Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura ideal para uma estufa desumidificadora de placa mãe

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Galera estou fazendo uma estufa para desumidificar a placa mãe antes de fazer o trabalho de reballing, já procurei pela internet mas ninguém comenta sobre a temperatura ideal pra isso, a minha estufa vai ficar bem grande com 6 prateleiras e 14 lampadas de 40W, estou na parde de aferição de temperatura pra começar a usá-la assim que ela estiver pronta eu posto aqui pra vocês verem, se alguém puder me ajudar com essa parte da temperatura ideal fico agradecido.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo, bom, sua estufa ficou bem grande mesmo. O processo de desumidificação deve ser controlado por temperatura e umidade interna. A temperatura deve ser controlada com o tempo,  isso é, deve começar em uma temperatura e gradativamente ir ate um outra.. e a umidade sendo baixada gradativamente.

O tempo de exposição deve ser de 24 horas para que o processo ocorra sem problemas aos componentes e a placa.

A temperatura varia pela quantidade de placas que vc vai colocar dentro da sua estufa, para uma placa eu utilizo uma temperatura inicial de 50 e vai aumentando gradativamente ate chegar a 100 que é o máximo que coloco pra nao danificar a placa nem os componentes e chega no valor de retirada total de água da placa, pra desumificar ela todinha.

Se algum amigo tiver mais informações compartilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso uma estufa de esterilização que comprei no ferro velho paguei 50,00 nela, coloco as placas com ela desligada e regulo o termostato para 110 graus deixo por 20 minutos contando do momento que ligo,  depois deixo elas la ate esfriar.

estas estufas ja tem tudo nescessario ate a saida de vapor.

 

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já falei sobre isso aqui e o ideal da estufa não é uma desumidificação rápida mas sim uma desumidificação lenta para não agredir o chip. A minha estufa mantém por volta de 65 graus e deixo entre 8 a 12 horas mas em alguns casos pode chegar a mais de 1 dia.

 

O segredo da estufa é exatamente o longo tempo que a placa fica em uma temperatura moderada como por exemplo para evaporar água dentro de uma panela de pressão.

Se você manter uma temperatura moderada durante um longo tempo, vai fazer com que a umidade saia aos poucos pelos "poros" do chip como se fosse um pequeno orifício de uma panela de pressão mas se você subir a temperatura muito rápido, a pressão também vai subir rápido e não vai dar tempo de a umidade sair criando bolhas no chip ou explodindo a panela.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o tipo que uso gasta 60w e fica ligada umas 12 horas quando preciso dela

 

entendo. eu é que presumo que alguém que queira construir uma grande seja porque tem mesmo muito volume de bga. então, pode não ser o caso, mas provavelmente terá de ter a estufa ligada 24 horas por dia. nesse caso, o consumo de energia tem de ser ponderado, para não haver surpresas na conta da electricidade...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Olá pessoal, sei que o tópico é antigo, mas gostaria de saber se essa estufa seria um boa escolha para o desumidificar a placa antes de um Rebaling?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Fábio Guida de Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...