Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida JBL Boombox 3 - Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Essa JBL estava com água do mar, consequentemente está toda oxidada, limpei a maioria da oxidação, mas creio que vários componentes precisarão ser trocados (não conclui o diagnóstico ainda). Eu gostaria de saber qual o processo de inicialização dela, desde a tensão da bateria até o acionamento dela, de onde surge a linha POW_KEY, etc. Alguém consegue me dizer?

Postado
46 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Essa JBL estava com água do mar, consequentemente está toda oxidada, limpei a maioria da oxidação, mas creio que vários componentes precisarão ser trocados (não conclui o diagnóstico ainda). Eu gostaria de saber qual o processo de inicialização dela, desde a tensão da bateria até o acionamento dela, de onde surge a linha POW_KEY, etc. Alguém consegue me dizer?

estes equipamentos JBL é muito relativo, pois o mercado esta repleto de falsificações e dependendo do estrago nem compensa arrumar, pois o custo x benefício não compensa, e outro detalhe, é muito difícil encontrar esquemas elétrico destas caixinhas, justamente pois a falsificação é pesada sobre esta marca.

Poste fotos e quem sabe alguns de nós poderá tentar lhe ajudar de alguma forma ok

Boa Sorte     :)

Postado (editado)

@Maru Boa tarde. A caixa é 100% original, um barqueiro de pesca encontrou ela no mar, diz ele que funcionou por 30 minutos e deu um estourinho, já constatei que o amplificador dos tweeters estourou, mas ela está/estava toda oxidada, já limpei a maior parte. As bobinas dos médios e as dos tweeters simplesmente oxidaram tudo, vai precisar trocar as 8. Retirei o TPA dos tweeters e estou tentando fazer ela ligar, pelo menos para saber se vou precisar comprar os componentes ou não, se ela não ligar não me adianta nada, a bateria está com 7.09v. Chega 3.3v no IC U9 responsável pela parte lógica de liga/desliga, mas está saindo sem apertar nenhum botão 1v no pino 4 dele, que é onde deveria sair 3.3v quando aperta a tecla power, mesmo apertando não sobe essa tensão, e que eu saiba ela deveria ser zerada e só subir quando aperta o power. 

image.png.4b78a2850c3cf84e9528131ee696b0d9.png

image.png.0fe51ea2183aeb6225191bd56494ff94.png

image.png.f2a852227ec50c5078222cebe02a3af0.png

Editado: por MarceloRibeiro94
Postado
5 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@Maru Boa tarde. A caixa é 100% original, um barqueiro de pesca encontrou ela no mar, diz ele que funcionou por 30 minutos e deu um estourinho, já constatei que o amplificador dos tweeters estourou, mas ela está/estava toda oxidada, já limpei a maior parte. As bobinas dos médios e as dos tweeters simplesmente oxidaram tudo, vai precisar trocar as 8. Retirei o TPA dos tweeters e estou tentando fazer ela ligar, pelo menos para saber se vou precisar comprar os componentes ou não, se ela não ligar não me adianta nada, a bateria está com 7.09v. Chega 3.3v no IC U9 responsável pela parte lógica de liga/desliga, mas está saindo sem apertar nenhum botão 1v no pino 4 dele, que é onde deveria sair 3.3v quando aperta a tecla power, mesmo apertando não sobe essa tensão, e que eu saiba ela deveria ser zerada e só subir quando aperta o power. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

faça uma boa limpeza em todo o circuito, troque este eletrolítico e os capacitores cerâmicos oxidados remova os demais eletrolíticos para ver o estado embaixo deles, esta placa tem dois tl431 em SMD que provavelmente já foram pra água ok, troque também e amplificador e depois poste as novidades ok

Postado (editado)

@Maru OK, mas primeiro quero fazer ela ligar, não adianta nada eu trocar componentes e ela não ligar, vou perder dinheiro. Você sabe quanto a linha POW_KEY tem de ter em tensão? Aqui tá com 1.8v, não sei se deveria ter 3.3v

Onde tem TL431??? Não achei nada 

Postado
55 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@AMDRÔMEDA Boa noite. Consegue dar uma força? Quero fazer ela pelo menos ligar pra saber se não tem nenhum circuito essencial com problema. 

Opa. Não tenho ideia nenhuma. Pena mas não posso ajudar nesse caso. Espero que alguém com conhecimento apareça. Boa sorte.

Postado
18 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@ohm Boa noite. Consegue dar uma ajudinha?

como quer ligar se os circuitos estão danificados, e o problema só tende a aumentar caso tenha algo de errado e ou componentes em curto ou abertos, pra se poder ligar terá de arrumar tudo antes e garantir de que nada mais esteja ruim ok

Postado

@Maru Boa tarde. Até onde eu sei os únicos circuitos que podem estar danificados são o de carregamento da bateria, já que está faltando 2 resistores da linha e o TPA que é o amplificador dos tweeters. Até onde sei esses circuitos não são necessários para fazer a placa ligar. Eu estou tentando descobrir porque a linha do PowerKey está baixa, em torno de 1.8~2.15v, quando o certo é 3.3v que eu saiba. O U9 que é o IC Logic não está trabalhando, ele é o primeiro componente que faz ligar a caixa. Tem 3.3v na linha de VCC do U9, mas como oxidou, não sei se está chegando essa tensão no pad dele. Entendeu agora o que eu quero?

Postado

Olá,

@MarceloRibeiro94 vai ter capacitor com fuga ou resistor oxidado. Aparelho que sofre eletrolise é complicado a manutenção.

Enfim, o Pow_key vem da tensão de 3,3v de stand_by que alimenta o U9 por um resistor de pull-up. Confira r225 de 100k, ele é o responsável pelos 3,3v da malha pow-key. O conector J3 também pode está oxidado e derrubando essa malha. Essa tensão baixa não deixará a caixa ligar. 

• Joinha 1
Postado (editado)

@ohm Oi, boa noite. Eu tirei o C146 e não adiantou, após isso tirei o R225 para verificação, ele está OK, assim como seus pads na PCB. Injetei tensão e um fato estranho ocorreu, injetando 3.3v/100mA com fonte de bancada no STB_3V3 (isso com a placa totalmente desligada) no lado do power_key eu tenho entre 1.8 a 2.15v, varia muito. Já invertendo, ou seja, injetando os 3.3v no power_key, do outro lado do R225 eu tenho 2.23v .-. eu não entendi nada agora, não tem consumo nenhum quando injeto. Já removi R334 para isolar o problema e não adiantou também, assim como R217. 

Postado
Em 02/11/2025 às 01:44, MarceloRibeiro94 disse:

Injetei tensão e um fato estranho ocorreu, injetando 3.3v/100mA com fonte de bancada no STB_3V3 (isso com a placa totalmente desligada) no lado do power_key eu tenho entre 1.8 a 2.15v, varia muito. Já invertendo, ou seja, injetando os 3.3v no power_key, do outro lado do R225 eu tenho 2.23v .-.

Esse teste estava com o r225? Se estiver, a malha de stand-by passará correte por ele, certamente do outro lado não terá os 3,3v no caso aí 10,7uA (0,0000107A) de consumo. Sua fonte de bancada não aparecerá leitura mesmo. 

Injetando 3,3v no stb-3,3. Sem os R217 e 334 obrigatoriamente tem que subir os 3,3v na malha key. Com o 217 se a tensão permanecer baixa, pode ser falha no u9.

• Joinha 1
Postado (editado)

@MarceloRibeiro94 Ocorreu eletrólise, muito comum em aparelhos que molham. Os componentes que possuem alimentação de stand_by sempre danificam.  O pino do vcc oxidou, as vezes raspando com um estilete, olhando no microscópio consegue soldar, caso ele apresente. Já consegui algumas vezes, porém em outras a oxidação destruiu todo metal de ligação do pad ao chip.  

Obs- Pode que esse ic tem software nele, uma peça nova não ira funcionar.

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Postado

@ohm Injetei tensão no STB-3V3 com todos os resistores no lugar, tensão de pow_key ainda continua baixa, se eu encostar o dedo na região do U9 a tensão até sobe um pouco. Notei que se eu jumpear o R225 eu tenho os 3.3v no power_key normalmente, por desencargo de consciência troquei R225, mas não adiantou. 

Postado
12 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@ohm Injetei tensão no STB-3V3 com todos os resistores no lugar, tensão de pow_key ainda continua baixa, se eu encostar o dedo na região do U9 a tensão até sobe um pouco. Notei que se eu jumpear o R225 eu tenho os 3.3v no power_key normalmente, por desencargo de consciência troquei R225, mas não adiantou. 

se ao encostar o dedo a tensão estabiliza e permanece, então verifique os pontos  de aterramento, pois é o que esta faltando neste ponto, pois seu corpo por natureza já proporciona uma certa resistência, ou mesmo uma solda fria que se liga à malha negativa deste circuito ok

Boa Sorte    :)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.