Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Retirando um CI com solda SALVA CHIP (vídeo)

Avalie este tópico:


marcusguita

Posts em destaque

Olá!!

 

Para você que tem dificuldades em retirar o chip da placa ou para você que nem imagina como fazer, no vídeo abaixo demonstro como é simples utilizando solda comum e solda de baixa fusão (mais conhecida como solda salva chip).

 

 

Um abraço, e dúvidas só perguntar...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

até q vc começo bem, porem tá "serto"

vc desse jeito pode matar a placa removendo um Resistor ou capacitor do lado sem perceber, se quiser fazer esse procedimento isole a área com fita kipton ou metalica, mas é uma técnica valida só não recomendo fazer isso para CI smd como esse caso, usaria salva chip somente pra remover conectores plastico e remoção de powerjack.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diego.lv,

 

Vlws Diego, bem observado... Acredito que cada um vem aperfeiçoando sua técnica com o tempo e não exista um "Serto ou eRado" para as coisas... A intenção com esse simples vídeo, é mostrar como a solda de baixa fusão ajuda na "descola" da solda leadfree ou leaded, facilitando a remoção do componente. Somente isso :)

 

Um abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

rsrsrs... boa @Titanium007... Assim que der, refaço o vídeo seguindo a dica do amigo @diego.lv... Farei a retirada do chip demonstrando a colocação da fita kapton ou metálica para proteger os demais componentes... Eu particularmente sempre fiz dessa forma (sem as fitas) confiando na segurança da mão kkk... mas, precaução nunca é demais :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Me assustei foi com a limpeza do ferro... ;D

Cada "tiro" daqueles, passando por cima da placa, eu dizia pra mim mesmo, "agora vai cagar a placa toda" huuheahueauheahuaeuheahueahu

Com relação a "solda salva chip" ela foi criada exatamente para fazer o que foi feito no vídeo, salvar um chip, evidentemente o uso se estende para outros componentes.

Quanto a isolar a região, vai da perícia de cada um no manuseio do ferro, e de quão perto estão os outros componentes.

Eu particularmente prefiro usar ar quente para trabalhos como esse, mas do jeito que o amigo fez ai parece até mais rápido.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha sincera opinião acho q o mas importante de tudo é a intenção do colega em ajudar,

Porque depois q se aprende é facil criticar, não costumo dar joinhas atoa  mas o tuto vale um.

Uma dica: caso os colegas a cima achem algo simples de se fazer no cotidiano lebrem q tem sempre alguém aprendendo algo por mas facil q pareça e q Deus nos abençoe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @rbmoreira,

 

Em uma busca rápida, percebi que lá fora não é tão comum encontrar esse tipo de solda. Será por ser um produto brasileiro? rsrs

 

Bom, segue alguns exemplos de anuncios do ebay:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...