Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acender 256 leds (ou ligar outra coisa) com a porta paralela

Avalie este tópico:

do_morro

Posts em destaque

Boa noite, turma do Eletrônica BR!

Se alguém já viu minhas postagens deve perceber que estou constantemente procurando aprender algumas coisas curiosas.  :D

Recentemente li algumas aplicações bem básicas utilizando a porta paralela do computador.

É possível facilmente acender 8 leds por causa dos 8 bits de saída da porta.

Daí estive pensando...  Pode se acender mais de um led ao mesmo tempo, então a porta envia até 8 pulsos. Um para cada bit ao mesmo tempo.

Se, ao invés de utilizar a tensão de saída para alimentar somente um led, ligarmos um circuito que aceite os pulsos da paralela como uma sequência de 8 bits poderemos acender até 256 leds ou ligar alguma outra coisa com relés ao invés de leds.

Alguém conhece um esquema de montagem pra se fazer isso?

Abraço a todos!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível fazer muitas coisas utilizando a porta paralela. Podemos usar diretamente, acionar relés, leds, displays, motores de passo, enfim, muita coisa.

Para cada aplicação é necessário fazer um circuito específico para converter os sinais da lpt.

Você, sabendo programar em C, pode criar um programa para controlar os leds.

Esse site, Rogercom, usava muito quando estava na faculdade. tem muita coisa sobre portas paralelas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Neste site, mostra como ligar 12 leds direto na LPT:

Esse tbm tem bastante coisa.

Buscando no google, acha-se muita coisa a respeito.

"O limite, é a sua imaginação!"

Abraço,

Fábio

Link para o comentário

Olá, Bismith

Eu já vi esses sites, não tinha visto o dos 12 leds, mas os outros vi sim.

Pensei na possibilidade de acionar 256 dispositivos porque é a quantidade de combinações possíveis dentro dos 8 bits.

Acredito que, pra isso, será necessário usar algum circuito integrado, mas na real não tenho ideia de como faria isso.

A parte de software é mais simples. Já vi vários exemplos na internet e seria só ajustar o programa.

O hardware é que parece mais complicado.

Mas valeu a ajuda.

Joinha pra você!  8)

Link para o comentário

É possível utilizar um CI multiplex, como o 74HC151.

Podemos acionar muito mais que 256 leds, pois podemos configurar dois pinos da LPT como uma porta serial, ai vc pode ligar em um microcontrolador, que por sua vez liga em um multiplex, ou até mesmo em um FPGA. enfim, pode-se fazer muita coisa.

image013.jpg.cad70270772a7cd29d1416ec4d59a94b.jpg

Link para o comentário

Há uns 4 anos atrás participei de um workshop/mini-treinamento da Texas Instruments, através de um distribuidor (acho que foi a Farnell) e eles distribuiram gratuitamente diversas unidades de uns 4 ou 5 drivers de LED, para confecção de paineis. Um dos drivers mais avançados na época diretamente 128 leds, e cascateando, dava pra fazer painéis gigantes, como os que vemos em alguns shows ou programas de tv.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Boa noite, turma do Eletrônica BR!

Se alguém já viu minhas postagens deve perceber que estou constantemente procurando aprender algumas coisas curiosas.  cheesy.gif

Recentemente li algumas aplicações bem básicas utilizando a porta paralela do computador.

É possível facilmente acender 8 leds por causa dos 8 bits de saída da porta.

Daí estive pensando...   Pode se acender mais de um led ao mesmo tempo, então a porta envia até 8 pulsos. Um para cada bit ao mesmo tempo.

Se, ao invés de utilizar a tensão de saída para alimentar somente um led, ligarmos um circuito que aceite os pulsos da paralela como uma sequência de 8 bits poderemos acender até 256 leds ou ligar alguma outra coisa com relés ao invés de leds.

Alguém conhece um esquema de montagem pra se fazer isso?

Abraço a todos!

Paulo

Paulo,

Voce pretende ligar um led(equipamento) por vez - solução mais simples; ou controlar os 256 leds "ao mesmo tempo" todos podem estar ligados ou desligados funcionando independentemente (utilizando multiplexação no tempo - veja isto

).

Se vc me passar mais detalhes posso bolar um ckt que atenda.

Link para o comentário

@do_morro,

Esta quantidade de portas que vc quer controlar é muito grande. Vc vai precisar de pelo menos 32 CI's decodificadores com 8 saídas cada (tipo 74138) e mais 64 CI's Buffer tri-state pois vc não poderar ligar ao mesmo barramento saídas que podem assumir valores opostos(0 - 1).

Além disto, será necessário mais um conjunto de componentes para controle.

Antes de avançar, convém fazer algumas perguntas:

1. Vc relamente precisa de 256 portas? vc pode começar com uma quantidade menor e expandir conforme a necessidade.

2. A complexidade/quantidade de componentes vai atender aos seus requisitos de espaço/custo?

Dá uma lida neste post pra clarear um pouco os detalhes de um projeto deste porte:

------------------------------------------------------------------

Dica:  Veja também este Simulador de ckt eletrônicos online:

Achei bem interessante mas ainda tem muitos componentes que não aceitam simulação. Espero que o  projeto evolua.

Se for útil, please não esqueça do joinha :).

Link para o comentário

Não...  Eu não preciso, de fato, de todas essas saídas. Mas adoraria aprender a usar todas essas.  :)

Eu achei muito da hora esse link que me mandou! Explica muita coisa, só que eu ainda to engatinhando nessa parte da eletrônica. Hehehehe!!

Só com essas informações eu não seria capaz de criar um circuito para controlar as 256 saídas.

Já entendi que o circuito fica do tamanho de uma placa mãe...  Mas se eu souber como criá-lo vou me aventurar a fazê-lo.

Com isso já devo aprender mais alguma coisinha!!  :))

Muito obrigado pelas informações por enquanto.

Link para o comentário

Já que vc não precisa das 256, pode pensar primeiro em desenvolver um ckt para 32 portas. E expandi-las conforme a necessidade.

Como vc fará o controle pelo computador o esquema vai ser um pouco diferente do sugerido no link que te passei.

Vai estudando sobre o assunto, e assim que tiver um tempo vou começar o projeto no workbench. ok?

Link para o comentário

Nilson, eu encontrei esse link que ensina a controlar 32 dispositivos.

Eis o link:

Esse site do rogercom tem coisa boa pra caramba...

Mas agora me surgiu outra dúvida.

Eu estava acendendo leds com os 8 bits da paralela.

Nesse exemplo eu usaria outros pinos.

Quais comandos eu deveria usar nesse caso?

Link para o comentário

Paulo,

Este ckt não faz o que vc quer mas dá uma boa idéia de como elaborar um para 32 portas.

O ckt faz aquisição de sinais e vc quer distribuir sinais pelas diversas portas.

Veja o datasheet do CI multiplexador:

São 8 pinos de entrada. ok?

Para controle além dos pinos de dados (D0 a D7)  da porta paralela, pode-se também utilizar os pinos de controle que funcionam tanto para enviar quanto para receber dados (Strobe, Select Input, Init, Auto Feed).

Projeto3.GIF

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

@do_morro,

Tirei um tempo pra te dar uma ideia melhor de como implementar este projeto.

Veja:

esboço_controle_portas.png

No Workbench:

ckt_controle_portas.png

Utilizando um pino para cada função não dá pra controlar as 256 portas que vc quer. pois são 8 pinos para dados, 3 para selecionar o chip de saida e um para clock (sincronização).

Para controlar as 256 vc terá que "reaproveitar" os pinos de dados para fazer tanto o endereçamento quanto a passagem dos dados (pode ser utilizando mais um ci 74374 para guardar o endereço).

Convém também isolar a porta paralela do ckt como um opto-isolador.

Se quiser o arquivo do workbench, me passe um email.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...