Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ACER 5220 - MORTO PLACA LA-3581P

Avalie este tópico:

Fallk - Extreme Notebooks

Posts em destaque

Pessoal, boa tarde, estou com um acer na bancada, que chegou morto, so tinha os 19v, fazendo uma vefiricacao achei o capacitor PC18 com um curto para o terra dos dois lados, fui e removi ele, peguei a fonte variavel e injetei 3v 2a e o i/o ferveu, tirei i/o, curto sumiu, troquei i/o as tensoes nao voltaram.

ai fui no capacitor c32 e c33, curto pro terra, tirei os capacitores, injetei 3v em um lado, chip mcp67mv ferveu, tirei o chip, e ta queimado, continuando verificando as tensoes, so encontrei 19v e 3v no pu1.

agora nao to achando mais nada em curto, e continuo sem os 5v e sem os 3v, no conector da bateria nao tinha tencao nenhuma, depois dos procedimentos, to achando 10v em alguns pinos.

no PQ12 encontro no Dreno 10.8v no source 15v e no gate 15v.

So acrescentando uma coisa, no botão power tem 18v e cai a 0 quando apertado.

se alguém tiver uma ideia, por que as minhas já ta acabada.

abracos a todos, bom final de semana

Wesley de Soua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tirei o chip nao por causa de falta do 3v e dos 5v, eu tirei por que tinha um curto para o terra no capacitor c32 e c33, coloquei 3v com 2A e o chip esquentou, tirei e testei fora da placa e ele ta queimado, mas mesmo assim resolvendo esses curto que a placa tinha, continuo sem os 5v, 3v eu encontrei no PU1

to suspeitando da isl6251, nao tem nenhuma voltagem no pino 1 nem no pino 24

Link para o comentário

Justamente isso que eu iria te falar, esse ISL 6251, controlador da bateria, já peguei várias placas com problema nele, pra tirar a dúvida se é ele que esta com problema, tira ele fora, tira a Bobina que faz a filtragem do controlador, e os 2 mosfets que fazem parte do chaveamento do ISL 6251, se não eles irão queimar. Se voltar as tensão é só trocar o cidadão.

Link para o comentário

"Pessoal, boa tarde, estou com um acer na bancada, que chegou morto, so tinha os 19v, fazendo uma vefiricacao achei o capacitor PC18 com um curto para o terra dos dois lados, fui e removi ele, peguei a fonte variavel e injetei 3v 2a e o i/o ferveu, tirei i/o, curto sumiu, troquei i/o as tensoes nao voltaram."

Depois de remover o capacitore PC18 você não ligou a fonte para verificar se resolveu o defeito ou simplesmente injetou os 3V no +3VALWP?

Você removeu a PL3 antes de injetar os 3V?

"um curto para o terra no capacitor c32 e c33, coloquei 3v com 2A e o chip esquentou"

falk,

Injetar 3V no circuito que é alimentado por 1.2V pode vai causar problemas. Normalmente circuitos assim possuem uma baixa resistência, indicando que nem sempre é curto.

Com uma tolerância aceitável de 5% no 1.2V_HT (hypertransport), injetar 3V vai danificar os componentes associados.

Link para o comentário

Vlad, muito obrigado por suas explicacoes, mas eu so injetei 3v no c33 por que o chip ja tava com capacitores tudo apitando, ai eu tinha certeza que tava queimado, mas da proxima vez nao vou injetar 3v vou olhar primeiro no esquema, suas dicas sao de grande valia. muito obrigado

Link para o comentário

Amigo, removi a PL6 e o PQ22 e PQ20 e continua do mesmo jeito, tem 19v no botao power e quando aperta vai a zero, mas agora no pq12 tem as tensoes assim Dreno 15v no source 15v e no gate 19v.

19V no gate significa que armou o circuito de proteção da placa, e os 15V no source e nos drenos, provavelmente tem fuga ou curto na linha de Vin, porque deveria ter perto de 19V.

Volte os componentes na placa e meça novamente as tensões do PQ12.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...