Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

UltraBook Positivo S2490- AMD W54EU Desligamento mesmo com cooler funcionando

Avalie este tópico:

Jonh Vision

Posts em destaque

Amigos, estou com o seguinte problema: um notebook Positivo, modelo Ultra s2490 apresentou defeito no cooler, porém o defeito era no terminal onde conecta o cabo do cooler na placa, uma vez que testei e ele não estava recebendo carga. Encontrei um terminal positivo de 5V e conectei o positivo, aterrei o negativo e isolei o terceiro do sensor de velocidade.

Feito isso o cooler voltou a funcionar. porém toda vez que ligo, o processador é refrigerado mas a bios não entende que o cooler está ligado acarretando em varios bips e depois o desligamento do computador: como se o cooler não estivesse conectado à placa.

Mas ele gira normalmente. Acredito ser um mal comportamento da BIOS que, ao não reconhecer que o cooler está conectado entende (equivocadamente) que o processador está se aquecendo. Já fui no setup da BIOS e não encontro nada que impeça o desligamento por super aquecimento.

Tenho a vaga ideia que pelo fato de não haver corrente no conecto do cooler na placa, seria necessario um jumper do terceiro fio ao sensor do processador, porem não sei como localizá-lo. Alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo seu tópico está totalmente em desacordo com as regras do fórum, peço por gentileza que entre no link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e leia os tópicos fixos.

Desta forma obterá o conhecimento necessário para regularizar seu tópico e estar apto a receber ajuda.

Adianto que o título do tópico deve estar no seguinte formato: "Modelo do notebook - modelo da placa mãe - breve descrição do problema"

Tendo estas informações importantes em mãos será possível analisar o defeito contigo, sendo possível, baixaremos o esquema deste note, e tentaremos chegar a uma solução.

Sei que quando buscamos ajuda temos uma ânsia por obtê-la, mas se não seguirmos os protocolos vira bagunça.

Obrigado por sua atenção.

Abraço.

Link para o comentário

Vamos do início.

Segundo o esquema do notebook, existem duas possibilidades de ligação do cooler e terias de identificar se o ci de controle do cooler presente nesta sua placa é o u17 ou o u18 conforme imagem abaixo.

Perceba que em qualquer um dos casos o dito ci recebera do SIO o sinal cpu_fan para sua ativação, já que em ambos os casos a ativação do chip se da por #fon que ativa o chip na ausência de nível alto, o sinal cpu_fan sai do pino 79 do sio.

Perceba também que o sensor do cooler é conectado ao pino 47 do sio, pelo que percebi diretamente, então este seria o ponto para ligar diretamente o sensor e averiguar, a princípio como se trata de uma ligação direta com o sio, liga-lo no mesmo lugar onde ele é normalmente conectado deveria fazer o trabalho, a menos que a trilha esteja rompida em algum ponto, ou que esteja ausente a tensão de 3.3vs, ou que r311 esteja danificado.

Antes de mais nada eu desfaria qualquer modificação prévia e ligaria um outro cooler compatível ao conector.

Regravaria a bios com gravador como a

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
falou.

Não funcionando, checaria o funcionamento do chip e seus coadjuvantes como c360 c362 r311 e r310 bem como se as tensões devidas estão presentes, também verificaria o pino 79 e o pino 47 do sio.

Não tendo resolvido desta forma, faria um jumper entre os pinos vin e vout com o ci na placa.

Não tendo resolvido, removeria o ci e faria o jumper entre os pinos vin e vout.

Neste ponto não tendo resolvido, faria a substituição do ci de controle do fan, e se desta forma não resolvesse, faria a re-solda e posterior substituição do sio.

Abraço.

edit: adicionar as fotos que esqueci hueauhaeuhea ;D

fan_w54eu.jpg.1616e1358353915669e304cfeb876264.jpg

ite_fan_w54eu.jpg.a52c7808f429a711fdcbcb2df5bc0a0b.jpg

Link para o comentário

cara penso eu q nao nada aver oque voce fez kkkk

mas tenta deixa apenas o cabo do sensor no mesmo lugar q era antes? ou tenta seguir a trila do sensor e liga-lo antes do conector e tenta mudar o lugar q achou os 5v em outro local tbm e faz o teste mas esse teu problema ae e devido ao sensor certeza valew se lhe foi util nao esqeca joinha

Link para o comentário

Uma coisa que gostaria de acrescentar é que seria necessário verificar o circuito do sensor de temperatura também, mas tudo isso só se aplica depois de colocar um cooler sabidamente bom, e regravar a bios.

O amigo pediu ajuda, no entanto não está colaborando fazendo os testes solicitados, não há como seguir com a analise até que retorne com os resultados dos testes solicitados...

Minha humilde opinião é que sem analise não há conserto.

Abraço.

Link para o comentário

Bom, amigos, consegui solucionar o problema.

A priori verifiquei o sensor do cooler (trilha e capacitores) estava tudo OK.

Fiz a flash firmware na bios.

Em seguida abri o cooler e verifiquei que estavam invertidos os polos- O vermelho era positivo, preto era do sensor e o amarelo era negativo. Fiz a conexão correta e liguei para testar a corrente e a tensão nos fios.

Sendo assim notei carga no fio do sensor após medição, isso quer dizer que o CI do sensor controla de alguma forma a velocidade do cooler, drenando a corrente e vice e versa.

Conectei o fio do sensor em seu local de origem e aterrei o negativo.

Fiz um teste agora e ele ficou ligado por 10 minutos.

Conclusão, o fio do sensor deve estar conectado neste tipo de circuito.

Obrigado a todos pelas dicas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...