Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 14R N4110 - DAV02AMB8F1 REV:F - Não Liga, Desarma Carregador

Avalie este tópico:


LisandroCB

Posts em destaque

Olá caros colegas,

 

Eu havia criado esse tópico antes do "tsunami de Natal" que aconteceu no fórum e o tópico simplesmente desapareceu, então estou aqui de novo.

 

Peço que os colegas que já haviam me ajudado, que se disponham a participar de novo do diagnóstico desse conserto.

 

Abaixo está o texto original de quando criei o tópico:

"Recebi esse notebook com a seguinte descrição de defeito feita pela cliente:

 

"Notebook funcionava normal, tanto na bateria quanto no carregador (fonte). Da última vez que ligou o notebook, notou que apesar de estar funcionando normal, a bateria não carregava."

 

Ao receber o notebook, retirei a bateria, liguei somente o carregador (fonte) e o notebook funcionou normal. Desliguei tudo, reinstalei a bateria, liguei de novo, funcionou normal, mas continuava a não carregar a bateria.

 

Reinstalei a bateria e aí começou a carregar normalmente. Deixei o notebook numa bancada separada, enquanto fazia outros consertos.

 

No final da tarde fui verificar se a bateria estava carregada e aí aconteceu o pior, o carregador (fonte) estava desarmado e o notebook, com ou sem a bateria não ligava mais. Retirei a bateria, desliguei o carregador da tomada para que rearmasse de novo e mesmo assim, basta conectar no jack, que já desarma de novo.

 

Minha conclusão é de que aconteceu algum curto em algum componente da placa-mãe do notebook.

 

Confesso que não tenho experiência no conserto de placas-mãe de notebooks.

 

Possuo fonte assimétrica de bancada e osciloscópio digital.

 

Segue link do esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Bom, vou relatar o que eu já fiz, até mesmo utilizando as dicas que os colegas haviam dado:

 

Retirei o PR147. Ao ligar o carregador no jack, NÃO desarma mais. Sinal de que o curto está para o lado do PQ27 e na linha +PWR_SRC.

 

Agora é que o "bicho pega" para mim... Preciso que me ajudem no sentido de me indicar locais do circuito para realizar testes, pois sou meio contra a ficar retirando vários componentes da placa, uma vez que sempre se pode danificar alguma coisa e como eu não tenho nenhuma sucata de notebook, ficaria muito difícil repor componentes.

 

Agradeço muito qualquer ajuda dos colegas e peço paciência e compreensão em virtude da minha "ignorância" nessa área.

 

P.S.: Posso postar fotos da placa-mãe do notebook, basta me pedirem, caso achem necessário.

 

 

LisandroCB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verfique se há curto no Dreno e Gate do PQ27 pino 4 e 8 ,porque já sabemos pelo esquema que tem curto no source do PQ27.

Agora se tiver curto no Dreno do PQ27 temos que isolar está linha retirando PR144.Caso não houver curto no dreno seguiremos  para linha +PWR_SRC.

A linha +PWR_SRC ela e grande vamos isolar uma parte dela, verifique se há curto no PR136 e verfique a sua resistência.

Post resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...