Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pulseira anti estatica usa-la é Mito?

Avalie este tópico:

LUCASFERA

Posts em destaque

Bom dia a Todos..

Estava vendo alguns videos sobre notebooks, e encontrei este.

Gente observem no minuto 1:23, a Bendita "pulserinha ant Estática"...

Vocês usam esta Bendita? eu até comprei e comecei a usar mas usei em média uns 60 dias e não consegui mais.. Por dezenas de Motivos (Vai e vem de uma bancada para outra, o cabo dela enrosca nos ponteiros do Multimetro, ter que trabalhar com mais de um notebook na Bancada e o cabo atrapalhare tb por não crêr em uma total eficiencia dessa coisa.

Vocês usam esta pulseira? só eu não estou usando? sem mentira por favor! se usam... ela esta instalada corretamente? na chapa de cobre etc...

Agora só gostaria de questionar uma coisinha "Que video Fake", Se você trabalha nesta assistencia me desculpe mas o video esta no youtube então eu posso comentar..

em 1:23 o cata tirando o Teclado com uma chave de Fenda aff, isso agride o Notebook, descasca, empena etc.. sem contar que se tiver na energia pode dar um curto. eu uso uma espatula pra esse serviço.

em 1:56 kkk, o cara não sabe nem imitar corretamente (ele limpa o lugar do teclado, coloca o teclado, não liga o flat e ja vai montando o notebook? dava pra ser mais original né. e tantas outras coisas que eu não concordo mas é melhor nem comentar.

e será se a pulseirinha que ele esta usando esta ligada no aterramento direitinho ou foi só enfiada em uma gaveta pra fazer o Video?

Eu resolvi comentar pq todo video de assistencia mostra os cara trabalhando como anjinho de pulserinha e tudo mais... agora vai visitar a assitencia em um dia qualquer e veja a realidade.

Avraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é mito, ela até funciona, porém a eletricidade estática é gerada de diversas maneiras, inclusive coisas bestas como caminhar, coçar a cabeça (quem tem cabelo rs), aperto de mão, nas telas de monitores crt, através de atrito entre objetos, etc, etc...

Logo, o técnico e todo o ambiente teria que ser protegido contra a estática:

- Luvas anti-estaticas;

- Jaleco anti-estatico;

- Touca anti-estatica;

- Calçados / botas anti-estaticas;

- Bancada com forração anti-estatica;

- Ferramentas (Chaves, pinceis,pinças, alicates, etc) anti-estaticas;

- Chão esborrachado também anti-estatico;

- Sala limpa (laloratório mesmo);

- Aterramento de verdade nas tomadas e na bancada, para descarregar corretamente a energia.

E acho que o principal, o técnico deve ter cuidado no manuseio das peças, e nunca tocar nas partes metalicas.

Se o técnico for cuidadoso, acho que pode dispensar toda a lista de coisas anti-estaticas listadas acima, e devem ter muito mais, acaba ficando inviavel para quem tem pouco $$$ e trabalhoso também, como o amigo disse pode enroscar tudo.

Obs.: Tenho a pulseira anti-estática e só, e não uso!!!

Se alguém concorda comente!!!

Abração!

Max SV-Tec ;)

• Joinha 1
Link para o comentário

O problema de fazer uma protecção completa contra a EE é o custo mas aqui ficam umas dicas para quem (como eu) nunca usam a pulseira (nem a bata).

1-Desligar o ar condicionado , gera muita EE quando o ar passa pelo interior e depois esse ar entra carregado, além disso alguns AC usam descargas de alta voltagem para purificar o ar , dai o "cheiro" a ozono (cheiro de chupeta do flyback dos CRTs).

2-Bancada com tampo em madeira (nada daquelas revestidas a PVC).

3-Chão em cerâmica , se possível com padrão em xadrez com mosaicos de materiais diferentes (exemplo , barro de grés com cerâmica normal)  , tendo uma resistência diferente a EE dissipa-se facilmente entre os mosaicos e embora não seja tão eficiente sai muito mais barato que mosaicos anti-estáticos.

4-Usar um tapete anti estático por baixo da sua cadeira (borracha não serve e acho que já vi um desses no ebay) , um adulto a andar gera até 75Kv de EE e os CMOS não gostam  ;D.

Link para o comentário

Não é mito, ela até funciona, porém a eletricidade estática é gerada de diversas maneiras, inclusive coisas bestas como caminhar, coçar a cabeça (quem tem cabelo rs), aperto de mão, nas telas de monitores crt, através de atrito entre objetos, etc, etc...

- Luvas anti-estaticas;

- Jaleco anti-estatico;

- Touca anti-estatica;

- Aterramento de verdade nas tomadas e na bancada, para descarregar corretamente a energia.

E acho que o principal, o técnico deve ter cuidado no manuseio das peças, e nunca tocar nas partes metalicas.

Se o técnico for cuidadoso, acho que pode dispensar toda a lista de coisas anti-estaticas listadas acima, e devem ter muito mais, acaba ficando inviavel para quem tem pouco $$$ e trabalhoso também, como o amigo disse pode enroscar tudo.

Abração!

Max SV-Tec ;)

Concordo plenamente, pois amanha ou depois por descuido, acabamos com a maquina do cliente por bobeira e teremos que ter uma boa desculpa...

Proteção ati-estática é ser profissional.

Link para o comentário

- Luvas anti-estaticas;

- Jaleco anti-estatico;

- Touca anti-estatica;

Abração!

Max SV-Tec ;)

Concordo plenamente, pois amanha ou depois por descuido, acabamos com a maquina do cliente por bobeira e teremos que ter uma boa desculpa...

Proteção ati-estática é ser profissional.

Condordo plenamente!! :)

Link para o comentário

MITO, MITO, MITO.....

quando vai se fazer um video logico q os caras vão usar mas depois ja elvis rsrs

e quando alguem perguntar cade a pulseira anti-estatica?

ta no tornozelo hauhauhuahuhua

hauhuahuhua e a mina falando que o cara pagou 90.000,00 pela franquia hauhauhuahauuha so pra poder usar o nome casa ....

Link para o comentário

- Luvas anti-estaticas;

- Jaleco anti-estatico;

- Touca anti-estatica;

Abração!

Max SV-Tec ;)

Concordo com MaX SV-tec não adianta usar só a pulseira e não ter cuidado de manusear

Link para o comentário

Concerteza wil sacanagem R$ 90.000.00 heheheeee........... sacanagem! Duvido quem trabalhe com isto!

trabalhei 4 anos numa autorizada de grandes marcas fiz retrabalho em varios notebooks a bancada era o exencial, claro quando os caras iam usavamos jaleco, pulseira e luva, fora isso não usavamos nada e digo mais era so eles sairem que retiravamos tudo fazia cerca de 10 maquinas por dia e te digo que e MITO! Claro cuidado devemos ter, mas se soubermos manusiar as placas vai embora!

Link para o comentário

A preocupação com eletricidade estática e aterramento dos equipamentos na bancada é muito importante para evitar problemas em placas de circuito eletrônico. Muitos defeitos podem aparecer até mesmo semanas depois de manusear um equipamento sem a devida proteção. Mantas, luvas e jalecos anti-estáticos não impedem que a eletricidade acumulada em nosso corpo danifique os equipamentos, estes acessórios apenas impedem que o contato com outros objetos, a nossa própria roupa por exemplo, produzam esta eletricidade. Para descarregar a estática é necessário o contato com um acessório que esteja aterrado, ou seja, necessariamente em contato com a terra. Particularmente não uso com frequencia a pulseira, mas sempre que preciso manusear equipamentos mais delicados, como uma placa mãe de note ou reball eu utilizo, não é necessário ficar com a pulseira o tempo todo, quando for fazer uma operação que exija maior liberdade das mãos, pode soltar a pulseira e depois voltar a pluga-la no aterramento, neste pequeno espaço de tempo é improvável que adquira uma carga suficiente para danificar alguma coisa. Passamos a adotar este procedimento em nossa assistência, depois de "misteriosamente" começamos a ter diversos problemas com módulos de memória defeituosos coincidentemente em períodos em que a umidade do ar estava mais baixa.

Para quem deseja exemplos práticos e uma referência mais completa, seguem os links. Se ajudar alguém, não esqueça de aplaudir.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

- Luvas anti-estaticas;

- Jaleco anti-estatico;

- Touca anti-estatica;

Abração!

Max SV-Tec ;)

Luvas anti-estaticas e manta anti-estaticas ja ajuda bastante logico com um bom aterramento mas se possivel como o Max SV-Tec comentou

Link para o comentário

Eu uso a manta e a pulseira sim. Atrapalha as vezes a movimentação. Procuro deixar tudo próximo a mim, principalmente quando vou trabalgar com solda -  reballing principalmente. Uma vez, ha muito tempo queimei uma impressora matricial, quando fui fazer a limpeza com o aspirador de pó - tbm o aspirador era daqueles turbo. Tambem a mesma coisa ocorreu com um pc. Nunca usem estes aspiradores e se for usar usem no inicio para nao ter o trabalho perdido .

Link para o comentário

Toda precaução é bem vinda, quem consegue trabalhar com toda essa parafernália acho válido , mas pra mim no dia a dia com a bancada cheia fica  é impráticavel.  Fica bonito pra inglês ver.

Tenho tudo isso, mas na prática só uso a manta antiestática,  e tenho bom aterramento em todas as tomadas, pulserinha, e jaleco estão empoeirando.

Sinceramente a nível industrial (centenas ou milhares) de placas/dia OK. Mas pra nossa realidade, acho que engessa demais!

Link para o comentário

bom esse assunto gera muita controversia mais vcs podem ter certeza deve se proteger sim, trabalho com computador a muito tempo, e por varias vezes quando nao usava pulceira liguei o computador so pondo a mao em uma placa com ele energizado, uso uma que comprei da china ela e auto dicipativa mais n pode dispensar a manta e o aterramento da manta n adianta comprar a manta e nao aterrar ...

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Sugiro aos nobres colegas que façam um curso de ESD, pois terão todas as suas dúvidas esclarecidas. Aliás, todo curso ligado a eletrônica, que se preze, começa com uma aula sobre o assunto. Acho inadmissível, para um técnico, não usar a pulseira, luvas e jaleco, observando ter um aterramento condizente, no mínimo uma manta anti-estática sobre a bancada. Os danos causados pela estática são maiores que pensamos e, podemos consertar um defeito e criarmos outro caso não se use da precaução recomendada.

Um bom dia a todos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...