armar manualmente a fonte para poder eliminar a possibilidade de ser mainboard, mas nessa placa não há nenhuma especificação de como fazer isso, também não encontrei nenhuma informação online, tampouco manual de serviço . Gostaria de saber se alguém poderia me direcionar nesse sentido. Agradeço demais pela atenção. 

Deixarei fotos da placas 

1000739828.jpg

1000739829.jpg

1000739830.jpg

1000739831.jpg

Editado: por Éverson17
  • Éverson17 alterou o título para Tv Panasonic TC43DS630B - Sintoma de defeito bizarro!
Postado

@AMDRÔMEDA @AMDRÔMEDA 

Primeiramente, obrigado pela disponibilidade 

Sobre a questão dos parafusos , já fazia a mesma coisa com  todos os parafusos , eu só os tirei para ver uma coisa na parte inferior. Em relação ao arquivo que você me mandou , diz que não tenho permissão para fazer download. Como proceder?  

• Joinha 2
Postado

Precisa de créditos. Se você tem vai em assinaturas e escolhe para fazer 1 download. Isso custa 10 créditos se não me engano. Contrata e será pago pelos créditos que você tem. E aí sim pode fazer o download

Postado

neste caso, se a placa esta fixada na carcaça da TV e mesmo assim não liga, verifique todos os pontos de ligação ao terra destas placas, pois tivemos uma Sony que apresentou este mesmo defeito, e em verificação notamos que havia um micro capacitor que se ligava ao terra que estava aberto e não habilitava seu contato com o restante do circuito, eu recomendaria uma atenção nestes pontos ok

Verifica ai e nos retorno com as novidades que descobrir ok

Boa Sorte     :)

Postado (editado)

@Maru Interessante seu comentário e muito importante.  Sei que cada caso é um  casoo , mas só para constar , esse capacitor que não fechava com o terra estava na fonte ou na mainboard ? 

Muito obrigado pela informação. 

Estou numa completa investigação! 

Postado (editado)

@Maru  Primeiramente, boa tarde 

A tv voltou a funcionar depois de uma interveção que fiz aqui!  No caso da tensão de 16v, por exemplo, ela só aparece em power on, correto? Em standbye não deveria ter nada. Pois é, no meu caso aqui, por exemplo, em standbye, tem uma oscilação de tensão entre 7, 8, 9 e 10v, fica nisso em loop. Se não for normal, o que eu acredito que não seja, é decorrente de algo errado vindo da regulação da fonte. Só gostaria de uma confirmação sobre isso. Ah, depois de um tempo, ao desligar e ligar, por exemplo, a tensão SRV -16v estabiliza em stanbye com esse valor aproximado, 15,82v, ou seja, 16v.

@AMDRÔMEDA A tv voltou a funcionar depois de uma interveção que fiz aqui! No caso da tensão de 16v, por exemplo, ela só aparece em power on, correto? Em standbye não deveria ter nada. Pois é, no meu caso aqui, por exemplo, em standbye, tem uma oscilação de tensão entre 7, 8, 9 e 10v, fica nisso em loop. Se não for normal, o que eu acredito que não seja, é decorrente de algo errado vindo da regulação da fonte. Só gostaria de uma confirmação sobre isso. 

Ah, depois de um tempo, ao desligar e ligar, por exemplo, a tensão SRV -16v estabiliza em stanbye com esse valor aproximado, 15,82v, ou seja, 16v. 

Postado

@Edmilson Goncalves Preza Seria bom ele corrigir depois 

Eu consegui o esquema da fonte , vou postar logo em breve o esquema e toda a resolução da tv quando terminar o reparo. 

Pelo que vi, essa oscilação ou defeito nos 16v da fonte vem da malha de feedback ou do opto

Gostaria de saber se alguém já passou por isso  e poderia me confirmar. 

Postado
9 minutos atrás, Éverson17 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Seria bom ele corrigir depois 

Eu consegui o esquema da fonte , vou postar logo em breve o esquema e toda a resolução da tv quando terminar o reparo. 

Pelo que vi, essa oscilação ou defeito nos 16v da fonte vem da malha de feedback ou do opto

Gostaria de saber se alguém já passou por isso  e poderia me confirmar. 

pra sanar a dúvida troque o optoacoplador, mas acho não ser ele, mas vai se saber, numa desta pode até ser ele, mas as tensões da fonte estão corretas, se não me engano esta fonte tem o famigerado TL431, verifica ai pode ser no padrão BC ou mesmo SMD ok

Boa Sorte     :)

Postado

@Maru Certo! Estou analisando 

Só me confirma uma coisa 

A tensão de 16v deve permanecer zerada em standbye só aparecendo depois do pulso de acionamento ou ela já aparece normalmente em  standbye mesmo?

Postado (editado)
2 minutos atrás, Éverson17 disse:

@AMDRÔMEDA 

Só me confirma uma coisa 

A tensão de 16v deve permanecer zerada em standbye só aparecendo depois do pulso de acionamento ou ela já aparece normalmente em  standbye mesmo?

|Estou olhando isso no esquema agora. Se entendi bem não deve ter no conector 16V. Deve ter 0V. Só liga depois do start e aí aparecem os 16V. Q7403 faz esse corte e é liberado pelo sinal SUB_ON do conector em nível alto para acionar q7401 que liga o Q7403 que libera os 16V para o conector

Editado: por AMDRÔMEDA
Postado

@AMDRÔMEDA Exatamente 

pinos 1, 2 e 3 são os pinos que recebem 16v 

No caso, só aparece 16v nesses pinos  em power on, certo?

Naquele ponto de teste na fonte onde tem SRV - 16v, por exemplo, tem 16v em standbye normalmente ou só em power on ?

Postado
4 minutos atrás, Éverson17 disse:

@AMDRÔMEDA Exatamente 

pinos 1, 2 e 3 são os pinos que recebem 16v 

No caso, só aparece 16v nesses pinos  em power on, certo?

Naquele ponto de teste na fonte onde tem SRV - 16v, por exemplo, tem 16v em standbye normalmente ou só em power on ?

Se o esquema está correto só em POWER_ON. Sem o sinal SUB_ON ele deve ficar em 0V. Esse sinal SUB_ON é do pino 9 do P2. Mede ele aí em standby. 

Postado (editado)

@AMDRÔMEDA Conferi aqui no pino 9, SUB _ ON  está com ov em standbye, mas aí a tensão em 16v, que é a mesma conexão no teste SRV-16v e nos pinos 1, 2 e 3, está oscilando tensão entre 7, 8 , 9 e 10, não está zerado. No entanto, agora a tv acende o backlight normal ao apertar o botão power. 

Postado (editado)

Q7401 base e coletor. Quais tensões? E se puder passar as tensões do Q7403 também. Pode ser primeiro PC7302 pinos 1 e 2. (creio que os outros estão do lado de baixo da placa.

Editado: por AMDRÔMEDA
Postado

@AMDRÔMEDA Vamos lá... Estava analisando o esquema e datasheets dos componetes, placa, etc. 

PC7302, que é um opto, ao alimentar a tv, inicialmente tem:

pino 1 = 1,76v 

pino 2 = 0,674v 

Depois de mais ou menos 1 minuto muda:

pino 1 = 5v 

pino 2 = 4,47v 

Q7401  - ao alimentar a tv, inicialmente tem:

base = 0,728v

coletor = 0v

depois de mais ou menos 1 minuto muda:

base = zera totalmente 

coletor = aparece 23V

Q7403 - ao alimentar a tv, inicialmente tem:

Source = 15,83v

Gate =12,91v

Drain = 15,83

Source = Oscila entre 7, 8, 9 e 10 em loop

Gate = Oscila entre 7, 8, 9 e 10 em loop

Drain = Oscila entre 7, 8, 9 e 10 em loop

Obs: tudo isso, obviamente, em standbye. 

Mesmo com tudo isso envolvido, tv está ligando normalmente seja no começo ao alimentá-la ou depois de transcorrido um tempo em standbye. 

Postado
47 minutos atrás, Éverson17 disse:

@AMDRÔMEDA Vamos lá... Estava analisando o esquema e datasheets dos componetes, placa, etc. 

PC7302, que é um opto, ao alimentar a tv, inicialmente tem:

pino 1 = 1,76v 

pino 2 = 0,674v 

pino 1 = 5v 

pino 2 = 4,47v 

Q7401  - ao alimentar a tv, inicialmente tem:

base = 0,728v

coletor = 0v

depois de mais ou menos 1 minuto muda:

base = zera totalmente 

coletor = aparece 23V

Q7403 - ao alimentar a tv, inicialmente tem:

Source = 15,83v

Gate =12,91v

Drain = 15,83

Source = Oscila entre 7, 8, 9 e 10 em loop

Gate = Oscila entre 7, 8, 9 e 10 em loop

Drain = Oscila entre 7, 8, 9 e 10 em loop

Obs: tudo isso, obviamente, em standbye. 

Mesmo com tudo isso envolvido, tv está ligando normalmente seja no começo ao alimentá-la ou depois de transcorrido um tempo em standbye. 

verifique todos os componentes ao redor deste transistor para se certificar de que nada esta alterado ou mesmo aberto, se tudo estiver normal troque o transistor que poderá esta com fuga ok

image.png.8056370821d5814e633dd828279371cb.png

Boa Sorte    :)

Postado (editado)
46 minutos atrás, Éverson17 disse:

@Maru Ao redor de qual componente você se refere exatamente?

Q7403

Qual o chassis deste modelo que esta na sua bancada ai amigão?

Editado: por Maru
Postado

@Éverson17 Pelo que você diz a tensão de 16V fica oscilando quando em standby. Pode medir a referencia de tensão no IC7401? É um TL431. Na verdade se puder medir os 3 pinos é melhor. E outra coisa, quando em funcionamento normal a tensão de 16V fica normal em 16V?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...